A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS INDÍGENAS NO CONTEXTO ESCOLAR
Palavras-chave:
Educação escolar indígena, Atuação do profissional indígena. Alfabetização. Surdez.Resumo
O objetivo desta pesquisa foi sensibilizar a relação entre a atuação do profissional indígena e a educação escolar indígena é um campo novo e complexo de averiguação, marca a barreira ainda não definidas entre dois campos de conhecimento em construção. O artigo irá salientar os discursos acerca da educação diferenciada indígena, educação de pessoas surdas e a atuação do profissional indígena. Os possíveis pesquisas apontarão a necessidade de criação de espaços de diálogo junto à comunidade escolar indígena, para que a questão da educação de pessoas surdas seja discutida e construída de maneira positiva para sanar o atual dificuldade do aluno indígena surdo e o profissional indígena, sabendo se que a carência de recursos e de professores fluentes em libras intervém na comunicação entre educador e educando, refletindo assim no processo de alfabetização.