A GESTÃO DEMOCRÁTICA NO SISTEMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL APÓS A LDB Nº 9.394/96

Autores/as

  • Simone Beretta Faian UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados

Palabras clave:

Gestão democrática, Política educacional, Vertente

Resumen

Este trabalho visa analisar os marcos normativos do Sistema Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul após a LDB nº. 9.394/96, buscando explicitar os fatores condicionantes da gestão efetivada de vertente democratizante. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumento para coleta de dados a análise documental. O problema levantado pela pesquisa é: que decisões são tomadas pelo Sistema Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul no que se refere à gestão escolar de vertente democratizante? Através dos resultados, percebe-se que o Sistema Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul teve significativos avanços de vertente democratizante, instituindo e fortalecendo os canais de participação nas decisões pedagógicas, administrativas e financeira da escola, estabelecendo uma legislação própria que regulamenta a gestão democrática do ensino, garante a participação da comunidade na eleição de diretores escolares e dos membros do Conselho Escolar.

Biografía del autor/a

Simone Beretta Faian, UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados – (UFGD-Dourados).

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Publicado

2023-05-26

Cómo citar

Faian, S. B. . (2023). A GESTÃO DEMOCRÁTICA NO SISTEMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL APÓS A LDB Nº 9.394/96. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.396–400. Recuperado a partir de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1106

Número

Sección

RESUMOS EXPAN/POSTER: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN