ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:
PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO CONTEXTO ESCOLAR
Resumo
Este estudo investigou as percepções dos professores do 5º ano de uma escola pública de São Mateus do Maranhão sobre o ensino da álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com base na análise qualitativa de questionários e fundamentação na BNCC (2018) e em pesquisas recentes, identificou-se interesse dos alunos quando o conteúdo é contextualizado e lúdico, mas também dificuldades relacionadas à abstração dos conceitos e à falta de materiais adequados. A pesquisa destaca a importância da introdução gradual do pensamento algébrico, valorizando padrões, regularidades e múltiplas representações, conforme indicam Lacerda e Gil (2022) e Souza, Luna e Merlini (2023). Ressalta-se a necessidade de formação continuada para professores, bem como de práticas pedagógicas que aproximem a álgebra da realidade dos estudantes. Conclui-se que, para avançar no ensino, é preciso aprofundar estudos sobre formação docente e uso de recursos contextualizados, fortalecendo a alfabetização matemática desde os anos iniciais.
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