PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO NORTE DO BRASIL
Palavras-chave:
Planejamento Educacional, Monitoramento e avaliação da educação, Planos Municipais de Educação, Região NorteResumo
O presente artigo faz parte da primeira etapa da pesquisa intitulada “Planejamento Educacional: monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação da região metropolitana de Sorocaba”, vinculada ao GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas “Estado, Política, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação”, pertencente à Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, campus Sorocaba, cujo objetivo é o de analisar as ações das instâncias responsáveis pelo monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação da Região Metropolitana de Sorocaba/SP, no que tange suas formas e resultados encontrados quanto à compreensão da agenda de trabalho, dos fluxos de monitoramento e de avaliação e dos encaminhamentos para correção desses fluxos. Nessa primeira etapa, a temática será pesquisada em todas as regiões brasileiras, a partir da pesquisa do tipo Estado do Conhecimento e o presente artigo aborda a temática com foco na Região Norte do Brasil.
Referências
AZANHA, J. M. Política e Planos de Educação no Brasil: alguns pontos para reflexão. Cadernos de Pesquisa, n.85. São Paulo, Fundação Carlos Chagas, 1993.
EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias, 2022. Contando Ciência na Web. Disponível em: https://www.embrapa.br/contando-ciencia/regiao-norte. Acesso em: 26 fev. 2022.
GAMBOA, S.A.S. Epistemologia da pesquisa em educação: estruturas lógicas e tendências metodológicas. Campinas/SP: Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas (Tese de Doutorado), 1987. Disponível em: http://143.106.227.105/handle/REPOSIP/251514. Acesso em: 18 mar. 2022.
HORTA, J. S. B. Planejamento educacional. In: SAVIANI, Demerval et. al. Filosofia da educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1985.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/busca.html?searchword=REGIÃO+NORTE . Acesso em: 25 fev. 2022.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. IDEB – Resultados e metas. Brasília: Inep, 2019. Disponível em: http://ideb.inep.gov.br/resultado/. Acesso em 20 mar. 2022.
LIMA, P.G. Planejamento educacional: monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação da região metropolitana de Sorocaba/SP. Departamento de Ciências Humanas e Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar – campus Sorocaba/SP. 16p. 2020.
LIMA, P.G. Tendências paradigmáticas na pesquisa educacional. São Paulo, Brasil: Amil Editora, 2003.
MEC. Ministério da Educação. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior. Brasil, 2022. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/ . Acesso em: 21 mar. 2022.
MOREIRA, A. L. G. O plano municipal de educação do município de Rio Branco/Acre como planejamento de políticas públicas no decênio (2015-2025): um estudo de seu processo de elaboração e concepção. 2018. 144 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Cela, Universidade Federal do Acre - Ufac, Rio Branco, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6558039. Acesso em 10 dez. 2021.
MOROSINI, M.C. FERNANDES, C.M.B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p.154-164, jul-dez, 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875/12399. Acesso em 16. mar. 2022.
RAMOS, A.; FARIA, P.M.; FARIA, A. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 41, p. 17-36, jan./abr. 2014. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/2269/2185. Acesso em 16. mar.2022.
RODRIGUES, R. S. Planos nacional e municipais de educação no Tocantins e institucionalização do Sistema Nacional de Educação: perspectivas e contradições. 2018. 126 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Tocantins - UFT, Palmas, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7207753. Acesso em 10 dez. 2021.
SCAFF, E. A. S., OLIVEIRA, M. S., LIMA, S. E. O Planejamento Educacional frente às fragilidades da democracia brasileira. ETD- Educação Temática Digital. Campinas, SP. v.20 n.4 p. 905-923 out./dez. 2018. Disponível em: file:///C:/Users/danix/Downloads/acdiasjr,+8649255-42141-1-CE.pdf. Acesso em 12 mar. 2022.
SILVA, M. L. A. Planejamento, plano e políticas públicas educacionais no Município de Miracema do Tocantins: reprodução e tensionamentos. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Tocantins - UFT, Palmas, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8722115. Acesso em 12 dez 2021.
SOARES, J.F.; XAVIER, F.P. Pressupostos Educacionais e Estatísticos do Ideb. Educação & Sociedade, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v34n124/13.pdf. Acesso em 25 fev. 2022.
SOUSA, A. R. Planejamento de políticas públicas no campo da educação municipal: planos municipais no Tocantins – disputa de intencionalidades. 2015. 165 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Tocantins - UFT, Palmas, 2015. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3090302. Acesso em: 12 dez. 2021.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.