PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO GT15 DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DA ANPED
Palavras-chave:
Educação escolar, Produção de conhecimento, AutismoResumo
O objetivo deste estudo é caracterizar e analisar a produção de conhecimento sobre o processo de escolarização de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Pata tanto, o levantamento ocorreu nos Anais das Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) referentes ao GT15- Educação Especial no período de 2000 a 2021. Os resultados indicam que há um movimento no contexto do GT15 de Educação Especial da ANPEd em focalizar o autismo a partir de uma tendência crítica com ênfase nos processos educacionais, assim como em abordar a educação escolar de estudantes com TEA considerando os processos de ensino e aprendizagem. Essa tendência se manifesta como contra hegemônica tendo em vista que ao longo do tempo o autismo tem sido abordado através de um enfoque comportamental e fragmentado, o que descaracteriza a formação integral do humano.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.