A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA PRÓXIMA DÉCADA:

DESAFIOS, RISCOS E CONJUNTURA

Autores

Palavras-chave:

Educação brasileira, Planejamento educacional, Conjuntura educacional.

Resumo

Este trabalho apresenta relato de experiência da atuação na Campanha Nacional pelo Direito à Educação, consistindo em três contribuições no âmbito das discussões e conferências relativas ao próximo Plano Nacional de Educação-PNE. A primeira, referente à intervenção no debate público sobre educação, apontando desafios e riscos. A segunda, referente à criação do Pacto em Defesa do Monitoramento e Cumprimento do Terceiro Plano Decenal. A terceira, referente à formação dos delegados que representaram o Maranhão na Conferência Nacional de Educação-CONAE. A atuação se deu no sentido de reforçar a importância do Sistema Nacional de Educação-CNE para a implementação do próximo PNE, bem como a necessidade de articular governança educacional que envolva União, Estados, Municípios e sociedade civil.

Biografia do Autor

Jhonatan Almada, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Unesp

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Unesp, campus Marília. Membro do Coletivo de Pesquisadores de Políticas Educacionais-COPPE e professor da Faculdade Santa Luzia.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Almada, J. . (2024). A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA PRÓXIMA DÉCADA: : DESAFIOS, RISCOS E CONJUNTURA . Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, p.524–534. Recuperado de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1186

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: EIXO 1 - A ED. BÁSICA BRASILEIRA E DESAFIOS DA ATUALID.