PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL
Palavras-chave:
Monitoramento, Planejamento Educacional, Plano Municipal de Educação, Região sudesteResumo
Este artigo é um recorte de um estudo maior sobre Planejamento Educacional desenvolvido em municípios da região metropolitana de Sorocaba. A presente pesquisa tem como objetivo identificar estudos e pesquisas científicas na área da Educação que tratam do monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação com foco na região Sudeste do Brasil. Trata-se de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento que se utiliza da análise documental e descrição crítica dos resultados, que demonstraram através das produções encontradas e selecionadas, uma deficiência e escassez no que diz respeito ao monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação durante sua vigência (2014-2024) na região Sudeste. Os estudos apontam para a necessidade de uma construção mais participativa e democrática do planejamento educacional, especificamente o PME, para que seu monitoramento e avaliação sejam estruturados de forma que a sociedade tenha acesso às informações.
Referências
ALMENARA, G.V.R.; LIMA, P. G. Plano Nacional de Educação de Sorocaba/SP: a construção da gestão democrática na educação. Laplage em Revista( Sorocaba), vol. 5, n.3, set.- dez. 2019, p. 19-30. Disponível em Plano Municipal de Educação de Sorocaba/SP | Laplage em Revista (editorialaar.com). Acesso em 09.02.2022.
ALVES, L. H. O direito à educação infantil em Uberlândia: análise das estratégias do Plano Municipal de Educação (2015 - 2025). 2021. 213 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32884 Acesso em: 17.03.22.
ANGRA DOS REIS. Relatório de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação de Angra dos Reis (PME/AR) - 2019/2020. Disponível em Relatório-Monitoramento-e-Avaliação-PME-AR-2019-2020-VF.pdf (angra.rj.gov.br). Acesso em: 17.2.2022.
ARANDA, M. A. M.; RODRIGUES, E. S. S.; MILITÃO, S. C. N. Monitoramento e Avaliação dos Planos Decenais de Educação: a produção do conhecimento no Brasil. Educar em Revista, Curitiba, v. 36. e69767, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/46d73Yqp37FbZtFzdbCMrgL/?format=pdf&lang=pt Acesso em 06.03.2022.
BASTOS, R.F.; FERREIRA, E. B.; Os Planos Municipais de Educação no contexto do PNE 2014-2024:apontamentos sobre a implementação da política. Jornal de Políticas Educacionais. v.13, n. 28. ago. 2019. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/65860/39261 Acesso em 12.01.2022.
BELO HORIZONTE, Prefeitura Municipal de Educação. Fórum Municipal permanente de educação - O Fórum, 2018. Disponível em: https://prefeitura.pbh.gov.br/educacao/forum-municipal-permanente-de-educacao/o-forum Acesso em 21.03.2022.
BELO HORIZONTE. Decreto Nº 16.507, de 16 de dezembro de 2016. Regulamenta o Fórum Municipal Permanente de Educação de Belo Horizonte, instituído pela Lei nº 10.917/2016, que aprova o Plano Municipal de Educação de Belo Horizonte, e dá outras providências. Disponível em http://leismunicipa.is/sylhw Acesso em: 18.02.2022.
BRASIL. Lei n. 13005/2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 25 de jun. de 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm Acesso em: 12.01.2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Documento norteador para elaboração de Plano Municipal de Educação – PME. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/2006/elabpne.pdf. Acesso em: 10 mar. 2022.
CARVALHO, Maria do Carmo Brant de. (Org.). Tendências e Perspectivas na Avaliação de Políticas e Programas Sociais São Paulo: IEE/PUC-SP, 2001. p. 13-42
DRAIBE, S. M. Avaliação de implementação: esboço de uma metodologia de trabalho em políticas públicas. In: BARREIRA, Maria Cecília Roxo Nobre;
DUARTE, M. R. T. e SANTOS, M. R. S. DOS Sistema Nacional de Educação e Planejamento no Brasil. Revista Brasileira de Educação [online]. 2017, v. 22, n. 71 Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227160> Acesso em 21.03.2022.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, Rio de Janeiro 2019 Ministério da Economia. Pesquisa de Informações Básicas Municipais Perfil dos Municípios Brasileiros) Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101668.pdf Acesso em 19.03.2022.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, 2021 Disponível em: https://www.ibge.gov.br/ Acesso em 15.03.2022.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - Educa.Jovens. Conheça o Brasil.Educação, 2019. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317-educacao.html Acesso em: 20.03.2022.
IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - PNAD Contínua, 2019. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101736_informativo.pdf Acesso em: 17.03.2022.
LIMA, P.G. O planejamento da Educação Brasileira (PNE 2001-2024). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, esp 1, p. 704-718, maio 2020, e-ISSN: 1982-5587. Disponível em : https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp.1.13344 Acesso em 02.11.2021 às 17: 43.
MEDEIROS, M. e OLIVEIRA, L. F. B. de Desigualdades regionais em educação: potencial de convergência. Sociedade e Estado [online]. 2014, v. 29, n. 2 , pp. 561-585. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-69922014000200012 Acesso em: 7.03.2022
MOREIRA, S. C. P. C. Inclusão de Alunos com Deficiência no Ensino Superior: Uma análise da Região Sudeste. 2018. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4941 Acesso em: 25.02.2022.
MOROSINI, M. C.; Estado de conhecimento e questões do campo científico. Revista Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Santa Maria, v. 40; n. 1; p. 101-116 | jan./abr. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15822 Acesso em: 7.03.2022
NAJJAR,J.; MOCARZEL, M.; MORGAN,K. Os Planos Municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro: um mapeamento de metas, estratégias e desafios. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação [online]. 2020, v. 28, n. 109, p. 1033-1053. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/S3rw7BMBkxCsdsS7XygDBvh/?lang=pt Acesso em 23.01.2022.
NASCIMENTO, R. P.; VIEIRA, M. N.A.; TAVARES, C.M.V.; GOBETE, G. O Plano Municipal de Vitória e a gestão da educação : notas sobre o processo de monitoramento e avaliação. Fórum Nacional Popular de Educação. Disponível em: ROSENERY_PIMENTEL_DO_NASCIMENTO.pdf (fnpe.com.br). Acesso em 07.03.2022.
PORTAL EMBRAPA. Região sudeste. Disponível em: https://www.embrapa.br/contando-ciencia/regiao-sudeste. Acesso em07.03.2022.
SÃO PAULO. Portaria n. 7972 de 12 de dezembro de 2016. Estabelece sistemática de monitoramento e avaliação das diretrizes, metas e estratégicas do Plano Municipal de Educação - PME e cria Comissão Permanente de Monitoramento e Avaliação. Disponível em: http://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/portaria-secretaria-municipal-de-educacao-7972-de-13-de-dezembro-de-2016/detalhe Acesso em: 12.01.2022
SÃO PAULO. Monitoramento do Plano Municipal de Educação. Linha de Base 2015-2025. Disponível em: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/noticias/sme-lanca-publicacao-sobre-o-monitoramento-do-plano-municipal-de-educacao/ Acesso em 20.03.2022
SIDONE, O. J. G.; HADDAD, E. A. e MENA-CHALCO, J. P. A ciência nas regiões brasileiras: evolução da produção e das redes de colaboração científica. Transinformação [online]. 2016, v. 28, n. 1 . , pp. 15-32. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2318-08892016002800002> Acesso em: 7. 03. 2022.
SILVA, M. A.; MURANAKA, M. A. S. Uma Análise do processo de elaboração do Plano Municipal de Educação de Rio Claro- SP. Educação: Teoria e Prática/Rio Claro, SP/ Vol. 27, n.55/ p. 244-261/MAIO-AGOSTO. 2017. ISSN 1980-8106. Disponível em https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n55.p244-261 . Acesso em 02.11.2021.
SOUZA, D. B.; ALCÂNTARA, A. B. (Des)vinculações de Planos Municipais de Educação metropolitanos com outros instrumentos de gestão local da educação. Educação e Pesquisa [online]. 2017, v. 43, n. 3, p. 711-726. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201604144540 Acesso em: 20.03.2022
TRIPODI, Z. F., DELGADO, V. M. S. e RODRIGUES, E. C. Permeabilidade estatal e atores privados na oferta da educação infantil: o que dizem os Planos Municipais de Educação (2014-2024)?. Revista Brasileira de Educação [online]. 2018, v. 23. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-24782018230064> Acesso em 21.03.2022.
VITÓRIA. Lei n. 8.829/2015. Aprova o Plano Municipal de Educação de Vitória - PMEV. Espírito Santo, 24 de jun. 2014. Disponível em: https://camarasempapel.cmv.es.gov.br/Arquivo/Documents/legislacao/html/L88292015.html#:~:text=a%20seguinte%20Lei%3A-,Art.,Org%C3%A2nica%20do%20Munic%C3%ADpio%20de%20Vit%C3%B3ria. Acesso em: 10.02.2022.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.