PROPOSTA PARA UM TRABALHO FORMATIVO DE PROFESSORES COORDENADORES

Autores

Resumo

Buscando o pleno desenvolvimento dos educandos, o professor coordenador precisa formar os docentes da instituição que é responsável. Vale lembrar que esses professores coordenadores também precisam de formação contínua. Nesse sentido, dentre as várias atuações educativas da autora, uma delas, enfocada neste texto, refere-se a sua ação em uma Secretaria Municipal de Educação, como assistente técnica responsável, principalmente, pela formação de professores coordenadores de 39 Escolas Municipais de Educação Infantil de um município do interior de São Paulo. Com isso, os professores coordenadores eram formados para que pudessem subsidiar os docentes das escolas em que eram responsáveis. A partir disso, o texto aqui apresentado, teve como objetivo auxiliar professores coordenadores nas formações realizadas nas escolas, especificamente nas Horas de Estudos Coletivos. Como metodologia, foi utilizada pesquisa bibliográfica e reflexão coletiva. Desse modo, foi desenvolvido modelos de relatórios reflexivos a serem preenchidos pelos professores coordenadores e posteriormente pela assistente técnica.

Biografia do Autor

Aline de Novaes Conceição, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal

Docente Adjunta do Curso de Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus do Pantanal. Doutora e mestra em educação, Especialista em Formação de Professores em Educação Especial e Inclusiva e Pedagoga, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Campus de Marília/SP. Especialista em Gestão Educacional e Psicopedagoga Institucional e Clínica.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Conceição, A. de N. . (2023). PROPOSTA PARA UM TRABALHO FORMATIVO DE PROFESSORES COORDENADORES. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.502–509. Recuperado de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1121

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: EIXO 10 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES