COMPREENDENDO O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL DE SURDOS:

DA ORALIZAÇÃO À NOVA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE NA LDB – PERSPECTIVAS E DESAFIOS EMERGENTES

Autores

Palavras-chave:

Planejamento Educacional, Educação Bilíngue de Surdos.

Resumo

O presente artigo propõe uma discussão sobre o percurso histórico da educação de surdos no Brasil e seu planejamento educacional atual tomando como base a premissa de que a defesa em educação bilíngue seja efetiva. Nesse sentido, as realidades do ensino da educação bilíngue de surdos são variadas e múltiplas, com as denominações diversas de acordo com o contexto local, visto que o sistema de ensino, conforme estabelecido pela Constituição Federal de 1988, possui autonomia em relação à sua organização político-administrativa no âmbito educacional, o que visa a relevância desta pesquisa consiste em contribuir com as discussões existentes sobre a implementação da nova modalidade da Educação Bilíngue na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) que requer um planejamento efetivo e uma abordagem abrangente envolvendo todos os aspectos do sistema educacional, desde o desenvolvimento curricular até a formação de professores e o envolvimento da comunidade surda. A adoção de políticas claras e o compromisso com a inclusão e a equidade são fundamentais para o prosseguimento dessa iniciativa.

Biografia do Autor

Daniele Silva Rocha , Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Campus Sorocaba

Doutoranda e mestra em Educação pela Faculdade de Educação (FE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Campus Sorocaba. Participa como membro do Grupo de Pesquisa “Linguagem na Diferença” (GP-LnD) vinculado à CNPq e liderado pela Prof.ª. Aryane Santos Nogueira e Prof.ª. Dra. Lilian Cristine Ribeiro Nascimento.

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Publicado

2024-05-24

Como Citar

Silva Rocha , D. (2024). COMPREENDENDO O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL DE SURDOS: : DA ORALIZAÇÃO À NOVA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE NA LDB – PERSPECTIVAS E DESAFIOS EMERGENTES. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, p.xxxvi-li. Recuperado de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1195