About the Journal

Foco e Escopo

Os processos participativos e democráticos se consolidam à medida em que sejam discutidos e transformados em objetos em movimento, resguardando-se o princípio da soberania cidadã e sua recorrência como direito que se aperfeiçoa conforme o seu respectivo direito. Como princípio orientador, a cidadania deve ser mobilizada por processos participativos, regulados por lei, como acima destacado, assim, a busca por sua legitimação deve ocorrer por canais que promovam e garantam a consolidação democrática em distintas esferas de responsabilidade. A proposta dos "Colóquios de Política e Gestão da Educação” tem essa característica. Acompanhada da premissa de que a ciência somente se desenvolve com maior profundidade onde as condições humanas e materiais, não são apenas presentes, mas elas mesmas como suporte para o aperfeiçoamento das tecnologias e inovação que, necessariamente devem ser atravessadas por encaminhamentos das políticas educacionais e análise de sua validação ou não. 

Processo de Avaliação pelos Pares

  • Clareza na formulação da problemática e no desenvolvimento;
  • Relevância da contribuição à política, à gestão, e à construção conhecimentos na e para a educação conforme os eixos do evento;
  • Consistência e rigor no tratamento teórico e metodológico.
  • Correção na linguagem do texto e nas citações e referências.
  • Cumprimento das condições de submissão e das normas de formatação.

Periodicidade

O evento é anual.

Política de Acesso Livre

Este evento oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Templates

Os textos para submissão devem observar as normas e serem preparados conforme a modalidade escolhida pelo participante em um dos Templates a seguir:

TEMPLATE - COMUNICAÇÃO ORAL

TEMPLATE - RELATOS DE EXPERIÊNCIA 

TEMPLATE - RESUMO EXPANDIDO (POSTER)

TEMPLATE PAINÉIS

 

Pagamento

Somente serão publicados os trabalhos que efetuarem o pagamento de pelo menos uma inscrição no evento. 

Se desejar fazer o pagamento de sua inscrição CLICK AQUI.

 

IMPORTANTE: Não haverá devolução do valor da inscrição em nenhuma hipótese. 

  1. São condições gerais para submissão de trabalhos:
  2. a) Cada autor poderá inscrever até 2 (dois) trabalhos (na modalidade que o participante optar: Comunicação Oral, Pôster, Relato de Experiência ou Mesa Temática - Painel), sendo 1 (um) como autor principal e 1 (um) em coautoria. Cada trabalho só pode ter, no máximo, um autor e três coautores.
  3. b) A critério dos avaliadores poderá ser solicitado algumas alterações dos textos submetidos;
  4. c) Somente poderão integrar a programação oficial, receber o correspondente Certificado e ter direito à publicação do texto, os trabalhos que preencherem estas condições e que tenham pelo menos uma inscrição paga.
  5. d) Os trabalhos apresentados e seus respectivos conteúdos são de exclusiva responsabilidade dos autores.
  6. Normas de formatação dos trabalhos
    a) O documento deverá vir em Word, fonte Arial, tamanho 12, espaço 1,5 entrelinhas e justificado no corpo do texto. Para título – Arial Black – vermelho escuro em caixa alta (Tamanho da fonte 12). Para todas os títulos da introdução, seções e subseções também Arial Black – 12, mas somente a primeira letra maiúscula. Se for utilizar citação direta – Arial, tamanho 10 e notas de rodapé: Arial tamanho 9.

2.1 – Normas de formatação de Comunicação Oral e Relatos de Experiência

  1. a) Os textos poderão ser submetidos e apresentados em português, espanhol ou inglês.
  2. b) Indicação do tipo de trabalho – se comunicação oral, se pôster – e identificação do respectivo número do eixo (Fonte Arial, tamanho 10 – alinhado à esquerda) em que o trabalho foi submetido (Eixo 1, 2, 3, etc...).
  3. c) O título do trabalho deve estar em letra maiúscula na fonte Arial Black em caixa, alta tamanho 12, com alinhamento centralizado. Espaço de  6pt. depois.
  4. d) Os nomes dos autores/autoras (Fonte Arial, Tamanho 10) devem aparecer logo abaixo do título do trabalho, com alinhamento centralizado e acompanhados pela identificação da instituição e demais informações em nota de rodapé.
  5. e) A submissão das comunicações/relatos requer a apresentação do texto completo, precedido de um Resumo (Arial Black, tamanho 10) de até 150 palavras (Tamanho 10, Arial – espaçamento simples), acompanhado de três palavras-chave, separadas por ponto. Não serão aceitos os trabalhos cujos resumos excederem esse tamanho. O resumo deverá ser apresentado em um único parágrafo, sem notas nem referências bibliográficas.
  6. f) Para todas os títulos da introdução, seções e subseções também Arial Black – 12, mas somente a primeira letra maiúscula. Se for utilizar citação direta – Arial, tamanho 10 e notas de rodapé: Arial tamanho 9. As páginas deverão estar numeradas na parte superior direita.
  7. g) O corpo do texto deve estar sem recuos de parágrafos (com exceção das citações diretas). Fonte Arial 11 para o texto e 10 para as citações.
  8. h) As comunicações orais podem incluir estudos, artigos de cunho exploratório, relatórios de pesquisas e relato de experiências, trabalhos acadêmicos concluídos ou em andamento.
  9. i) O texto completo, incluídas as referências bibliográficas, quadros e tabelas, deve ter uma extensão de até 12 páginas em espaçamento 1,5.
  10. j) O texto completo do trabalho deve ser enviado no Template disponibilizado para isso, com as seguintes diretrizes: Papel A4 (29,7cm x 21 cm), margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm. Fontes conforme especificado acima, espaço entrelinhas de 1.5 e alinhamento justificado.
  11. k) Apresentação da comunicação oral:

- O(a) autor(a) de cada trabalho terá 10 minutos de apresentação e mais 05 minutos para responder aos questionamentos dos participantes;

- Deverá ser rigorosamente observado o horário pré-estabelecido no programa do evento para cada sessão de apresentação;

2.2 - Normas específicas para Resumos expandidos

  1. a) Estrutura e dimensões: NÃO HAVERÁ NESSA EDIÇÃO A EXPOSIÇÃO DE BANNER IMPRESSO.Os resumos expandidos (Pôsteres)  deverão ser oralizados ou em forma de videos gravados e socializados a partir do YOUTUBE. É obrigatória a utilização do logo nos materiais em power point ver  como presente nos TEMPLATES.
  2. b) Conteúdo do pôster.O pôster deve fazer referência ao Evento e mencionar seus autores e suas instituições e constar: a) No espaço especificado à direita deve constar o Eixo em que o trabalho foi submetido (Eixo 1, 2, 3, etc...).; b) Título, nomes do(s) autor(es), instituição (ões) – informações complementares em nota de rodapé; c) Introdução(Apresentando-se a problemática); Materiais e métodos,  Discussão dos resultadosConsiderações finais e Referências.  Utilizar o mínimo de texto e de figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis.
  3. c) Apresentação do pôster. Os autores são pessoalmente responsáveis pelo envio dos resumos expandidos para geplageufscar@gmail.com por meio do respectivo link do youtube. Mesmo para quem enviou o material, deve estar presente no dia do evento pelo menos 1 (um) dos autores para responder eventuais pontuações dos participantes. A apresentação será feita em Bloco de até 05 trabalhos e depois aberta ao público. 
  4. d) O que deve ser submetido  para o Comitê Científico avaliar.O texto do(s) Resumos (Expandidos) deverão ser encaminhados com identificação (nome) e eixo na página de submissão de trabalhos (https://laplageemrevista.ufscar.br/index.php/cpge), depois de ter efetuado o respectivo pagamento da inscrição.
  5. e) Extensão dos textos.Os textos completos sobre o conteúdo dos resumos expandidos (pôsteres) – incluindo cabeçalho, resumo e palavras-chave, desenvolvimento e referências – devem ter no máximo 5 páginas, digitadas em espaço 1,5. A organização completa do resumo expandido deve conter:
  6. Resumo: único parágrafo, espaçamento simples, de até 150 palavras e três palavras-chave, separadas por ponto. (Tamanho 10, Arial – espaçamento simples), acompanhado de três palavras-chave, separadas por ponto. Não serão aceitos os trabalhos cujos resumos excederem esse tamanho.
  7. O texto completo do resumo expandido, formatado no TEMPLATEdeve ser submetido na pagina dos Anais dos Colóquios de Políticas e Gestão da Educação da UFSCar-Sorocaba;

III. O texto completo deve ser observar as seguintes diretrizes: Papel A4 (29,7cm x 21 cm), margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm. Fonte Arial 11, espaço entrelinhas de 1.5 e alinhamento justificado (Corpo do texto) Para título – Arial Black – vermelho escuro em caixa alta (Tamanho da fonte 12). Para todas os títulos da introdução, seções e subseções também Arial Black – 12, mas somente a primeira letra maiúscula. Se for utilizar citação direta – Arial, tamanho 10 e notas de rodapé: Arial tamanho 9. As páginas deverão estar numeradas na parte superior direita.

  1. Os trabalhos deverão ser apresentados em data, local ou horários programados a ser divulgado no site do evento.
  2. f) Apresentação de Pôster:

- Cada pôster será exposto por uma hora durante o evento, em local determinado pela organização, com a presença obrigatória de pelo menos um dos autores para responder aos questionamentos dos visitantes.

2.3 - Normas específicas para propostas de Painéis (Palestras - Mesas Temáticas)

Painéis caracterizam-se como interlocução e debates sobre determinada temática, no caso desse evento,  na área da pesquisa em educação. 

Será de responsabilidade do organizador da proposta do Painel o envio do arquivo e a organização da apresentação, conforme um dos eixos listados na programação atentando-se para as seguintes exigências:

  1. a) o painel deverá estar composto de três resumos expandidos - sob três objetos - com profissionais de instituições diferentes (admitindo-se pelo menos 02 da mesma instituição);
  2. b) Cada resumo expandido inscrito no painel poderá ter no máximo três autores(as) - neste caso, um deverá ser escolhido para  ser o relator da pesquisa de que trata o resumo expandido;
  3. c) Todos os autores, sem exceção, deverão estar inscritos e efetuar o pagamento da inscrição;
  4. d) Poderá participar do painel: docentes e pesquisadores(as) de Programas de Pós-Graduação em
    Educação e áreas correlatas; estudantes de PPGEs (mestrandos, doutorandos) de instituições públicas ou ´privadas; docentes e profissionais  da Educação Tecnológica e da Básica vinculados(as) a grupos e/ou projetos de pesquisa;

SOBRE A SUBMISSÃO DO PAINEL:  o painel deverá ser encaminhado para o email: geplageufscar@gmail.com (Exclusivamente);

  1. e) Identificação: Os painéis deverão seguir as mesmas - conforme templatedisponibilizado - nomeado assim: painel_nomedocoordenador_ufscar com a seguinte apresentação: 

- nome do coordenador do painel, filiação instituicional e email;

- nomes dos demais participantes; filiação instituicional e email;

- um resumo geral que caracteriza o painel - seguido de três palavras chaves;

- em seguida, cada resumo expandido em formato de artigo, com resumo simples (até 150 palavras), seguido de palavras chave (até três) e resumo expandido, composto de: introdução (justificativa, problema de pesquisa e objetivos), metodologia, resultados e discussão, considerações finais e referências, estruturado em no máximo 12 páginas (ou menos) não podendo ultrapassar 36 páginas, incluindo as referências.

Serão aprovados até 10 painéis temáticos (se observará o calendário do evento para a ublicação dos resultados). Em se atingindo o universo de 10 painéis - não serão aceitas mais submissões. 

  1. Sobre a avaliação dos Trabalhos
  2. a) Serão objetos de avaliação: a) qualidade dos trabalhos e a estrita observância das condições de submissão, normas de formatação e prazos. O parecer do Comitê Científico tem caráter conclusivo, não cabendo reconsideração.
  3. b) Os trabalhos devem ser revisados ortográfica e gramatical mente e atender às normas da ABNT. Não serão aceitos trabalhos incompletos ou que já tenham sido apresentados em outros eventos ou publicados em periódicos, livros ou anais de eventos
  4. c) Sobre as normas da ABNT – a) as citações indiretas devem vir entre parênteses em caixa alta, seguidas de data e página (quando for o caso). Ex: (LIMA, 2015, p.10) e b) nas referências devem aparecer da seguinte maneira:

LIMA, P.G. Fundamentos da educação: recortes e discussões. 1.ed. Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2015.

- quando a publicação tiver link de referência – as mesmas devem vir acompanhadas de Disponível em... Acesso em... Ex:

BOTLER, A.H. Justiça e democracia na escola: a arte de justificar práticas. ETD- Educação Temática Digital (Campinas/SP), v.20 n.2 p. 305-324 abr./jun. 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/download/8650401/17898 . Acesso em: 28 ago.2018.

d) Notificação de aceitação de trabalhos

- A notificação do aceite dos trabalhos ocorrerá por e-mail e publicada a lista no site do evento até as respectivas datas de fechamento de lotes:

Receberemos inscrições no evento COM apresentação de trabalhos em 3 etapas ou lotes 

- De 02/10/2020 - 10/12/2020 [1ª Lista de Trabalhos aprovados em 22/12/2020]

De 11/12/2020 - 10/03/2021 [2ª Lista deTrabalhos aprovados em 25/03/2021]

- De 11/03/2021 - 15/05/2021 [3ª Lista deTrabalhos aprovados em 17/05/2021]

  1. e) Critérios de avaliação do Comitê Científico:

- Clareza na formulação da problemática e no desenvolvimento;

- Relevância da contribuição à política, à gestão, e à construção conhecimentos na e para a educação conforme os eixos do evento;

- Consistência e rigor no tratamento teórico e metodológico.

- Correção na linguagem do texto e nas citações e referências.

- Cumprimento das condições de submissão e das normas de formatação.

  1. Certificados
  2. a) Os autores dos  trabalhos apresentados em forma de comunicações orais ou pôsteres terão direito ao certificado.
  3. b) Preferencialmente os arquivos dos certificados serão encaminhados para o autor que fez a submissão do(s) trabalho(s) na plataforma dos Anais dos Colóquios de Políticas e Gestão da Educação, o qual deverá socializar com os demais autores, se for o caso;
  4. c) Uma vez apresentados,  não serão feitas correções nos nomes de autores ou título do trabalho no certificado.
    d) Os certificados serão disponibilizados online, após a realização do evento.
  5. Publicação dos Trabalhos

Desde que atendam os critérios estabelecidos, os trabalhos aprovados serão publicados nos Anais dos I Colóquios de Politicas e Gestão da Educação da UFSCar-Sorocaba, ISSN: 2674-8630 – no endereço online: https://laplageemrevista.ufscar.br/index.php/cpge

  1. Esclarecimentos

Para eventuais esclarecimentos os interessados deverão encaminhar email para: geplageufscar@gmail.com. Telefone (15) 3229-6012

Tel. (15) 99102-8974 ou 99697-5033

Idiomas

Os textos submetidos ao evento poderão ser apresentados nas seguintes línguas:

  1. a) Português;
  2. b) Inglês;
  3. c) Espanhol.

Inscrições

 

                                                                                                  Caso não consiga fazer a inscrição clique aqui

 

Todos os trabalhos a serem submetidos devem estar alocados em um dos 10 eixos a seguir:

EIXOS TEMÁTICOS

Os Colóquios de Políticas e Gestão da Educação estão organizados em EIXOS TEMÁTICOS (CLICK AQUI) que expressam as discussões centrais das pesquisas em profundidade produzidas em instituições universitárias, espaços escolares e não-escolares, os quais são:

 

EIXO 1 - A EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA E DESAFIOS DA ATUALIDADE

Estudos sobre os desafios centrais da educação básica brasileira em um contexto de mudanças políticas, sociais e econômicas e os desenhos curriculares para a escola na atualidade.

EIXO 2 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Discussões de ordem política e pedagógica sobre a alfabetização de estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental. Os desafios e debates sobre o conceito, base epistemológica e pedagógica do letramento no processo ensino-aprendizagem.

EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN

Agenda das políticas educacionais para a educação na centralidade do modo de produção e/versus a força de trabalho. A gestão da educação  e da escola na conformação de tipologia de sociedade delineada e a avaliação e suas variantes entre controle e monitoramento dos resultados educacionais.

EIXO 4 - EDUCAÇÃO BRASILEIRA: RECORTES HISTÓRICOS

Estudos dos condicionantes sociais, políticos, econômicos e culturais da/na história da educação brasileira e a dialogia ou não com as dimensões da escola no escopo de acesso, sucesso e permanência.

EIXO 5 -  EDUCAÇÃO SUPERIOR

Compreende dimensões articuladas da educação superior com políticas supranacionais, nacionais e subnacionais no âmbito dos seguintes pontos: a) política, gestão e avaliação da educação superior, b) práticas pedagógicas; c) formação e desenvolvimento profissional; d) redes de pesquisa e colaboração; e) o estudante universitário em contextos emergentes e f) internacionalização e geopolítica do conhecimento.

EIXO 6 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Acolhimento de trabalhos oriundos de pesquisas no contexto formal e não formal sobre a Educação de Jovens e Adultos, na centralidade de: a) estado da arte e/ou do conhecimento sobre EJA; b) fundamentos teórico-metodológicos; c) formação de professores, d) políticas educacionais; e) processos e práticas educativas; f) desempenho do estudante de EJA; g) Acesso, permanência, sucesso e evasão escolar; h) dimensões do trabalho e cultura na EJA; i) a EJA e as tecnologias e j) Indicadores de qualidade de EJA no Brasil.

EIXO 7 - EDUCAÇÃO ESPECIAL

Socialização e debates de pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento relacionadas a Educação Especial; os processos de Inclusão na Educação Básica ou Superior e os condicionantes que favorecem ou dificultam a sua viabilização. São temáticas transversais ao eixo: a) os fenômenos de in/exclusão e não-exclusão; b) pessoas com deficiência e educação especial; c) educação e diversidade; d) direitos humanos; e) políticas internacionais e locais para a Educação Especial e inclusiva.

EIXO 8 - TRABALHO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Estudos e pesquisas relacionados ao mundo do trabalho e a educação no âmbito do modo de produção capitalista;  a educação profissional e tecnológica e as demandas dos arranjos sociais, econômicos e culturais em contextos de influências globais e locais e a formação profissional na confluência entre emprego e empregabilidade e a formação de professores para a educação profissional e tecnológica. A educação e as tecnologias nas dimensões de inovação, campo computacional e processos é elemento transversal ao eixo.

EIXO 9 - EDUCAÇÃO INFANTIL

Discussão de pesquisas, relatos de experiências e reflexões sobre as políticas para a Educação Infantil (0 a 5 anos de idade), os  direitos de aprendizagem, os campos de experiências e eixos estruturais. Análise de processos de oferta, demanda e judicialização da Educação Infantil, além da especificidade da formação de professores e os desafios diários do trabalho pedagógico para essa etapa da educação.

EIXO 10 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Políticas de formação do inicial e continuada de professores no contexto atual: diretrizes e propostas oficiais, pontos de inflexões e desafios. Análise de pesquisas concluídas e em andamento e relatos de experiências acerca de continuidades e rupturas das práticas pedagógicas dos professores no exercício da profissão. Debate de pesquisas sobre o estado da arte e/ou do conhecimento sobre a área e em torno da superação da dicotomia entre o saber e o fazer; a teoria e a prática; a educação e o ensino. Relações entre pesquisas da e sobre a prática pedagógica: dentre narrativas docentes e pesquisas sobre as condições socioeconômicas dos professores em contextos diversos e adversos.