POLÍTICAS PÚBLICAS NOS DIFERENTES ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO SOCIAL E EJA
INCLUSÃO EM TEMPO DE PANDEMIA PESQUISA EM AÇÃO PROJETO/PESQUISA/2021
Resumo
Este trabalho foi organizado e desenvolvido pela linha de pesquisa GEPESEJA, articulada ao Grupo de pesquisa GEPLAGE da UFSCAR de Sorocaba. Nesse trabalho primamos por investigar as Políticas Públicas envolventes nos diferentes espaços da Educação Social e da EJA especialmente na pandemia. De início trazemos o projeto com objetivo e suas especificações. Em seguida contextuamos Educação social, pontuando brevemente sua origem e campo de atuação, sua relevância na educação de jovens e adultos. Na sequência a Educação de Jovens e Adultos e suas especificidades, a leitura/escrita no processo de alfabetização e sua função como prática social. As políticas públicas nesses dois seguimentos, fatores especialmente advindos das condições sociais e perversidades humanas, atributos inadequados a qualidade de ensino na escolarização. Por fim, apresentamos resumidamente os trabalhos de pesquisas em andamento no grupo.
Referências
BASILIO, D. R. Direito à educação: um direito essencial ao exercício da cidadania. Sua proteção à luz da teoria dos direitos fundamentais e da Constituição Federal brasileira de 1988. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_jumi&fileid=6&Itemid=61&lang=pt-br&filtro=direitos%20humanos. Acesso em: 2018-09-23.
BRASIL, LEI Nº 4.024, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1961, CÂMARA DOS DEPUTADOS Centro de Documentação e Informação. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722normaatualizada-pl.pdf. Acessado em 16/04/2021.
BRASIL, LEI Nº 9.394, 20 DE DEZEMBRO DE 1966, Presidência da República Casa Civil subchefia para assuntos jurídicos. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/19394.htm. Acessado em 16/04/2021.
GADOTTI, M. Educação Popular, Educação Social, Educação Comunitária: conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. Revista Diálogos: pesquisa em extensão universitária. IV Congresso Internacional de Pedagogia Social: domínio epistemológico. Brasília, v.18, n.1, dez, 2012.
GARRIDO, N. de C.: Educador Social: diferentes campos de atuação, formação e reconhecimento profissional. Disponível em: https://www.proceedings.scielo.br/pdf/cips/n4v2/15.pdf. Acessado em :15/04/2021.
GARRIDO, N. C., Odair M. da S., Francisco E. (Org.) 2011a. Pedagogia social: educação e trabalho na perspectiva da pedagogia social. São Paulo: Expressão e arte.
IPEA Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Ministério da Econômia Nacional. Estimativa da população em situação de rua no brasil setembro de 2012 a março de 2020. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.phpoption=com_content&view=article&id=35812. Acessado e: 18/05/2021.
PATRÍCIO, K. P.; HOSHINO, K.; RIBEIRO, H. Ressignificação Existencial do Pretérito e Longevidade Humana. Revista: Saúde Soc. São Paulo, v.18, n.2, p.273-283, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/sausoc/v18n2/10.pdf. Acessado em 20/05/2021.
PEDROSO, M. V. C., SANTIAGO, G. L. (Org.). Contribuições da pedagogia social para o trabalho em abrigo, 2017. 56f. Monografia (Pós-graduação em Pedagogia Social) – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Campinas – SP, 2017.
PRATES, J, C; PRATES,F. C.; MACHADO, S. População em situação de rua: os processos de exclusão precária vivenciado por esse seguimento. Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n. 22, p. 191-215, jul./dez. 2011.
SOARES, L. J. G. Diretrizes Curriculares Nacionais Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
SOUZA, C. R. T.; MÜLLER, V. R.. Educador Social: conceitos fundamentais para sua formação. IX Congresso Nacional de Educação – Educere – III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia 26 a 29 de outubro de 2009 – PUCPR.Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/2658_1385.pdf. Acessado em: 15/05/2021.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.