PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO GT15 DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DA ANPED

Autores

Palavras-chave:

Educação escolar, Produção de conhecimento, Autismo

Resumo

O objetivo deste estudo é caracterizar e analisar a produção de conhecimento sobre o processo de escolarização de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Pata tanto, o levantamento ocorreu nos Anais das Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) referentes ao GT15- Educação Especial no período de 2000 a 2021. Os resultados indicam que há um movimento no contexto do GT15 de Educação Especial da ANPEd em focalizar o autismo a partir de uma tendência crítica com ênfase nos processos educacionais, assim como em abordar a educação escolar de estudantes com TEA considerando os processos de ensino e aprendizagem. Essa tendência se manifesta como contra hegemônica tendo em vista que ao longo do tempo o autismo tem sido abordado através de um enfoque comportamental e fragmentado, o que descaracteriza a formação integral do humano.

Biografia do Autor

Emanuella Domingues da Silva, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Graduanda de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Sorocaba).

Débora Dainez, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Sorocaba).

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Silva, E. D. da ., & Dainez, D. (2023). PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO GT15 DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DA ANPED. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.420–424. Recuperado de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1111

Edição

Seção

RESUMOS EXPAN/POSTER: EIXO 7 - EDUCAÇÃO ESPECIAL