MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA
ENTRE DIRETRIZES E RESULTADOS DO MUNICÍPIO DE PIEDADE/SP
Palavras-chave:
Plano Municipal de Educação, Monitoramento , AvaliaçãoResumo
Este estudo é parte da pesquisa em andamento do GEPLAGE[1] cujo objetivo é investigar as ações dos municípios da região de metropolitana de Sorocaba/SP quanto às diretrizes para a avaliação e monitoramento de seus Planos Municipais de Educação (PMEs), subsidiados nas orientações para os PMEs (2014-2024), e direcionamentos do Plano Nacional da Educação (BRASIL, 2014), e especificamente neste estudo destacar o município de Piedade/SP. Mediante abordagem qualitativa e pesquisa documental, foram utilizados como referência documentos disponibilizados na plataforma PNE em Movimento (BRASIL, 2022), cuja finalidade é subsidiar os responsáveis pelas ações de monitoramento e avaliação das metas e estratégias nas esferas governamentais. Os resultados apontam que, embora haja aporte e subsídios por parte do governo federal para que o acompanhamento ocorra de forma adequada, o município de Piedade/SP não disponibiliza dados sobre suas ações para análise, dificultando o monitoramento e avaliação do alcance das metas.
[1] GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisa, Estado, Política, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado à UFSCar - Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, sob a coordenação do Prof. Dr. Paulo Gomes Lima, docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd). A pesquisa em andamento é intitulada Planejamento Educacional: monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação da região metropolitana de Sorocaba/SP (LIMA, 2020).
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.