PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO NORTE DO BRASIL

Autores/as

Palabras clave:

Planejamento Educacional, Monitoramento e avaliação da educação, Planos Municipais de Educação, Região Norte

Resumen

O presente artigo faz parte da primeira etapa da pesquisa intitulada “Planejamento Educacional: monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação da região metropolitana de Sorocaba”, vinculada ao GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas “Estado, Política, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação”, pertencente à Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, campus Sorocaba, cujo objetivo é o de analisar as ações das instâncias responsáveis pelo monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação da Região Metropolitana de Sorocaba/SP, no que tange suas formas e resultados encontrados quanto à compreensão da agenda de trabalho, dos fluxos de monitoramento e de avaliação e dos encaminhamentos para correção desses fluxos. Nessa primeira etapa, a temática será pesquisada em todas as regiões brasileiras, a partir da pesquisa do tipo Estado do Conhecimento e o presente artigo aborda a temática com foco na Região Norte do Brasil.

Biografía del autor/a

Adriana Vilhena Monteiro, UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Mestranda em Educação pela UFSCar - Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba. Pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas. Bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue. Membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq. Secretária executiva na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e membro da Comissão de Ética da Universidade Federal do Acre – UFAC.

Daniele Xavier Ferreira Giordano, UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos –Campus Sorocaba. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Bacharel em Direito e Licenciada em Pedagogia. Membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq.

Israel Mascarenhas, UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Docente na Rede Municipal de Educação de Indaiatuba/SP e membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq.

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de São Carlos -UFSCAR - Campus Sorocaba

Doutor em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara/SP. Pós-Doutor pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Ciências Humanas e Educação [DCHE].

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Archivos adicionales

Publicado

2022-05-27

Cómo citar

Monteiro, A. V. . ., Giordano, D. X. F. . ., Mascarenhas, I. . ., & Lima, P. G. (2022). PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO NORTE DO BRASIL. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (3), p.89–108. Recuperado a partir de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1030

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