OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CONFIGURAÇÕES PARA UMA CONCEPÇÃO DE EPT E UMA NOVA INSTITUCIONALIDADE

Autores/as

Palabras clave:

Educação Profissional e Tecnológica, Institutos Federais, Nova Institucionalidade

Resumen

Neste artigo socializamos os resultados da pesquisa de Doutorado, intitulada “Formação Continuada para Professores Bacharéis: A materialização das políticas institucionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais/IFNMG (2008-2018)”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGED, da Universidade Federal de Uberlândia/UFU. A pesquisa de natureza qualitativa, ancorou-se em entrevistas, revisão bibliográfica, na legislação e em documentos institucionais como o Plano de Desenvolvimento Institucional/PDI e Relatórios de Gestão. Buscou analisar a proposição de políticas de formação continuada, especialmente àquelas voltadas para a formação pedagógica  dos professores  bacharéis  no  âmbito do IFNMG,  no  marco  de  dez  anos  de  existência  dos Institutos  Federais, considerando  a  conjuntura política  de  gênese  e  expansão  dessas  instituições. Todavia, neste artigo, fazemos um recorte da pesquisa, com o objetivo de discutir a configuração dos Institutos Federais para traçar uma nova concepção para a EPT e a proposição de sua nova institucionalidade.

Biografía del autor/a

Josenilda de Souza Silva, IFNMG - Instituto Federal do Norte de Minas Gerais/IFNMG Campus Januária

Pedagoga IFNMG campus Januária. Doutora em Educação/UFU.

Maria Célia Borges, UFU - Federal de Uberlândia

Docente do Curso de Pedagogia e da pós-graduação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU/Faced), Doutora em Educação/PUCSP, Mestre em Educação/UFU.

Citas

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Publicado

2022-05-27

Cómo citar

Silva, J. de S. ., & Borges, M. C. . (2022). OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: CONFIGURAÇÕES PARA UMA CONCEPÇÃO DE EPT E UMA NOVA INSTITUCIONALIDADE . Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (3), p.230–238. Recuperado a partir de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1041

Número

Sección

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 8 - TRABALHO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA