AÇÕES AFIRMATIVAS PARA O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

UMA REALIDADE?

Autores

Palavras-chave:

desigualdes sociais., educação superior, ações afirmativas

Resumo

Esse artigo tem como objetivo discutir as políticas de ações afirmativas realizadas pelo governo federal brasileiro, destinadas a melhorar os índices de acesso ao ensino superior pelas classes sociais desfavorecidas a partir da década de 1990. Como estudo reflexivo, esse estudo tem caráter exploratório, por meio de uma revisão de bibliografia e cunho qualitativo. Para efeitos de contribuição ou descobertas do estudos percebeu-se a fragilidade de políticas públicas que pretendem incluir, entretanto, sem modificar e/ou reorientar a estrutura da educação superior no Brasil. Nesse sentido, destaca-se que se o processo de inclusão social à educação superior é o objeto possível, a necessidade da população solicita uma educação superior não-excludente.

Biografia do Autor

Ione Barbosa Fonseca, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar Campus Sorocaba

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Campus Sorocaba.

Referências

LIMA, P.G. A universidade no Brasil e políticas de ações afirmativas: o que há de novo? Anais... XVI ENDIPE – Encontro Nacional de didática e práticas de ensino- Unicamp- Campinas, 2012. Disponível em: http://endipe.pro.br/ebooks-2012/1356c.pdf .Acesso em: 20 jun.2019.
LIMA, P.G. Ações afirmativas e Universidade no Brasil. Revista HISTEDBR On line, Campinas, n. 39, p. 267-285, set 2010. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639730/7297. Acesso em: 20 jun.2019.
LIMA, P.G. La formación del educador reflexivo: notas para la orientación de su prática. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, México, v. XXX, n. 3, p. 117-127, 2000. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/270/27030305.pdf. Acesso em 20 jun.2019.
LIMA, P.G. Políticas de educação superior no Brasil na primeira década do século XXI: alguns cenários e leituras. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 1, p. 85-105, mar. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v18n1/06.pdf. Acesso 02 Jan. 2019.
LIMA, P.G. Uma leitura sobre Paulo Freire em três eixos articulados: o homem, a educação e uma janela para o mundo. Pro-Posições. v.25, n.3, p.63-81, set/dez 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pp/v25n3/v25n3a04.pdf. Acesso 02 Jan. 2019.
SAVIANI, D. A expansão do ensino superior no Brasil: mudanças e continuidades. Poíesis Pedagógica, v.8, n.2 ago-dez, 2010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/poiesis/article/view/14035/8876. Acesso em: 02 jan. 2019. ALVES, A. J. O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. Cadernos de pesquisa, n.77, p. 53-61, maio 1991. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1042/1050. Acessado em 29 jun. 2018.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-05-05

Como Citar

Fonseca, I. B. (2020). AÇÕES AFIRMATIVAS PARA O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: UMA REALIDADE?. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.642–651. Recuperado de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/860

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 5 - EDUCAÇÃO SUPERIOR