COMPREENDENDO O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL DE SURDOS:
DA ORALIZAÇÃO À NOVA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE NA LDB – PERSPECTIVAS E DESAFIOS EMERGENTES
Palabras clave:
Planejamento Educacional, Educação Bilíngue de Surdos.Resumen
O presente artigo propõe uma discussão sobre o percurso histórico da educação de surdos no Brasil e seu planejamento educacional atual tomando como base a premissa de que a defesa em educação bilíngue seja efetiva. Nesse sentido, as realidades do ensino da educação bilíngue de surdos são variadas e múltiplas, com as denominações diversas de acordo com o contexto local, visto que o sistema de ensino, conforme estabelecido pela Constituição Federal de 1988, possui autonomia em relação à sua organização político-administrativa no âmbito educacional, o que visa a relevância desta pesquisa consiste em contribuir com as discussões existentes sobre a implementação da nova modalidade da Educação Bilíngue na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) que requer um planejamento efetivo e uma abordagem abrangente envolvendo todos os aspectos do sistema educacional, desde o desenvolvimento curricular até a formação de professores e o envolvimento da comunidade surda. A adoção de políticas claras e o compromisso com a inclusão e a equidade são fundamentais para o prosseguimento dessa iniciativa.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.