EXAME DIAGNÓSTICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA COM LICENCIANDOS DO IF
Palavras-chave:
Avaliações externas, Avaliação escolar, Prática pedagógicaResumo
Este relato de experiência apresenta e analisa os resultados de uma pesquisa desenvolvida por discentes de um Instituto Federal no componente curricular Pesquisa e Prática Pedagógica (PPP), sendo uma de suas ações a elaboração e aplicação de um Exame Diagnóstico para o Ensino Fundamental. Com base na pesquisa aplicada em escolas públicas, uma na sede e outra na zona rural, aponta-se os limites e possibilidades de articulação entre instrumento avaliativo externo e interno, bem como as aproximações desencadeadas com a comunidade escolar. Chega-se à conclusão de que há possibilidade de diálogos entre avaliação externa e escolar, ampliando o recorte curricular e apontando caminhos na superação do caráter de padronização das avaliações externas. Destaca ainda a importância da disciplina acadêmica PPP, voltada para a docência, na materialização da prática como componente curricular, na integração do ensino com a pesquisa e na relação construída entre instituto x escola a partir desse processo.
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