OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
CONFIGURAÇÕES PARA UMA CONCEPÇÃO DE EPT E UMA NOVA INSTITUCIONALIDADE
Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Institutos Federais, Nova InstitucionalidadeResumo
Neste artigo socializamos os resultados da pesquisa de Doutorado, intitulada “Formação Continuada para Professores Bacharéis: A materialização das políticas institucionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais/IFNMG (2008-2018)”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGED, da Universidade Federal de Uberlândia/UFU. A pesquisa de natureza qualitativa, ancorou-se em entrevistas, revisão bibliográfica, na legislação e em documentos institucionais como o Plano de Desenvolvimento Institucional/PDI e Relatórios de Gestão. Buscou analisar a proposição de políticas de formação continuada, especialmente àquelas voltadas para a formação pedagógica dos professores bacharéis no âmbito do IFNMG, no marco de dez anos de existência dos Institutos Federais, considerando a conjuntura política de gênese e expansão dessas instituições. Todavia, neste artigo, fazemos um recorte da pesquisa, com o objetivo de discutir a configuração dos Institutos Federais para traçar uma nova concepção para a EPT e a proposição de sua nova institucionalidade.
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