PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NOS C.M.Es.

UMA PERSPECTIVA DA REALIDADE GOIANA

Autores

Palavras-chave:

Conselhos Municipais de Educação, Participação, Controle social

Resumo

Este texto, a partir da pesquisa interinstitucional sobre CME no Brasil e as contribuições de suas ações para a qualidade socialmente referenciada da educação, teve o intuito de problematizar as categorias participação e controle social, considerando a realidade dos CME em Goiás, em específico do sudoeste goiano, na última década. As produções analisadas foram aquelas entre 2017-2019, fruto de pesquisas de mestrado em educação dos participantes do NuFoPe da UFG/Regional Jataí, bem como publicações do GEP-CMEBr reunidas em dois dossiês, em 2018. Os dados mostram as contradições presentes nos CME em Goiás. Se por um lado, quanto a sua constituição, estes conselhos são de forma institucionalizados; por outra, a representatividade permite a possibilidade da presença de segmentos diversos da sociedade, levando ao possível controle social. Mesmo que o executivo municipal se utilize do conselho como forma de direcionar suas demandas, isso não ocorre sem conflito e tensões, há resistências muitas vezes por parte dos/as conselheiros/as.

Biografia do Autor

Elizabeth Gottschalg Raimann, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU. Atua como docente na Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. Exerce atividades de ensino na graduação e pós-graduação Mestrado em Educação, área de políticas educacionais, gestão e formação de professores. Pesquisadora na área de política e gestão educacional, trabalho e profissionalização docente e formação de professores. Membro do Núcleo de Pesquisas Formação de Professores e Práticas Educativas (NuFOPE) Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí, Membro do GEP-CMEBr- Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Conselhos Municipais de Educação no Brasil.

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Publicado

2020-05-12

Como Citar

Raimann, E. G. (2020). PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NOS C.M.Es.: UMA PERSPECTIVA DA REALIDADE GOIANA. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.81–90. Recuperado de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/895