POLÍTICAS PÚBLICAS NOS DIFERENTES ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO SOCIAL E EJA

INCLUSÃO EM TEMPO DE PANDEMIA PESQUISA EM AÇÃO PROJETO/PESQUISA/2021

Autores

Resumo

Este trabalho foi organizado e desenvolvido pela linha de pesquisa GEPESEJA, articulada ao Grupo de pesquisa GEPLAGE da UFSCAR de Sorocaba. Nesse trabalho primamos por investigar as Políticas Públicas envolventes nos diferentes espaços da Educação Social e da EJA especialmente na pandemia. De início trazemos o projeto com objetivo e suas especificações. Em seguida contextuamos Educação social, pontuando brevemente sua origem e campo de atuação, sua relevância na educação de jovens e adultos. Na sequência a Educação de Jovens e Adultos e suas especificidades, a leitura/escrita no processo de alfabetização e sua função como prática social. As políticas públicas nesses dois seguimentos, fatores especialmente advindos das condições sociais e perversidades humanas, atributos inadequados a qualidade de ensino na escolarização. Por fim, apresentamos resumidamente os trabalhos de pesquisas em andamento no grupo.

Biografia do Autor

Izalto Junior Conceição Matos, Faculdade de Hortolândia - FACH

Faculdade de Hortolândia - FACH; Fundação Municipal Para Educação Comunitária – FUMEC e GEPESEJA.

Noêmia de Carvalho Garrido , GEPLAGE/UFSCar-Sorocaba

Fundação Municipal Para Educação Comunitária - FUMEC e GEPESEJA/GEPLAGE.

Marisa P. Agrello, Centro Universitário Inta – UNINTA

Centro Universitário Inta – UNINTA

Joaquim José Escola, Universidade Trás – Os – Montes e Alto Douro - UTAD

Docente e Pesquisador na Universidade Trás – Os – Montes e Alto Douro - UTAD

Maria Elvira Rodrigues Castanheiro, Universidade Trás – Os – Montes e Alto Douro - Escola Secundária Augusto Gomes, Matosinhos; Portugal

Docente e Pesquisadora na Universidade Trás – Os – Montes e Alto Douro - Escola Secundária Augusto Gomes, Matosinhos; Portugal.

Maria Dorothea C. Correa, GEPESEJA/UNESP – Araraquara – SP

Docente e Pesquisadora GEPESEJA/UNESP – Araraquara – SP.

 

Márcia Virgínia da Paula Souza, GEPESEJA/UNESP – Araraquara – SP

Docente e Pesquisadora, GEPESEJA/UNESP – Araraquara – SP.

Sônia Maria Jeane Antonioni Bôscoli (in memóriam), GEPESEJA/UNESP – Araraquara – SP.

Docente e Pesquisadora, GEPESEJA/UNESP – Araraquara – SP.

Rute de Carvalho Angelini, GEPESEJA/GEPLAGE - UFSCar Sorocaba

Mestra pela UNISAL de Americana. Pesquisadora GEPESEJA/GEPLAGE - UFSCar Sorocaba

Elisete Soave Vianna, GEPESEJA/UNISAL - Americana-SP

Mestra em Educação. Pesquisadora GEPESEJA/UNISAL.

Célia Maria Marques Nobrega, GEPESEJA/GEPLAGE - UFSCar Sorocaba

Pesquisadora, GEPESEJA/GEPLAGE - UFSCar Sorocaba.

Elisangela L. Franco de Moraes, GEPESEJA/GEPLAGE - UFSCar Sorocaba

Pesquisadora, GEPESEJA/GEPLAGE - UFSCar Sorocaba.

Denise Travassos Marques, Fundação Municipal Para Educação Comunitária – FUMEC

Professora de EJA Fundação Municipal Para Educação Comunitária – FUMEC. Participante do GEPESEJA/GEPLAGE - UFSCar Sorocaba.

José Sodré de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO

Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO.

David Campos, GEPESEJA/Caritas

Pesquisador GEPESEJA - UFSCAR/Sorocaba

José Edson de Oliveira, GEPESEJA - UFSCAR/Sorocaba

Pesquisador no GEPESEJA - UFSCAR/Sorocaba.

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-05-25

Como Citar

Matos, I. J. C., Garrido , N. de C. ., Agrello, M. P. ., Escola, J. J. ., Castanheiro, M. E. R. ., Correa, M. D. C. ., Souza, M. V. da P. ., Bôscoli (in memóriam), S. M. J. A. ., Angelini, R. de C., Vianna, E. S. ., Nobrega, C. M. M. ., Moraes, E. L. F. de ., Marques, D. T. ., Oliveira, J. S. de ., Mascarenhas, I. ., Campos, D. ., & Oliveira, J. E. de . (2021). POLÍTICAS PÚBLICAS NOS DIFERENTES ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO SOCIAL E EJA: INCLUSÃO EM TEMPO DE PANDEMIA PESQUISA EM AÇÃO PROJETO/PESQUISA/2021. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (2), p.233–244. Recuperado de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1010

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 6 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS