ENTRE A DIREITA E A ESQUERDA NO BRASIL

TENSÕES NA POLÍTICA EDUCACIONAL E DILEMAS ATUAIS

Autores

Palavras-chave:

Educação Básica, Pol´´iticas Educacionais, Gestão educacional

Resumo

As políticas sociais no Brasil contemporâneo têm sido resultado da alternância de poder entre os governos de esquerda, com filosofia cidadã e social democrática, e de direita, atrelada aos interesses do capital, à luz das ações neoliberais, conservadoras e elitistas. O objetivo deste estudo é apontar as políticas educacionais mais abrangentes dos quatro últimos governos no Brasil – Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro. Trata-se de um recorte de um estudo maior a respeito dos desafios das políticas educacionais no Brasil, bem como dos horizontes futuros sobre a oferta e manutenção da escola pública e gratuita. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, fundamentada em pesquisas bibliográficas e documentais. Espera-se contribuir para uma avaliação sobre o caráter social das políticas educacionais que têm sido protagonizadas por diferentes governos e com diferentes focos, ora no atendimento do povo, ora no atendimento do capital.

Biografia do Autor

Jefferson Luis da Silva Cardoso , Unama - Universidade da Amazônia

Doutorando em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia (Unama), Professor da Universidade Federal Rural da Amazônia.

Rosângela Araújo Darwich, UFRA - Universidade Federal do Pará

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. E-mail: rosangeladarwich@yahoo.com.br

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Cardoso , J. L. da S. ., & Darwich, R. A. . (2023). ENTRE A DIREITA E A ESQUERDA NO BRASIL: TENSÕES NA POLÍTICA EDUCACIONAL E DILEMAS ATUAIS. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.159–170. Recuperado de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1073

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 1 - A ED. BÁSICA BRASILEIRA E DESAFIOS DA ATUALIDADE