MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA

ENTRE DIRETRIZES E RESULTADOS DO MUNICÍPIO DE PIEDADE/SP

Autores

Palavras-chave:

Plano Municipal de Educação, Monitoramento , Avaliação

Resumo

Este estudo é parte da pesquisa em andamento do GEPLAGE[1] cujo objetivo é investigar as ações dos municípios da região de metropolitana de Sorocaba/SP quanto às diretrizes para a avaliação e monitoramento de seus Planos Municipais de Educação (PMEs), subsidiados nas orientações para os PMEs (2014-2024), e direcionamentos do Plano Nacional da Educação (BRASIL, 2014), e especificamente neste estudo destacar o município de Piedade/SP. Mediante abordagem qualitativa e pesquisa documental, foram utilizados como referência documentos disponibilizados na plataforma PNE em Movimento (BRASIL, 2022), cuja finalidade é subsidiar os responsáveis pelas ações de monitoramento e avaliação das metas e estratégias nas esferas governamentais. Os resultados apontam que, embora haja aporte e subsídios por parte do governo federal para que o acompanhamento ocorra de forma adequada, o município de Piedade/SP não disponibiliza dados sobre suas ações para análise, dificultando o monitoramento e avaliação do alcance das metas.

 

[1] GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisa, Estado, Política, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado à UFSCar - Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, sob a coordenação do Prof. Dr. Paulo Gomes Lima, docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd). A pesquisa em andamento é intitulada Planejamento Educacional: monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação da região metropolitana de Sorocaba/SP (LIMA, 2020).

Biografia do Autor

Petula Ramanauskas Santorum e Silva, UFSCar – Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Campus Sorocaba). Bacharel em Teologia e Licenciada em Pedagogia. Membro atuante do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq. Diretora de escola na rede municipal de Sorocaba/SP.

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de São Carlos -UFSCAR - Campus Sorocaba

Doutor em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara/SP. Pós-Doutor pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Ciências Humanas e Educação [DCHE].

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Silva, P. R. S. e ., & Lima, P. G. (2023). MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA: ENTRE DIRETRIZES E RESULTADOS DO MUNICÍPIO DE PIEDADE/SP. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.48–62. Recuperado de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1064

Edição

Seção

PALESTRAS - MESAS TEMÁTICAS (PAINÉIS)