DA EDUCAÇÃO QUE TEMOS PARA A EDUCAÇÃO POSSÍVEL:

PISTAS PARA CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Educação brasileira, Planejamento educacional, Políticas públicas educacionais.

Resumo

O propósito deste estudo foi de discutir as relações entre o planejamento educacional proposto nas legislações e documentos, às solicitações e necessidades da sociedade brasileira, e a concretude das ações desenvolvidas em nosso país mediante as políticas públicas educacionais. O estudo foi conduzido por uma abordagem qualitativa de cunho exploratório, utilizando como fontes alguns referenciais da literatura especializada, bem como base legal e documental pertinentes. Ao fim do estudo observou - se a necessidade de ações e estratégias no cenário nacional educacional que rompam o processo historicamente construído, no âmbito das políticas públicas educacionais brasileiras, oportunizando caminhos que levem a uma educação pública de qualidade efetiva para todos, mediante a articulação do poder público e do poder local, assim como o envolvimento da sociedade civil, das universidades e demais sujeitos do cenário educacional. Novas pesquisas sobre o tema são necessárias e importantes para o delinear os caminhos que precisam ser implementados.

Biografia do Autor

Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Campus Sorocaba). Docente efetiva e Coordenadora do Curso de Pedagogia na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Membro atuante do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq.

Petula Ramanauskas Santorum e Silva, GEPLAGE - UFSCar Sorocaba

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Campus Sorocaba). Diretora de escola na rede municipal de ensino de Sorocaba/SP. Membro atuante do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Vicentina de Jesus Ribeiro, E. ., & Ramanauskas Santorum e Silva, P. (2024). DA EDUCAÇÃO QUE TEMOS PARA A EDUCAÇÃO POSSÍVEL: : PISTAS PARA CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO BRASIL. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, p.xiv- xxxii. Recuperado de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1193