PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL

Autores/as

Palabras clave:

Monitoramento, Planejamento Educacional, Plano Municipal de Educação, Região sudeste

Resumen

Este artigo é um recorte de um estudo maior sobre Planejamento Educacional desenvolvido em municípios da região metropolitana de Sorocaba.  A presente pesquisa tem como objetivo identificar estudos e pesquisas científicas na área da Educação que tratam do monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação com foco na região Sudeste do Brasil. Trata-se de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento que se utiliza da análise documental e descrição crítica dos resultados, que demonstraram através das produções encontradas e selecionadas, uma deficiência e escassez no que diz respeito ao monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação durante sua vigência (2014-2024) na região Sudeste. Os estudos apontam para a necessidade de uma construção mais participativa e democrática do planejamento educacional, especificamente o PME, para que seu monitoramento e avaliação sejam estruturados de forma que a sociedade tenha acesso às informações.

Biografía del autor/a

Amanda Regina Martins Dias, UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Mestra em Educação pela UFSCar-campus Sorocaba. Membro do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação. Diretora de Escola da Rede Municipal de Educação de Sorocaba.

Débora Ap. Martinho da Silva , UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Pedagoga Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Especialista em Inclusão Social. Participante do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação. Psicopedagoga Clínica da Rede Municipal de Conchal.

Gilsemara Vasques Rodrigues Almenara , UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Mestra em Educação pela UFSCar-campus Sorocaba. Membro do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação. Supervisora de Ensino da Rede Municipal de Educação de Sorocaba.

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de São Carlos -UFSCAR - Campus Sorocaba

Doutor em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara/SP. Pós-Doutor pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Ciências Humanas e Educação [DCHE].

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Publicado

2022-05-27

Cómo citar

Dias, A. R. M. ., Silva , D. A. M. da ., Almenara , G. V. R. ., & Lima, P. G. (2022). PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (3), p.18–36. Recuperado a partir de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1026

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