ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:

PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Jairon da Conceição Lima Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Resumo

Este estudo investigou as percepções dos professores do 5º ano de uma escola pública de São Mateus do Maranhão sobre o ensino da álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com base na análise qualitativa de questionários e fundamentação na BNCC (2018) e em pesquisas recentes, identificou-se interesse dos alunos quando o conteúdo é contextualizado e lúdico, mas também dificuldades relacionadas à abstração dos conceitos e à falta de materiais adequados. A pesquisa destaca a importância da introdução gradual do pensamento algébrico, valorizando padrões, regularidades e múltiplas representações, conforme indicam Lacerda e Gil (2022) e Souza, Luna e Merlini (2023). Ressalta-se a necessidade de formação continuada para professores, bem como de práticas pedagógicas que aproximem a álgebra da realidade dos estudantes. Conclui-se que, para avançar no ensino, é preciso aprofundar estudos sobre formação docente e uso de recursos contextualizados, fortalecendo a alfabetização matemática desde os anos iniciais.

Biografia Autor

Jairon da Conceição Lima, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Venda Nova do Imigrante – FAVENI (2023) e em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA (2022). Atualmente, atua como coordenador de projetos pedagógicos na Secretaria Municipal de Educação de São Mateus do Maranhão.

Ficheiros Adicionais

Publicado

2025-10-09

Como Citar

da Conceição Lima, J. (2025). ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: : PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO CONTEXTO ESCOLAR. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 6(1), p.72–80. Obtido de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1206