https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/issue/feedColóquios - Geplage - PPGED - CNPq2024-06-06T13:31:35+00:00Paulo Gomes Limapaulolima@ufscar.brOpen Journal Systems<p>Os "<strong><span style="text-decoration: underline;">Colóquios de Políticas e Gestão da Educação</span></strong>" é um evento de periodicidade anual, desenvolvido pelo Grupo de Estudos Estado, Políticas, Planejamento, Gestão e Avaliação da Educação (GEPLAGE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Campus Sorocaba. O GEPLAGE tem por finalidade desenvolver estudos e pesquisas sobre a relação entre Estado, políticas públicas, planejamento , avaliação e gestão da educação com especial atenção às esferas nacional, estaduais, municipais e à interseção das políticas e gestão de redes e escolas, bem como o nível de articulação das mesmas com a universidade brasileira, seu papel no Mercosul, inferências e encaminhamentos para a universalização, democratização e humanização do acesso e qualidade de ensino e sua relação (ou não) com as políticas supranacionais. </p>https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1181OS RESQUÍCIOS DA “REFORMA DO ENSINO PRIMÁRIO E REFORMA DO ENSINO SECUNDÁRIO E SUPERIOR” NA EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEMPORÂNEA2024-05-23T03:13:03+00:00Luiz Renato Assunção Vieira renato.soffner@unisal.br<p>Este estudo busca entender quais são os resquícios que permanecem atualmente na Educação Física oriundos da proposta relatada pelo deputado Rui Barbosa na “Reforma do ensino primário e Reforma do ensino secundário e superior” em referência ao Decreto nº 7.247, de 19 de abril de 1879. Na ocasião, Rui Barbosa propõe a obrigatoriedade da” Ginástica”, uma atividade curricular que tinha como objetivo a formação de uma sociedade brasileira saudável, entendendo o homem europeu como parâmetro de saúde. Desde então, é possível percebermos que há propostas curriculares para a Educação Física que ainda se baseiam nos princípios higienistas propostos por Rui Barbosa no final do século XIX. Nesse sentido, consideramos importante entendermos a Educação Física como componente curricular pertencente à área das linguagens, o que significa entender que o seu papel pedagógico está relacionado à leitura do mundo através da cultura corporal e não à produção de organismos saudáveis.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1186A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA PRÓXIMA DÉCADA: 2024-05-23T16:36:00+00:00Jhonatan Almadajhonatan.almada@unesp.br<p>Este trabalho apresenta relato de experiência da atuação na Campanha Nacional pelo Direito à Educação, consistindo em três contribuições no âmbito das discussões e conferências relativas ao próximo Plano Nacional de Educação-PNE. A primeira, referente à intervenção no debate público sobre educação, apontando desafios e riscos. A segunda, referente à criação do Pacto em Defesa do Monitoramento e Cumprimento do Terceiro Plano Decenal. A terceira, referente à formação dos delegados que representaram o Maranhão na Conferência Nacional de Educação-CONAE. A atuação se deu no sentido de reforçar a importância do Sistema Nacional de Educação-CNE para a implementação do próximo PNE, bem como a necessidade de articular governança educacional que envolva União, Estados, Municípios e sociedade civil.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1187O GRAFITE COMO OBJETO DE APROPRIAÇÃO DO AMBIENTE: 2024-05-23T18:29:46+00:00Augusto Schwager de Carvalho augustoschwager@yahoo.com.brAdriana da Silva Lisboa Tomaz augustoschwager@yahoo.com.br<p>Apresentaremos o relato de experiência de um projeto interdisciplinar, denominado “Embelezando a escola: o Grafite na Matemática”, desenvolvido pelos professores de matemática e artes em uma escola pública de São Gonçalo-RJ. A metodologia parte de duas perguntas disparadoras. Como podemos deixar a escola mais atraente? O que é possível fazer para que a comunidade escolar se sinta cada vez mais acolhida dentro da unidade de ensino? Buscou-se a valorização da criação dos estudantes por meio da arte do grafite, utilizando técnicas de construção de imagens ampliadas através de malhas quadriculadas. Mediante um processo democrático foram eleitos os desenhos que representavam o coletivo culminando na pintura dos muros e paredes da escola. Conclui-se que projetos interdisciplinares, desenvolvidos no cotidiano escolar, não só são capazes de proporcionar um ensino e uma aprendizagem mais significativos como também criar um real sentimento de “comunidade escolar”.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1188RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM PÓS-PANDEMIA: 2024-05-23T18:34:22+00:00Paulo Vitor Leite Paolipaulovitorguitar@gmail.com<p>Este estudo é um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso em pedagogia fundamentado na recomposição das aprendizagens. Este propõe apresentar um relato de experiência sobre a recomposição da aprendizagem pós-pandemia em uma escola pública do município de Messias, no Estado de Alagoas. A metodologia está pautada em uma perspectiva qualitativa, baseando-se no relato de experiência da realidade de uma escola pública, no período pós-pandemia. O instrumento para a coleta de dados foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica com caráter exploratório e relato das experiências. Como resultado, apesar dos desafios enfrentados, as estratégias trouxeram impactos positivos reduzindo o índice de defasagem das aprendizagens dos estudantes.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1156PANDEMIA, UNIVERSIDADE E SOCIEDADE: 2024-05-18T22:37:10+00:00Lucas Barrosolucas@platypusrio.com.br<p>O atual período pandêmico evidenciou a urgência do papel social das Universidades Públicas, representado pela Extensão, que se popularizou. O presente artigo tem como objetivo analisar e catalogar definições de alunos(as) sobre a Extensão Universitária, em contexto de realização de um curso remoto de extensão. Essa pesquisa foi constituída a partir de um estudo de caso, realizado com 44 educandos que participaram desse curso, tendo a metodologia de análise do conteúdo como ferramenta analítica dos dados recolhidos. Os resultados mostraram a cacofonia social acerca da própria significação, do papel e da importância desse importante pilar do Tripé Universitário. Por meio dessa investigação, é possível compreender como a Extensão Universitária pode ser representada socialmente. A partir dessa compreensão, visa-se incentivar a promoção de interações verdadeiramente transformadoras entre a Sociedade e a Universidade.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1157AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA OS UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA URCA2024-05-18T22:43:41+00:00Maria Aparecida Barbosa de Sousaamarasousa41@gmail.com<p>Este artigo aborda a relevância do programa de Residência Pedagógica na formação docente dos universitários da Universidade Regional do Cariri (URCA). O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma estratégia fundamental para integrar teoria e prática, proporcionando aos futuros professores uma vivência enriquecedora no ambiente escolar. Desta forma a presente pesquisa busca analisar as contribuições do PRP para a formação inicial dos educandos do curso de Ciências Biológicas da URCA. Para isso, a metodologia foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa e de caráter exploratório. O presente artigo contou com a participação de alunos do curso de Ciências Biológicas da URCA que participaram do Programa. Em síntese, os resultados obtidos destacam os benefícios dessa experiência na preparação dos estudantes para os desafios da educação contemporânea, promovendo uma reflexão crítica sobre a prática docente.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1159I MOSTRA DE ESTÁGIO - CURSO DE PEDAGOGIA UEPG:2024-05-18T23:04:00+00:00Bianca Polli Rodriguesbiancapollirodrigues@gmail.comDaiana Camargobiancapollirodrigues@gmail.comMarilúcia Antonia de Resende Perozabiancapollirodrigues@gmail.com<p>O presente trabalho se propõe a apresentar os resultados de uma ação extensionista desenvolvida no âmbito dos estágios curriculares supervisionados do Curso de Pedagogia da UEPG/PR. Trata-se da Mostra de Estágio, que abrange todas as disciplinas de estágios na Educação Básica, focalizada em seus impactos para a formação docente. O evento foi organizado de modo que os acadêmicos apresentassem à comunidade os materiais desenvolvidos nas práticas com as crianças, assim como, os resultados de reflexões oriundas do Estágio Curricular Supervisionado em docência na Educação Infantil, do Estágio Curricular Supervisionado em docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e no do Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Educacional I e II a fim de divulgar aos acadêmicos dos diferentes dos semestres do Curso de Pedagogia bem como aos professores do curso, as propostas desenvolvidas no decorrer do desenvolvimento do Estágio Acadêmico. Destacamos a importância da proposta extensionista, aproximando comunidade/universidade e escola, validando a participação das professoras e pedagogas da Educação Básica, em um processo de parceria e formação.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1191A MÚSICA CLÁSSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: 2024-05-23T19:45:27+00:00Manoelly Caroliny Wacelechen 21040953@uepg.brCarla Mendes da Silva 21040953@uepg.brIzabelle Cristina de Almeida 21040953@uepg.br<p>Este trabalho visa relatar atividades desenvolvidas por acadêmicos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto de Pedagogia, denominado “As linguagens da/na Educação Infantil”, em uma instituição pública de Educação Infantil no município de Ponta Grossa-PR. No período de participação no PIBID, nos questionamos: como o PIBID pode contribuir no protagonismo infantil ao desenvolvermos propostas relacionadas à linguagem musical? Assim, este relato tem por objetivo geral valorizar a importância do protagonismo infantil nas práticas pedagógicas, bem como a notoriedade que os bolsistas proporcionam para as crianças no seu processo de ensino aprendizagem. Neste relato, serão apresentadas atividades desenvolvidas pela acadêmica no mês de Junho de 2023. A experiência apresentada aponta como o PIBID amplia o repertório de futuros professores em formação e, oportuniza às crianças experiências únicas no seu processo de aprendizagem, bem como a oportunidade de expressar-se livremente através da música e da arte.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1184A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E AS FAMÍLIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL2024-05-23T03:36:45+00:00Flávia Stéfanny Pereira dos Santosmoraescartaxoflavia@gmail.comBárbara Vitória Alvarez Mirandamoraescartaxoflavia@gmail.comAline de Novaes Conceiçãomoraescartaxoflavia@gmail.com<p>A Contação de Histórias na Educação Infantil pode promover laços entre as escolas e as famílias das crianças. A partir disso, problematizaram-se: na Educação Infantil, quais aproximações podemos realizar sobre a família e a Contação de Histórias? Com isso, o objetivo deste texto é identificar as relações entre a contação de histórias e as famílias das crianças da Educação Infantil. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica, consultando o Repositório Institucional da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a biblioteca <em>Scientific Electronic Library Online</em> (SciELO) e o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foi possível identificar que a contação de histórias é uma prática que envolve coletividade e cultura, para além da escola, no âmbito da Educação Infantil, pode estar no cotidiano da criança com a família, possibilitando um trabalho conjunto, visando uma formação Integral.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1185O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS COMO ELEMENTO DE INTERAÇÃO ENTRE AS CRIANÇAS: 2024-05-23T03:44:37+00:00Maria Milena Pontes keityemelo@gmail.comTaise Costa do Nascimento keityemelo@gmail.comKeity Elen da Silva Melo keityemelo@gmail.com<p>Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa narrativa (Clandinin; Connelly, 2011), que tem por objetivo apresentar as experiências vividas no Estágio Supervisionado I - Educação infantil, a partir da narrativa memorialista de duas estagiárias do 5° período do curso de pedagogia, da Universidade de Pernambuco – UPE/<em>Campus</em> Garanhuns. Especificamente, é dado ênfase ao relato de um projeto de intervenção, que foi desenvolvido em quatro sessões, junto a um grupo de crianças do Pré-Escolar II, com idades entre 4 e 5 anos. Seu tema central consiste no uso de recursos audiovisuais como elemento de interação entre as crianças, proposta que nasce a partir da observação e escuta atenta aos seus interesses. Além disso, em todos os momentos do desenvolvimento do projeto, as crianças participaram, formularam questões, brincaram e interagiram.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1189CÍRCULOS DE APRENDIZAGEM: 2024-05-23T19:02:49+00:00Luís Antônio Galhego Fernandes galhegofernandes@hotmail.comDaiane Aparecida dos Santos Bueno Machado galhegofernandes@hotmail.com<p>Este relato de experiência tem como objetivo descrever duas ferramentas andragógicas, desenvolvidas recentemente por um dos autores, aplicadas em uma atividade na disciplina de Gestão Ambiental, na FATEC Tatuí. Este artigo descreve com detalhes a metodologia das ferramentas, explicando cada aspecto das teorias de ensino aprendizagem utilizadas nos Círculo de Aprendizagem Parcial e no Círculo de Aprendizagem de Qualificação, desde a andragogia, as taxonomias de Bloom e SOLO de Biggs, aprendizagem significativa, a forma como utiliza o bastão da fala, que permite incluir todos os estudantes, trabalhando os dois aspectos da comunicação, a fala e a escuta ativa. Como resultados destaca-se o uso adequado da inteligência coletiva, a evolução do aprendizado e principalmente a oportunidade de dar voz aos alunos que normalmente ficam isolados nas dinâmicas de grupo.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1194O ESTADO BRASILEIRO E O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: 2024-05-24T03:39:54+00:00Comissão Organizadorageplageufscar@gmail.com2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1164CORPO EM REFLEXO E REFLEXÃO: 2024-05-19T01:44:17+00:00Helder Vinicius Farias de Senahelder_vinicius.farias@hotmail.comLuciana Monteiro da Silva helder_vinicius.farias@hotmail.com<p>Este trabalho é um recorte de um trabalho de conclusão de curso sob o mesmo título: “Corpo em reflexo e reflexão: cultura audiovisual contemporânea e processos educativos" no qual se trata de assuntos referentes ao corpo e os impactos que a estética tem sobre a vida dos indivíduos na atualidade, foram discutidas percepções corpóreas criadas pela sociedade ao longo dos séculos até chegar na atualidade, trazendo reflexões referente ao corpo e os impactos negativos que posteriormente podem se tornar danos irreversíveis ao indivíduo, tendo em vista as evoluções das concepções ao longo dos anos sobre esse assunto.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1165MÍDIA E CORPO EM ANÁLISE: 2024-05-22T00:32:28+00:00Helder Vinicius Farias de Senahelder_vinicius.farias@hotmail.com Luciana Monteiro da Silva helder_vinicius.farias@hotmail.com<p>Este trabalho é um recorte de um trabalho de conclusão de curso sob o título: “Corpo em reflexo e reflexão: cultura audiovisual contemporânea e processos educativos", no qual se trata de assuntos referentes ao corpo e os impactos que a estética tem sobre a vida dos indivíduos na atualidade. Segue nesse artigo as análises feitas referentes algumas produções audiovisuais que tiveram e tem impactos sociais durante nossa formação, artistas como Beyoncé, Melanie Martinez, Linn Da Quebrada, além de documentários nacionais e filmes que nos marcaram durante a produção do artigo base, com isso fundamentando a tecnologia como ferramenta de interação e influência social.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1166REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: 2024-05-22T00:37:53+00:00Rita Rodrigues de Souzarita.souza@ifg.edu.br<p>O presente artigo aborda aspectos identitários da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica. Objetiva discutir como essa rede se constitui e a quem atende. A metodologia utilizada compreende discussão teórica e dados quantitativos obtidos na Plataforma Nilo Peçanha. Fundamentou a pesquisa Pacheco e Rezende (2009), Silva (2009), Moreira (2022) e Frigotto (2012) e outros. Os dados evidenciam a necessidade da Rede de uma representatividade equânime de homens e mulheres no quadro de servidores/as, o avanço no atendimento de pessoas negras, ampliação de vagas no ensino superior e Educação de Jovens e Adultos para o atendimento do percentual previsto em lei. Considera-se que a identidade institucional vem se consolidando desde a criação e processos de expansão, ora em movimento, ora paralisado em decorrência do governo em turno.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1167AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: 2024-05-22T00:44:37+00:00Noêmia de Carvalho Garridonogarrido@yahoo.com.br<p>O objetivo deste trabalho é apresentar fatos que levam a preocupação com os jovens relacionados ao desemprego, as políticas públicas voltadas a educação profissional e o empreendedorismo. A metodologia utilizada na pesquisa foi, revisão de literatura e por entrevista, realizada na FUMEC - Fundação Municipal para Educação Comunitária na cidade de Campinas. As questões apontadas foram relacionadas a inserção do jovem no curso do CEPROCAMP, destacando-se a implementação das políticas públicas com a criação do programa profissionalizante para o município e Região Metropolitana de Campinas. Como embasamento o trabalho valeu-se das obras de alguns autores: Dowbor (2007), Lima (2011), Diante da recorrência das transformações econômicas a partir da década 1950 e do impacto estrutural considerado crise na estrutura educacional e em última análise a Lei 5.692/71 com a criação do ensino profissionalizante, hoje podemos contar com a profissionalização a nível técnico no Brasil.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1132MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA: 2024-05-16T22:27:35+00:00Gilsemara Vasques Rodrigues Almenara gil.sedu@gmail.comPaulo Gomes Limapaulolima@ufscar.br<p>O objetivo deste estudo na área de política e gestão da educação foi o de analisar as ações de monitoramento e a avaliação do Plano Municipal de Educação de Sorocaba/SP, com foco no controle social, sob a perspectiva dos atores envolvidos no processo. A metodologia foi desenvolvida por meio de pesquisa de cunho qualitativo, com entrevistas a partir de um roteiro semiestruturado de questões. O tratamento dos dados realizou-se por meio da análise de conteúdos, sustentada em Bardin (1977). Contribuíram para a coleta de dados (03) três atores, sendo um componente da Equipe Técnica do PME, um membro do Fórum Permanente de Educação e um membro do Conselho Municipal de Educação. A pesquisa delimitou-se ao período de 2015-2020. Os resultados mostram que o município de Sorocaba apresentou descontinuidade de ações nas etapas de monitoramento e avaliação do PME e por consequência teve o controle social prejudicado, o que impacta diretamente na qualidade da educação, e na implementação de políticas públicas educacionais no município de Sorocaba/SP.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1133PROCESSO DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA: 2024-05-16T22:41:17+00:00Daniele Xavier Ferreira Giordanodani.xfg@gmail.comElidia Vicentina de Jesus Ribeiroelidiavjr2@gmail.comPaulo Gomes Limapaulolima@ufscar.br<p>O artigo consiste em explicitar a terceira etapa da pesquisa Planejamento Educacional: monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação da Região Metropolitana de Sorocaba/SP, desenvolvida pelo GEPLAGE - UFSCar/Sorocaba, e tem como objetivo analisar o monitoramento e a avaliação da educação no município de Itapetininga-SP a fim de compreender as percepções dos atores envolvidos no processo, tendo foco na atuação das comissões responsáveis, como Conselho Municipal de Educação, Equipe Técnica e Comissão Coordenadora, quanto aos alinhamentos que chegaram aos municípios. A metodologia utilizada foi qualitativa, de cunho bibliográfico, a partir de trabalhos publicados sobre a temática e discussões de dados dos questionários aplicados a membros do CME e entrevistas às equipes responsáveis. Como resultados, encontramos que o processo de monitoramento e avaliação, embora, conhecido e estudado, requer consolidação no município, a partir de práticas constantes de sua implementação.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1134PROCESSO DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA: 2024-05-16T22:57:00+00:00Petula Ramanauskas Santorum e Silvapetularss@gmail.comPaulo Gomes Limapaulolima@ufscar.br<p>O presente estudo refere-se a pesquisa de pós-doutoramento cujo objetivo é investigar as ações quanto às diretrizes para a avaliação e monitoramento do Plano Municipal de Educação do município de Piedade/SP, situado na região de metropolitana de Sorocaba/SP (RMS), que é alvo do estudo do GEPLAGE, subsidiado nas orientações para os Planos Municipais de Educação (2014-2024), e nas orientações e direcionamentos do Plano Nacional da Educação (BRASIL, 2014). Mediante a abordagem qualitativa, com uso de pesquisa documental onde foram utilizados como referência os documentos disponibilizados na plataforma PNE em Movimento (BRASIL, 2022) e documentos do município de Piedade/SP, bem como entrevistas semiestruturadas com os atuais responsáveis pelas ações no referido município, buscando analisar o olhar e a percepção dos entrevistados. Os resultados apontam as grandes dificuldades no decorrer dos anos devido a alteração dos governos e dos responsáveis pelas ações, e o atual empenho do município na construção de ações de monitoramento e a avaliação para o alcance das metas. </p> <p> </p> <p><a href="#_ftnref1" name="_ftn1"></a> </p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1135PROCESSO DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA: 2024-05-16T23:14:02+00:00Jociane Marthendal Oliveira Santospetularss@gmail.comDébora Aparecida Martinho da Silvapetularss@gmail.comPaulo Gomes Limapaulolima@ufscar.br<p>Este artigo teve como objetivo analisar a construção do Plano Municipal de Educação de Tatuí/SP, seu processo de implementação, seu monitoramento e avaliação a partir da percepção e atuação dos atores sociais. A abordagem qualitativa foi eleita por não considerar resultados prévios para esta pesquisa e a metodologia utilizada consistiu em pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas coms participantes do processoe planejamento, elaboração, monitoramento e avaliação do PME de Tatuí/SP. Os resultados apresentam que os objetivos dentro do Plano Municipal de Educação de Tatuí/SP não ficam claros em entrevista com os atores sociais, tampouco seu monitoramento e avaliação para o cumprimento. Percebe-se um desencontro em relação a formação dos entrevistados em relação ao PME e seu monitoramento e avaliação, bem como estratégias que poderiam beneficiar à população de Tatuí/SP quanto ao contrato social na esfera educacional.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1136PROCESSO DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA: 2024-05-16T23:25:54+00:00Viviane da Silva Silveira petularss@gmail.comPaulo Gomes Limapaulolima@ufscar.br<p>Este artigo teve como objetivo analisar a construção do Plano Municipal de Educação de Tatuí/SP, seu processo de implementação, seu monitoramento e avaliação a partir da percepção e atuação dos atores sociais. A abordagem qualitativa foi eleita por não considerar resultados prévios para esta pesquisa e a metodologia utilizada consistiu em pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas coms participantes do processoe planejamento, elaboração, monitoramento e avaliação do PME de Tatuí/SP. Os resultados apresentam que os objetivos dentro do Plano Municipal de Educação de Tatuí/SP não ficam claros em entrevista com os atores sociais, tampouco seu monitoramento e avaliação para o cumprimento. Percebe-se um desencontro em relação a formação dos entrevistados em relação ao PME e seu monitoramento e avaliação, bem como estratégias que poderiam beneficiar à população de Tatuí/SP quanto ao contrato social na esfera educacional.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1137PROCESSO DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA: 2024-05-16T23:34:48+00:00Camila Vieira Genkawa Silvacamilagenkawa.supervisao@gmail.comThiago de Melo Martinsthiagomelomartins32@gmail.comPaulo Gomes Limapaulolima@ufscar.br<p>O presente artigo faz parte da terceira etapa da pesquisa intitulada “Planejamento Educacional: monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação da Região Metropolitana de Sorocaba/SP”, desenvolvido pelo GEPLAGE, sendo também recorte de um trabalho de mestrado em educação que analisa o processo de avaliação, monitoramento e controle social do Plano Municipal de Educação (PME) do município de Votorantim/SP. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, tendo a análise documental como técnica inicial. Como pesquisa de campo aplicou-se questionários aos respondentes, os resultados da pesquisa, evidenciaram os caminhos percorridos, que denotaram impasses vivenciados, apontaram que o processo de monitoramento, avaliações periódicas e formas de trabalho das instâncias responsáveis pelo PME de Votorantim/SP, ocorreu, mas retratou os limites e fragilidades no que tange aos princípios de participação e controle social, que carecem de constantes qualificações, sobretudo a coordenação de ações, com objetivo de cumprir as metas estabelecidas.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1139PROCESSO DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA: 2024-05-17T16:48:07+00:00Amanda Martinsamandarmdias13@gmail.comThiago de Melo Martinsthiagomelomartins32@gmail.comPaulo Gomes Limapaulolima@ufscar.br<p>Este artigo analisa o processo de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação (PME) do município de Itu/SP em vigor, procurando identificar a lógica política, avanços, recuos e desafios, ressaltando as concepções de educação, os seus limites estruturais e conjunturais como política pública. Esta escrita faz parte da terceira etapa da pesquisa intitulada “Planejamento Educacional: monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação da Região Metropolitana de Sorocaba/SP”, desenvolvido pelo GEPLAGE. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, tendo a análise documental como técnica inicial. Como pesquisa de campo aplicou-se questionários aos respondentes, os resultados da pesquisa, evidenciou os caminhos percorridos, que apresentam impasses vivenciados, apontaram lacunas durante o processo de monitoramento, avaliações periódicas realizadas pelos responsáveis pelo PME de Itu/SP. </p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1140MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PME E O RECORTE DA REALIDADE DO MUNICÍPIO DE BOITUVA/SP: 2024-05-17T17:04:51+00:00Noêmia de Carvalho Garridoamandarmdias13@gmail.comRute de Carvalho Angelinithiagomelomartins32@gmail.comIsrael Mascarenhaspetularss@gmail.comPaulo Gomes Limapaulolima@ufscar.br<p>O objetivo dessa pesquisa é de considerar um conjunto de orientações para o monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação da região metropolitana de Sorocaba/SP. Boituva é parte de um projeto maior dentre os municípios tendo como iniciativa do Grupo de Estudos Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação (GEPLAGE) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba/SP, coordenado pelo professor Dr. Paulo Gomes Lima. É pesquisa exploratória de natureza qualitativa a partir do quadro de análise e avaliação do processo educativo sobre o Plano Municipal de Educação. A partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional o novo PNE, determina que as metas nacionais, especialmente aquelas que dizem respeito às etapas obrigatórias da educação nacional, são responsabilidades conjuntas da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios (Caderno de Orientações do PNE).</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1144DESLOCAMENTOS ENTRE A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E O COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA: 2024-05-18T13:29:55+00:00Patrícia Luciene de Albuquerque Bragamonte patriciabragamonte@gmail.comAmanda Porto da Cruz patriciabragamonte@gmail.comAnderson Luiz Gonzalez patriciabragamonte@gmail.comNeffar Jaquelini Azevedo Vieira de Assis Brasil patriciabragamonte@gmail.com<p>O presente texto insere-se no debate sobre as políticas públicas de alfabetização infantil no Brasil e nas análises do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e In/Exclusão (GEIX/FURG) que envolvem as políticas educacionais. Tem o objetivo de apresentar breves discussões acerca dos deslocamentos entre a Política Nacional de Alfabetização (2019-2022) e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (2023). Inspirado nos Estudos Foucaultianos em Educação, especialmente, na análise de discurso, esse trabalho partiu do seguinte questionamento: quais deslocamentos iniciais percebemos entre a Política Nacional de Alfabetização e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada? Para tal empreendimento, foram selecionados dois materiais: o Caderno da PNA e a Cartilha Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A análise apontou para uma série de deslocamentos significativos entre a Política Nacional de Alfabetização (PNA) e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada que revelam mudanças nas abordagens, nos processos de formulação e nas concepções subjacentes à alfabetização infantil.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1182SAÚDE E EDUCAÇÃO: 2024-05-23T03:20:06+00:00Karen Cristiane Pereira de Morais k.cristy.p@hotmail.comJoacir Marques da Costak.cristy.p@hotmail.com<p>Este estudo tem como objetivo de compreender a percepção de discentes de pedagogia sobre o conhecimento em saúde no contexto da formação em licenciatura em Pedagogia. Estudo de natureza qualitativa, caracterizado como exploratório-descritivo, com utilização de entrevistas semiestruturadas como métodos de pesquisa. Realizado no curso de Licenciatura em Pedagogia Noturno de uma instituição localizada no interior do estado do Rio Grande do Sul. Participaram deste estudo nove acadêmicas do curso de pedagogia. Durante as entrevistas as participantes foram questionadas acerca de como era a rotina no estágio e sua formação na academia. Ao concluir esta reflexão sobre Saúde e Educação e a necessidade de (re)pensar o currículo de Pedagogia, fica evidente a importância de integrar de maneira mais abrangente e intencional temas relacionados à saúde no processo formativo dos futuros pedagogos.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1192A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM CURSOS DE PEDAGOGIA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS NO ESTADO DE SÃO PAULO 2024-05-24T02:11:43+00:00Mariana Martha de Cerqueira Silva marianaayo27@gmail.com<p>Este texto compartilha reflexões sobre educação das relações étnico-raciais e resultados parciais de uma investigação sobre o processo de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, em cursos de pedagogia de universidades públicas localizadas no estado de São Paulo. Os projetos políticos de curso de pedagogia, foram tomados como objetos de estudo porque são documentos curriculares que prescrevem a orientação geral e formato de organização dos cursos. Parte dos resultados, oriundos análise documental, identificou o reconhecimento da educação das relações étnico-raciais em disciplinas das grades curriculares dos cursos. Contudo, a presença esparsa e descontinuada dos resultados revela que o processo de implementação da ERER em cursos de pedagogia tem se apresentado como uma proposta curricular opcional aos estudantes, voluntária e militante, aos professores e suas instituições.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1193DA EDUCAÇÃO QUE TEMOS PARA A EDUCAÇÃO POSSÍVEL: 2024-05-24T02:21:57+00:00Elidia Vicentina de Jesus Ribeiroelidiavjr2@gmail.comPetula Ramanauskas Santorum e Silvapetularss@hotmail.com<p>O propósito deste estudo foi de discutir as relações entre o planejamento educacional proposto nas legislações e documentos, às solicitações e necessidades da sociedade brasileira, e a concretude das ações desenvolvidas em nosso país mediante as políticas públicas educacionais. O estudo foi conduzido por uma abordagem qualitativa de cunho exploratório, utilizando como fontes alguns referenciais da literatura especializada, bem como base legal e documental pertinentes. Ao fim do estudo observou - se a necessidade de ações e estratégias no cenário nacional educacional que rompam o processo historicamente construído, no âmbito das políticas públicas educacionais brasileiras, oportunizando caminhos que levem a uma educação pública de qualidade efetiva para todos, mediante a articulação do poder público e do poder local, assim como o envolvimento da sociedade civil, das universidades e demais sujeitos do cenário educacional. Novas pesquisas sobre o tema são necessárias e importantes para o delinear os caminhos que precisam ser implementados.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1195COMPREENDENDO O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL DE SURDOS: 2024-05-24T04:11:14+00:00Daniele Silva Rocha davirochax@gmail.com<p>O presente artigo propõe uma discussão sobre o percurso histórico da educação de surdos no Brasil e seu planejamento educacional atual tomando como base a premissa de que a defesa em educação bilíngue seja efetiva. Nesse sentido, as realidades do ensino da educação bilíngue de surdos são variadas e múltiplas, com as denominações diversas de acordo com o contexto local, visto que o sistema de ensino, conforme estabelecido pela Constituição Federal de 1988, possui autonomia em relação à sua organização político-administrativa no âmbito educacional, o que visa a relevância desta pesquisa consiste em contribuir com as discussões existentes sobre a implementação da nova modalidade da Educação Bilíngue na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) que requer um planejamento efetivo e uma abordagem abrangente envolvendo todos os aspectos do sistema educacional, desde o desenvolvimento curricular até a formação de professores e o envolvimento da comunidade surda. A adoção de políticas claras e o compromisso com a inclusão e a equidade são fundamentais para o prosseguimento dessa iniciativa.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1196ENTRE NÚMEROS E SOLICITAÇÕES: 2024-05-24T04:17:30+00:00Marcelo Franca Alves camilagenkawa@gmail.com<p class="Normal1" style="text-align: justify; line-height: normal; margin: 6.0pt 0cm 6.0pt 0cm;"><span style="font-size: 10.0pt;">O texto apresenta formas de utilizar resultados provenientes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação (SINAES) com a finalidade de otimizar a gestão das Instituições de Educação Superior (IES), visando a melhoria da qualidade. São analisados recursos provenientes do Censo da Educação Superior (CENSUP), Autoavaliação e Avaliação Institucional Externa. Avaliação de Cursos de Graduação e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) com os indicadores dele decorrentes: Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos (IGC). Finalmente indica que na gestão dessas informações é importante a utilização de um sistema de Business Inteligente (BI) com uma visão estratégica na gestão dos dados, sempre buscando a melhoria da qualidade institucional.</span></p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1162DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: 2024-05-18T23:32:26+00:00Flavia Moraes Cartaxomoraescartaxoflavia@gmail.com<p>Esse trabalho é resultado da formação inicial e continuada (FIC) ofertada pelo Instituto Federal Sul de Minas Gerais Campus Machado, intitulada Educação Especial e Inclusiva. A partir dos referenciais teóricos estudados no curso FIC, o referido trabalho objetivou: Discutir à luz do estado da arte os principais dilemas da educação inclusiva na formação dos professores. A partir dos textos de Mantoan (2011), Pletsch (2009), Cavalcante (2011), Castro (2023) e entre outros. Notamos que a Inclusão ainda é vista como algo complexo para os professores, pois alegam pouco conhecimento sobre Educação Inclusiva. Embora seja vista como desafiadora, a Educação Inclusiva é executável, pois existe uma legislação sólida sobre os direitos das pessoas com deficiência, ambas têm em comum a defesa do acesso ao saber, ao mercado de trabalho e ao desenvolvimento pessoal. Então, a escola não deve ser um espaço que reproduz estigmas contra os educandos com deficiências. Ao invés disso, deve ser um ambiente onde esses estudantes terão acesso às diversas formas de aprender. Por essa razão, para que haja Educação Inclusiva a escola deve ser um ambiente de trabalho colaborativo, assim como siga a tríade presença, participação, e aprendizagem dos educandos.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1142POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO E A SÍNDROME DE BURNOUT EM EDUCADORES E EDUCADORAS DO ENSINO BÁSICO2024-05-18T12:46:10+00:00Isabel Cristina Weiszisabelweisz17@gmail.com<p>As informações disponibilizadas neste trabalho fazem parte dos dados obtidos em uma pesquisa de Doutorado que se encontra em andamento no programa de Psicologia da Educação da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). No texto explicamos como o modelo Neoliberal das atuais políticas públicas de Educação têm sistematicamente precarizado as condições de trabalho dos professores do ensino fundamental brasileiro levando esses profissionais ao adoecimento psíquico laboral denominado Síndrome de Burnout.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1143A RELAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E OS SISTEMAS DE ENSINO NO DISCURSO DE PIERRE BOURDIEU2024-05-18T13:05:29+00:00Selma Gonçalves Paréselmag.pare@gmail.comAline de Novaes Conceiçãoaline.novaes@ufms.br<p>Apresentam-se neste texto, resultados de um estudo sobre o sociólogo Francês Pierre Bourdieu que elaborou uma construção de conhecimento sobre a sociedade organizada sobre estruturas em que indivíduos e grupos são ordenados em posições estabelecidas por fatores limitados dentro de cada campo. Este trabalho foi realizado com o objetivo geral de iniciar uma busca pela compreensão sobre Pierre Bordieu, especificamente os aspectos relacionados com o contexto histórico e político, questões filosóficas e os principais argumentos dele sobre o capital cultural com ênfase em duas instituições sociais em destaque; família e sistema de ensino, levantando problemas da reprodução e desigualdades sociais na escola. Para isso, o método utilizado, foi a revisão bibliográfica. A partir disso, foi possível concluir que a família e os sistemas de ensino são essenciais para subverter as conservações das desigualdades e a reprodução de classes sociais.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1154A EDUCAÇÃO INFANTIL ASSISTENCIALISTA NO BRASIL (1900-1980): 2024-05-18T16:13:09+00:00Mariana Silva Souza Gomesmariana.souza@cedu.ufal.br<p>O presente trabalho descreve parte de uma pesquisa bibliográfica explicativa com o objetivo de entender o funcionamento de uma educação de cunho assistencialista no Brasil, no período de 1900-1980, antes de uma legislação que tornava obrigatório o atendimento educacional para as crianças de 0 a 6 anos de idade. Constatou-se que o surgimento de creches, no Brasil, teve o objetivo de atender as crianças de até 6 anos, devido ao aumento da mão-de-obra feminina nas indústrias, fazendo com que houvesse a criação de programas que pudessem realizar o atendimento assistencialista/higienista para as crianças.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1190O RECONHECIMENTO DA CULTURA AFRICANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: 2024-05-23T19:16:39+00:00Carla Mendes da Silva carla.meendes@gmail.comKelly Cristina Ducatti da Silvacarla.meendes@gmail.com<p>O relato evidencia a importância de práticas pedagógicas inclusivas e representativas na educação infantil. Essas práticas foram realizadas no final do ano letivo de 2023 no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Financiado pela Capes, o PIBID contribui na formação de professores, uma vez que favorece parcerias entre a Instituição de Ensino Superior e escolas de educação básica, inserindo ativamente os licenciandos na realidade escolar como maior aproximação às situações de docência. Quatro duplas de discentes bolsistas planejaram e desenvolveram com a supervisão da professora atuante na educação infantil, práticas pedagógicas que contemplaram brincadeiras, culinária, arte e contação de histórias africanas. Cada dupla de discente bolsista proporcionou experiências significativas, como a confecção de máscaras africanas, a realização da receita de um doce, vivencia de brincadeiras e contação da lenda da Abayomi. As práticas pedagógicas promoveram a valorização da cultura africana e afro-brasileira, enriquecendo o aprendizado das crianças e fomentando reflexões sobre diversidade cultural e ancestralidade.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1160INTERFACES DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E AVANÇOS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM ESTEIO/RS-BRASIL2024-05-18T23:16:17+00:00Marcelo Alexandre de Azevedomarcelo.202312667@unilasalle.edu.brMoisés Waismann marcelo.202312667@unilasalle.edu.br<p>O artigo analisa o cumprimento de 02 (duas) das 17 metas do Plano Municipal de Educação do município de Esteio/RS, de caráter decenal (2015-2025) aprovado em 19 de junho de 2015 pela Lei Nº 8165. Descrevem-se os avanços ocorridos no processo de alfabetização dos estudantes da rede municipal acima dos 15 anos, e as ações de correção de fluxo idade-ano voltadas à educação profissional e formação para o mundo do trabalho, previstos nas metas 09 (nove) e 10 (dez). A metodologia de caráter qualitativo e descritiva utiliza-se de pesquisa documental, tendo como “corpus documental” documentos oficiais do próprio Plano Municipal de Educação e do Ministério da Educação. Os resultados da investigação apontam para o fato de o município ter significativamente promovido o acesso e a continuidade a educação para uma população vulnerável.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1161O DESAFIO DA PERMANÊNCIA PARA OS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS2024-05-18T23:23:01+00:00Ana Lúcia Carvalho da Silva Pimentellulianeluli7@gmail.comLuliane Santos de Almeidalulianeluli7@gmail.com<p>Neste trabalho foi realizado um mapeamento sobre a permanência escolar dos/das estudantes da Educação de Jovens e Adultos, cujo objetivo foi analisar, por meio de Revisão Sistemática da Literatura, de dissertações de mestrado, os desafios de permanência dos estudantes da EJA. Especificamente, objetivou-se mapear pesquisas que discorrem sobre os desafios de permanência dos/das estudantes da EJA, desenvolvidas por programas de pós-graduação em universidades brasileiras; e refletir sobre as dificuldades enfrentadas pelos estudantes para permanecerem na escola. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com perspectiva exploratória, que selecionou dissertações publicadas na plataforma CAPES, no período 2018 a 2023, as quais investigaram os desafios de permanência dos/das estudantes da EJA. Entre os principais resultados, destacam-se que os desafios são caracterizados por fatores: intraescolar e extraescolar, nos âmbitos: pessoal e profissional, o que demonstra ser um indicativo para a maior parte das especificidades que permeiam a permanência dos sujeitos estudantes da EJA.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1158MEMÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO DE SUJEITOS IDOSOS DA EJAI EM MACEIÓ – AL 2024-05-18T22:51:09+00:00Alexsandra da Silva Santosalexsandra.silva@cedu.ufal.br<p>Este estudo é um recorte do trabalho de conclusão do curso, de Pedagogia, na Universidade Federal de Alagoas. Portanto, o presente trabalho busca compreender as trajetórias de vida e de escolarização de mulheres idosas da EJAI (Educação de Jovens, Adultos e Idosos), no município de Maceió, no sentido de entender como se relacionam com a escola na terceira idade. Partimos da seguinte problemática: o que narra os sujeitos idosos da EJAI, em Maceió, em relação às suas trajetórias escolares e de vida? Para responder a essa questão foram realizadas entrevistas narrativas com três sujeitas/mulheres-idosas, na intenção de construir um espaço de escuta atenta e interessada das vozes que ecoaram no momento de entrevista. Os achados demonstraram a negação da infância, e das juventudes dessas mulheres, e por consequência, o direito de estudar. E é na velhice, onde as tramas da educação escolar se configuram como uma oportunidade de ler e escrever.</p> <p> </p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1178A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA: 2024-05-23T02:44:27+00:00Ilara Santos Lemos ilaralemos3@gmail.comTalita de Novais Almeidailaralemos3@gmail.com<p>O presente artigo discutirá sobre o trabalho do professor de Geografia e a relação teoria e prática, buscando conhecer como o professor em sua prática pedagógica relaciona teoria e prática e se nesse processo ocorre alguma contradição, em virtude de uma educação que ainda encontra-se muito baseada em métodos tradicionais com a valorização da teoria em detrimento da prática. A elaboração desse artigo se deu por meio de pesquisa qualitativa fundamentada em pesquisas bibliográficas, documentais e entrevistas. Para isso, será analisada a turma do 3° ano vespertino do ensino médio, do Colégio Estadual Abdias Menezes – CEAM, localizada em Vitória da Conquista – BA, focalizando a análise, em como os conceitos geográficos são construídos pela docente, para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem. De modo, a identificar quais os recursos e métodos têm sido utilizados neste processo compreendendo assim, como ocorre à prática pedagógica e a relação teoria e prática.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1179AS IMPLICAÇÕES DA BNCC E SUA RELAÇÃO COM AS AVALIAÇÕES EXTERNAS EM LARGA ESCALA2024-05-23T02:54:05+00:00Deane Taiara Soares Honório taiaradeane@gmail.comFernanda Karina Souto Maior de Melo taiaradeane@gmail.comEdva Emanuelle Gomes da Silva taiaradeane@gmail.com<p>O presente artigo tem como objetivo geral refletir sobre a relação entre as avaliações externas em larga escala e a base nacional comum curricular. Para o desenvolvimento deste artigo utilizou-se a pesquisa exploratória e bibliográfica, com abordagem qualitativa e análise de conteúdo de Bardin. Desse modo, tendo em vista o processo sócio-histórico, político e econômico em que a base comum foi construída, compreende-se que ela está alinhada aos mesmos interesses das políticas avaliativas de monitoramento da qualidade do ensino. Nesse sentido, ela atua como instrumento padronizado que orienta qual conteúdo deve ser ensinado nas escolas e como os estudantes devem aprender, com o intuito de atingir as metas quantitativas e, consequentemente, as perspectivas atuais do Estado neoliberal.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1180CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO NA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO CORURIPE - ALAGOAS2024-05-23T03:03:52+00:00Vinícius André da Silva Santos inicius.santos@cedu.ufal.brAlessandra de Moura Mendonçaalessandramouraprofessora@gmail.com<p>O objetivo do texto é apresentar a concepção da avaliação na escola em tempo integral e perspectivas diante de uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Professor Lima Castro, no município de Coruripe, estado de Alagoas. Este estudo parte da premissa de uma metodologia qualitativa, integrada a essa discussão, o objeto de estudo se deu pela pesquisa descritiva e como procedimento técnico uma análise documental. Para o diálogo neste trabalho foi desenvolvido uma breve discussão sobre currículo e avaliação, o PNE (2014-2014) e o programa escola em tempo integral instituído pela Lei nº 14.640, de 31 de Julho de 2023. Conclui-se que o PPP está norteado pelas normativas legais, entretanto, não é evidenciado superação dos dispositivos legais na proposta pedagógica da instituição.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1145GERENCIALISMO, AVALIAÇÕES EXTERNAS E BONIFICAÇÕES POR RESULTADOS: O TRIPÉ DA EDUCAÇÃO ALAGOANA2024-05-18T13:45:57+00:00Cristina Maria da Silva Torquatocristinatorquato@alunos.uneal.edu.brVitória Gomes da Silvavitoria.silva10@alunos.uneal.edu.brÉrica Dias Limaericalima@alunos.uneal.edu.brKarla de Oliveira Santoskarla.oliveira@uneal.edu.br<p>As avaliações externas têm ganhado centralidade na qualificação das políticas educacionais implementadas no estado de Alagoas, nos últimos anos. Tais políticas têm estimulado a competitividade, a busca por eficiência e eficácia nos sistemas públicos de ensino, através do estabelecimento de escores que deverão ser alcançados por escolas e municípios a fim de obter melhores performances e angariar bonificações, a partir dos resultados positivos apresentados nos testes. Sendo assim, o objetivo dessa investigação é analisar as influências do novo gerencialismo e o papel das avaliações externas nos mecanismos de bonificação por resultados na educação alagoana. Para isso, utilizaremos a pesquisa bibliográfica e documental, de cunho qualitativo. Destarte, os resultados preliminares apontam que em Alagoas, há a criação de um aparato jurídico e contábil de transferência de recursos financeiros, bonificações e premiações atrelados à resultados de desempenhos que comprometem uma educação com qualidade social.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1146PRIMEIROS CONTATOS COM A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO: 2024-05-18T13:55:08+00:00André Randazzo Ortegaandre.ortega@estudante.ufscar.brJoana D’arc Germano Hollberbachandre.ortega@estudante.ufscar.brRafael Oliveira Veiga Santosandre.ortega@estudante.ufscar.br<p>A investigação que será apresentada nas próximas páginas tem como objetivo compreender, através do relato de gestores e docentes de duas escolas da rede pública do estado de São Paulo, como se deram os primeiros contatos com a Lei nº 13.415/2017. Trata-se de uma pesquisa qualitativa ancorada na perspectiva teórico-metodológica do Materialismo Histórico-Dialético. Como técnica de coleta de dados, realizamos entrevistas semiestruturadas com gestores e docentes de duas escolas públicas pertencentes à rede estadual de São Paulo. Através do estudo, conclui-se que o autoritarismo foi uma marca indelével da Lei nº 13.415/2017, desde a sua origem e primeira formulação como MP nº 746/2016, que foi publicizada no contexto de emergência de um governo golpista e com o recurso a uma medida provisória que alijou os sujeitos da educação dos debates, até a sua chegada à rede paulista anos depois, a ponta final do processo.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1147INDICADORES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO NA REPARTIÇÃO DE ICMS ENTRE OS MUNICÍPIOS ALAGOANOS: 2024-05-18T14:13:00+00:00Eduardo Henrique Dantas Lira wellyngton.silva@uneal.edu.brJoão André Goes Ferreira Barbosa wellyngton.silva@uneal.edu.brWellyngton Chaves Monteiro da Silva wellyngton.silva@uneal.edu.br<p>Esta pesquisa situa-se no contexto educacional, abrindo possibilidades de discussões políticas e educacionais. Busca verificar como se dá a utilização do Índice Municipal de Qualidade Educacional de Alagoas (IQEAL) na repartição do ICMS entre os municípios alagoanos. Tem como objetivo verificar como se dá a utilização do IQEAL na repartição do ICMS entre os municípios alagoanos, com foco na análise de uma das categorias identificadas. A metodologia é de abordagem qualitativa, com levantamento de normas vigentes, bem como com a realização de entrevistas visando compreender a origem e a implementação do IQEAL. Verificou-se que o modelo adotado com o IQEAL favorece a competição e a utilização de indicadores de qualidade na educação, o que pode agravar as desigualdades educacionais existentes. Todo esse cenário nos leva à reflexão sobre que consequências esse modelo de competição pode apresentar nas relações intermunicipais e entre os municípios e o estado.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1148A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA POLÍTICA EDUCACIONAL2024-05-18T14:24:30+00:00Givanildo da Silvagivanildopedufal@gmail.comMatheus Vieira da Silva givanildopedufal@gmail.com<p>A qualidade da/na educação é uma categoria presente nas políticas educacionais que tem sentidos polissêmicos. Esta pesquisa tem o objetivo de evidenciar a categoria qualidade da/na educação como elemento norteador das políticas públicas educacionais no contexto da escola. Para tanto, utilizou-se como aporte teórico-metodológico a abordagem qualitativa, por meio das pesquisas bibliográfica e documental, por meio de um levantamento de estudos e legislação que tratam da discussão. Como resultados, pode-se perceber que a categoria qualidade da/na educação está inserida no discurso das políticas educacionais desde a década de 1990, mediante a reforma do Estado brasileiro, repercutindo nas orientações para a organização escolar, a avaliação da aprendizagem, o currículo escolar e a formação de profissionais da escola.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1149AVALIAÇÕES EXTERNAS E CURRÍCULO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA 2024-05-18T14:34:28+00:00Matheus Vieira da Silvagivanildopedufal@gmail.comGivanildo da Silva givanildopedufal@gmail.com<p>As avaliações externas e a Base Nacional Comum Curricular são o centro das políticas educacionais contemporâneas, direcionando mudanças na organização da escola pública. Esta pesquisa tem como objetivo problematizar a centralidade das avaliações externas e do currículo no processo de gestão da escola, na estruturação da dinâmica escolar, no currículo e nos modelos de avaliação que são vivenciados na escola pública. A abordagem qualitativa foi o instrumento utilizado para a realização da pesquisa, por meio de um levantamento de estudos e legislação que tratam da discussão. Como resultados, pode-se destacar que o currículo escolar é padronizado e prescritivo por meio da Base Nacional Comum Curricular e as avaliações são realizadas mediante o paradigma das avaliações externas, como o SAEB, reduzindo experiências, vivências e construções dinâmicas na escola.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1152PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: 2024-05-18T15:48:57+00:00Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro elidiavjr2@gmail.comKarina Elizabeth Serrazeselidiavjr2@gmail.comPaola de Freitas Alves Machadoelidiavjr2@gmail.com<p>O presente artigo tem como objetivo refletir acerca da importância do Planejamento Educacional, e o necessário processo de inserção do tema na formação do pedagogo(a). Para alcançar o objetivo proposto, desenvolveu-se um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa bibliográfica, ressaltando os principais pressupostos a partir dos estudos de autores que discutem o tema, em relação às políticas públicas educacionais, o monitoramento e a avaliação dos planos educacionais e sua relevância na formação do pedagogo (a), em nível de graduação, envolvendo tanto o desenvolvimento de ações de ensino, quanto de pesquisa. Como resultados preliminares, destaca-se que o monitoramento e a avaliação são temas essenciais, sendo evidenciados nas pesquisas e publicações nos dias atuais e, incluí-los nos cursos de formação de pedagogos(as), contribuirá sobremaneira para a formação dos profissionais que atuarão no campo educacional, propiciando análises das políticas educacionais, durante seu percurso de formação e atuação profissional.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1153A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE E DOS DOCENTES NA ELABORAÇÃO DE PLANOS DECENAIS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: 2024-05-18T15:58:55+00:00Rafael Oliveira Veiga Santosrafael.santos17@estudante.ufla.brRegilson Maciel Borges rafael.santos17@estudante.ufla.brAndré Randazzo Ortega rafael.santos17@estudante.ufla.br<p>A construção coletiva de um Plano Municipal de Educação pode gerar “compromisso e responsabilidade” com o planejado, tanto por parte dos governos, quanto da sociedade. Partindo dessa premissa, o presente trabalho objetiva analisar a participação da sociedade na elaboração de Planos Decenais Municipais de Educação e, assim, observar como a atuação dos professores foi mencionada. Foram selecionadas três dissertações para contribuírem com o debate, oriundas de pesquisa bibliográfica na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Pode-se observar que o tema da participação varia bastante a depender de cada município analisado. De modo geral, nota-se que a forma como as propostas e o Plano foram apresentados aos professores e à sociedade civil estão relacionadas com o grau de participação, sendo fundamental a discussão em torno de quem deve conduzir o processo e como deve torná-lo participativo, uma vez que participação real pressupõe construção conjunta.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1163AVALIAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO: 2024-05-18T23:39:27+00:00Ivo Gustavo de Paiva Siqueiraivogustavo_@hotmail.comMarcos Paulo de Oliveira Sobral ivogustavo_@hotmail.com<p>Este trabalho é um estudo de diferentes concepções sobre avaliação, alfabetização e letramento com o objetivo de promover um pensamento sobre o processo avaliativo dentro do ciclo de alfabetização. As concepções de Magda Soares (2012), Cagliari (2009) e Luckesi (2002) fazem parte desse estudo, orientando uma reflexão dialógica da prática pedagógica de professores, principalmente os alfabetizadores. Nesse sentido se faz necessário uma revisão bibliográfica sobre o tema em questão com o objetivo de despertar novas pesquisas na área e no fazer pedagógico em sala de aula, fomentando subsídios teórico-práticos para os docentes e para a comunidade acadêmica.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1183OS MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: 2024-05-23T03:28:04+00:00Gerliane da Silva rosianacarnauba@hotmail.comRosiana Moreira dos Santosrosianacarnauba@hotmail.com<p>O objetivo da pesquisa foi analisar a visão dos docentes da Educação de Jovens e Adultos sobre os materiais didático-pedagógicos utilizados nas práticas educativas. A metodologia da pesquisa configurou-se em uma abordagem qualitativa, com objetivo exploratório, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário aplicado por meio de <em>Google Forms</em>, tendo 24 docentes participantes de seis redes municipais do estado de Alagoas. Os principais resultados apontaram que os educadores se mostram conscientes do papel que desempenham frente à busca e produção de materiais didático-pedagógicos para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1168A CONCEPÇÃO SUJEITO EM DESENVOLVIMENTO INTEGRADOR NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: 2024-05-22T00:53:00+00:00Rosely Maria Morais de Lima Frazãoroselyfrazao3@gmail.comMaria Aparecida Pereira Vianageplageufscar@gmail.com<p>Propor educação integral em tempo integral constitui hoje um complexo desafio para as redes e sistemas públicos de ensino e aprendizagem ao refletir sobre a multidimensionalidade humana a qual demanda, entre outras vertentes, uma integração propositiva entre as práticas didáticas interdisciplinares e a dinâmica sociocultural local. Neste ínterim, aportadas em documentos normativos e teóricos como Oliveira (2011), Derossi e Ferreira (2020) e Moreira, Anunciato e Viana (2020), o presente estudo de método qualitativo e fonte narrativa pretende socializar a construção da Política Municipal de Educação Integral em Tempo Integral da Rede Municipal de Paripueira/AL a partir do acolhimento das experiências docentes envolvidas e articuladas aos estudos do Comitê Gestor Local.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1169NARRATIVAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: 2024-05-22T00:58:59+00:00Willams dos Santos Rodrigues Limawillams.lima@cedu.ufal.brMaria Aparecida Pereira Vianawillams.lima@cedu.ufal.br<p>O artigo apresenta o recorte de um estudo desenvolvido no mestrado em educação. Tem o objetivo de analisar a trajetória e os impactos da formação na prática profissional dos egressos do Curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal de Alagoas. Apresenta como metodologia a pesquisa qualitativa, desenvolvida pelo viés do estudo de caso, utilizando-se das narrativas desses egressos. A pesquisa visa responder quais os impactos da trajetória formativa na prática profissional dos egressos do Curso de Pedagogia a Distância? No processo das análises e desenvolvimento dos resultados, discutiu-se as narrativas de estudantes no contexto da formação docente, destacando, sobretudo, seus sonhos, trajetórias e os impactos profissionais na vida desses professores. Espera-se que as discussões contribuam para outros estudos, voltados à formação inicial e continuada de professores, por meio da educação a distância, mas sobretudo, possa evidenciar as narrativas de professores e os impactos do processo formativo na vida pessoal e profissional desses sujeitos.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1170EDUCAÇÃO DO CAMPO E FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: 2024-05-22T01:05:47+00:00Jefferson Luis da Silva Cardosojefferson.cardoso@ufra.edu.brRosângela Araújo Darwichjefferson.cardoso@ufra.edu.br<p>Este estudo articula a formação de professores às políticas educacionais para educação do campo. Tem como objetivo analisar as ações políticas direcionadas à formação de professores no Brasil dos últimos anos, em relação aos docentes que atuam nas escolas do campo, com abordagem qualitativa, pesquisa documental e análise interpretativa. O aporte teórico conta com reflexões sobre o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), o Programa Escola Ativa (PEA), o Programa Projovem Campo – Saberes da Terra, o Programa de Iniciação à Docência para a Diversidade (PIBID) e o Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação no Campo (PROCAMPO). Os resultados indicam avanços positivos sobre o tema em debate, excepcionalmente por destacarem a cultura, a identidade, os saberes e os fazeres cotidianos dos povos do campo, incorporando-os aos processos formativos dos profissionais da educação.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1171A EDUCAÇÃO ANTES, DURANTE E PÓS-PANDEMIA: 2024-05-22T01:16:57+00:00Iris Maria dos Santos Fariasirismsfarias@gmail.comMaria Aparecida Pereira Viana irismsfarias@gmail.com<p>A realidade educacional brasileira durante décadas vem de uma situação crítica vivenciada por inúmeras razões, necessitando de um olhar minucioso em busca de melhorias no processo educativo. A situação emergencial pandêmica (Covid-19) ocorrida no ano de 2020, necessitou de isolamento físico e distanciamento social prolongando-se até os anos de 2021 e meados de 2022. Diante disso, as escolas encerram suas atividades presenciais e migraram para os ambientes virtuais. Sendo um período difícil de trabalhar mediante ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), imagina-se que práticas metodológicas estejam diferentes mediante as informações e experiências passadas durante o ERE. Constitui-se das seguintes indagações: é possível generalizar a educação básica para um contexto digital? E a profissão docente mediante a essa metamorfose, como adapta-se? O estudo objetiva-se relacionar a educação antes, durante e depois da pandemia, trazendo, assim, uma reflexão crítica no que concerne os ofícios dos docentes.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1172FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SOB PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: 2024-05-22T01:22:36+00:00Maria Charleny de Sousa da Silvamaria.charleny@uece.br<p>Este estudo é um recorte de um trabalho maior na área da Educação. Trata-se de uma pesquisa exploratória e desta compartilhamos os estudos que realizamos durante a pesquisa bibliográfica, sendo o objetivo principal deste artigo, suscitar reflexões acerca da formação continuada do professor e a prática docente inclusiva. Para tanto, realizamos a pesquisa bibliográfica em meio físico e online sobre o assunto. Apresentamos neste artigo de forma dialogada com os autores suas ideias e sugestões para que as formações continuadas alcancem o público dos docentes que são os alunos. Destacamos que dentre as deficiências e transtornos, o foco da pesquisa é na inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que estão regularmente matriculados no 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental em escolas de um município da Região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará, o qual a pesquisadora trabalha como professora da Educação Básica.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1176VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DO MAGISTÉRIO: 2024-05-23T02:23:16+00:00Antonio Nascimento da Silvaantonionascimento.adv.2017@gmail.comJailton de Souza Lira antonionascimento.adv.2017@gmail.com<p>Este estudo analisa a trajetória histórica da valorização do magistério, evidenciando os desafios e avanços. Até a década de 1930, o magistério enfrentava uma intensa desvalorização, caracterizada por baixos salários e formação precária. No entanto, diversas lutas e políticas surgiram para garantir melhorias nesse cenário, como o FUNDEF, a LDB/1996, o FUNDEB, a lei do Piso Nacional de Salários e o atual Fundeb. Essas políticas visam promover a valorização profissional por meio de uma formação adequada, salários dignos e investimentos necessários. No entanto, apesar das conquistas, a plena execução dessas políticas muitas vezes não ocorre, resultando em persistente desigualdade na valorização do magistério. Utilizando uma abordagem qualitativa e baseada em pesquisa bibliográfica, este texto destaca a importância crucial de seguir as leis vigentes e reduzir as disparidades existentes.</p> <p> </p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPqhttps://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1177A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO INFANTIL2024-05-23T02:33:26+00:00Naiara Hernandes Carvalho nh.carvalho@unesp.brHelena Martínez Avila de Mello nh.carvalho@unesp.brThaize Fernanda Ramos Macedonh.carvalho@unesp.brFabiana Cristina Frigieri de Vitta nh.carvalho@unesp.br<p>Nesse artigo nos propomos a refletir a evolução do conceito de criança e infância a partir de uma perspectiva sociológica relacionada à Educação Infantil. É um ensaio baseado em uma revisão de literatura relevante, vários autores dessa área de estudos destacam a valorização e respeito às crianças como sujeitos ativos em seu próprio processo de aprendizagem e desenvolvimento, e de promover uma educação que respeite e valorize suas vozes e perspectivas, ressaltando o reconhecimento da diversidade e a pluralidade das experiências. Essa visão deve ser discutida e incorporada à Educação Infantil para uma prática pedagógica de qualidade que respeite e valorize cada criança em sua singularidade e diversidade.</p>2024-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq