About the Journal
Foco e Escopo
Os processos participativos e democráticos se consolidam à medida em que sejam discutidos e transformados em objetos em movimento, resguardando-se o princípio da soberania cidadã e sua recorrência como direito que se aperfeiçoa conforme o seu respectivo direito. Como princípio orientador, a cidadania deve ser mobilizada por processos participativos, regulados por lei, como acima destacado, assim, a busca por sua legitimação deve ocorrer por canais que promovam e garantam a consolidação democrática em distintas esferas de responsabilidade. A proposta dos "Colóquios de Política e Gestão da Educação” tem essa característica. Acompanhada da premissa de que a ciência somente se desenvolve com maior profundidade onde as condições humanas e materiais, não são apenas presentes, mas elas mesmas como suporte para o aperfeiçoamento das tecnologias e inovação que, necessariamente devem ser atravessadas por encaminhamentos das políticas educacionais e análise de sua validação ou não.
Processo de Avaliação pelos Pares
- Clareza na formulação da problemática e no desenvolvimento;
- Relevância da contribuição à política, à gestão, e à construção conhecimentos na e para a educação conforme os eixos do evento;
- Consistência e rigor no tratamento teórico e metodológico.
- Correção na linguagem do texto e nas citações e referências.
- Cumprimento das condições de submissão e das normas de formatação.
Periodicidade
O evento é anual.
Política de Acesso Livre
Este evento oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Templates
Os textos para submissão devem observar as normas e serem preparados conforme a modalidade escolhida pelo participante em um dos Templates a seguir:
TEMPLATE - RELATOS DE EXPERIÊNCIA
TEMPLATE - RESUMO EXPANDIDO (POSTER)
Pagamento
Somente serão publicados os trabalhos que efetuarem o pagamento de pelo menos uma inscrição no evento.
Se desejar fazer o pagamento de sua inscrição CLICK AQUI.
IMPORTANTE: Não haverá devolução do valor da inscrição em nenhuma hipótese.
- São condições gerais para submissão de trabalhos:
- a) Cada autor poderá inscrever até 2 (dois) trabalhos (na modalidade que o participante optar: Comunicação Oral, Pôster, Relato de Experiência ou Mesa Temática - Painel), sendo 1 (um) como autor principal e 1 (um) em coautoria. Cada trabalho só pode ter, no máximo, um autor e três coautores.
- b) A critério dos avaliadores poderá ser solicitado algumas alterações dos textos submetidos;
- c) Somente poderão integrar a programação oficial, receber o correspondente Certificado e ter direito à publicação do texto, os trabalhos que preencherem estas condições e que tenham pelo menos uma inscrição paga.
- d) Os trabalhos apresentados e seus respectivos conteúdos são de exclusiva responsabilidade dos autores.
- Normas de formatação dos trabalhos
a) O documento deverá vir em Word, fonte Arial, tamanho 12, espaço 1,5 entrelinhas e justificado no corpo do texto. Para título – Arial Black – vermelho escuro em caixa alta (Tamanho da fonte 12). Para todas os títulos da introdução, seções e subseções também Arial Black – 12, mas somente a primeira letra maiúscula. Se for utilizar citação direta – Arial, tamanho 10 e notas de rodapé: Arial tamanho 9.
2.1 – Normas de formatação de Comunicação Oral e Relatos de Experiência
- a) Os textos poderão ser submetidos e apresentados em português, espanhol ou inglês.
- b) Indicação do tipo de trabalho – se comunicação oral, se pôster – e identificação do respectivo número do eixo (Fonte Arial, tamanho 10 – alinhado à esquerda) em que o trabalho foi submetido (Eixo 1, 2, 3, etc...).
- c) O título do trabalho deve estar em letra maiúscula na fonte Arial Black em caixa, alta tamanho 12, com alinhamento centralizado. Espaço de 6pt. depois.
- d) Os nomes dos autores/autoras (Fonte Arial, Tamanho 10) devem aparecer logo abaixo do título do trabalho, com alinhamento centralizado e acompanhados pela identificação da instituição e demais informações em nota de rodapé.
- e) A submissão das comunicações/relatos requer a apresentação do texto completo, precedido de um Resumo (Arial Black, tamanho 10) de até 150 palavras (Tamanho 10, Arial – espaçamento simples), acompanhado de três palavras-chave, separadas por ponto. Não serão aceitos os trabalhos cujos resumos excederem esse tamanho. O resumo deverá ser apresentado em um único parágrafo, sem notas nem referências bibliográficas.
- f) Para todas os títulos da introdução, seções e subseções também Arial Black – 12, mas somente a primeira letra maiúscula. Se for utilizar citação direta – Arial, tamanho 10 e notas de rodapé: Arial tamanho 9. As páginas deverão estar numeradas na parte superior direita.
- g) O corpo do texto deve estar sem recuos de parágrafos (com exceção das citações diretas). Fonte Arial 11 para o texto e 10 para as citações.
- h) As comunicações orais podem incluir estudos, artigos de cunho exploratório, relatórios de pesquisas e relato de experiências, trabalhos acadêmicos concluídos ou em andamento.
- i) O texto completo, incluídas as referências bibliográficas, quadros e tabelas, deve ter uma extensão de até 12 páginas em espaçamento 1,5.
- j) O texto completo do trabalho deve ser enviado no Template disponibilizado para isso, com as seguintes diretrizes: Papel A4 (29,7cm x 21 cm), margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm. Fontes conforme especificado acima, espaço entrelinhas de 1.5 e alinhamento justificado.
- k) Apresentação da comunicação oral:
- O(a) autor(a) de cada trabalho terá 10 minutos de apresentação e mais 05 minutos para responder aos questionamentos dos participantes;
- Deverá ser rigorosamente observado o horário pré-estabelecido no programa do evento para cada sessão de apresentação;
2.2 - Normas específicas para Resumos expandidos
- a) Estrutura e dimensões: NÃO HAVERÁ NESSA EDIÇÃO A EXPOSIÇÃO DE BANNER IMPRESSO.Os resumos expandidos (Pôsteres) deverão ser oralizados ou em forma de videos gravados e socializados a partir do YOUTUBE. É obrigatória a utilização do logo nos materiais em power point ver como presente nos TEMPLATES.
- b) Conteúdo do pôster.O pôster deve fazer referência ao Evento e mencionar seus autores e suas instituições e constar: a) No espaço especificado à direita deve constar o Eixo em que o trabalho foi submetido (Eixo 1, 2, 3, etc...).; b) Título, nomes do(s) autor(es), instituição (ões) – informações complementares em nota de rodapé; c) Introdução(Apresentando-se a problemática); Materiais e métodos, Discussão dos resultados, Considerações finais e Referências. Utilizar o mínimo de texto e de figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis.
- c) Apresentação do pôster. Os autores são pessoalmente responsáveis pelo envio dos resumos expandidos para geplageufscar@gmail.com por meio do respectivo link do youtube. Mesmo para quem enviou o material, deve estar presente no dia do evento pelo menos 1 (um) dos autores para responder eventuais pontuações dos participantes. A apresentação será feita em Bloco de até 05 trabalhos e depois aberta ao público.
- d) O que deve ser submetido para o Comitê Científico avaliar.O texto do(s) Resumos (Expandidos) deverão ser encaminhados com identificação (nome) e eixo na página de submissão de trabalhos (https://laplageemrevista.ufscar.br/index.php/cpge), depois de ter efetuado o respectivo pagamento da inscrição.
- e) Extensão dos textos.Os textos completos sobre o conteúdo dos resumos expandidos (pôsteres) – incluindo cabeçalho, resumo e palavras-chave, desenvolvimento e referências – devem ter no máximo 5 páginas, digitadas em espaço 1,5. A organização completa do resumo expandido deve conter:
- Resumo: único parágrafo, espaçamento simples, de até 150 palavras e três palavras-chave, separadas por ponto. (Tamanho 10, Arial – espaçamento simples), acompanhado de três palavras-chave, separadas por ponto. Não serão aceitos os trabalhos cujos resumos excederem esse tamanho.
- O texto completo do resumo expandido, formatado no TEMPLATEdeve ser submetido na pagina dos Anais dos Colóquios de Políticas e Gestão da Educação da UFSCar-Sorocaba;
III. O texto completo deve ser observar as seguintes diretrizes: Papel A4 (29,7cm x 21 cm), margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm. Fonte Arial 11, espaço entrelinhas de 1.5 e alinhamento justificado (Corpo do texto) Para título – Arial Black – vermelho escuro em caixa alta (Tamanho da fonte 12). Para todas os títulos da introdução, seções e subseções também Arial Black – 12, mas somente a primeira letra maiúscula. Se for utilizar citação direta – Arial, tamanho 10 e notas de rodapé: Arial tamanho 9. As páginas deverão estar numeradas na parte superior direita.
- Os trabalhos deverão ser apresentados em data, local ou horários programados a ser divulgado no site do evento.
- f) Apresentação de Pôster:
- Cada pôster será exposto por uma hora durante o evento, em local determinado pela organização, com a presença obrigatória de pelo menos um dos autores para responder aos questionamentos dos visitantes.
2.3 - Normas específicas para propostas de Painéis (Palestras - Mesas Temáticas)
Painéis caracterizam-se como interlocução e debates sobre determinada temática, no caso desse evento, na área da pesquisa em educação.
Será de responsabilidade do organizador da proposta do Painel o envio do arquivo e a organização da apresentação, conforme um dos eixos listados na programação atentando-se para as seguintes exigências:
- a) o painel deverá estar composto de três resumos expandidos - sob três objetos - com profissionais de instituições diferentes (admitindo-se pelo menos 02 da mesma instituição);
- b) Cada resumo expandido inscrito no painel poderá ter no máximo três autores(as) - neste caso, um deverá ser escolhido para ser o relator da pesquisa de que trata o resumo expandido;
- c) Todos os autores, sem exceção, deverão estar inscritos e efetuar o pagamento da inscrição;
- d) Poderá participar do painel: docentes e pesquisadores(as) de Programas de Pós-Graduação em
Educação e áreas correlatas; estudantes de PPGEs (mestrandos, doutorandos) de instituições públicas ou ´privadas; docentes e profissionais da Educação Tecnológica e da Básica vinculados(as) a grupos e/ou projetos de pesquisa;
SOBRE A SUBMISSÃO DO PAINEL: o painel deverá ser encaminhado para o email: geplageufscar@gmail.com (Exclusivamente);
- e) Identificação: Os painéis deverão seguir as mesmas - conforme templatedisponibilizado - nomeado assim: painel_nomedocoordenador_ufscar com a seguinte apresentação:
- nome do coordenador do painel, filiação instituicional e email;
- nomes dos demais participantes; filiação instituicional e email;
- um resumo geral que caracteriza o painel - seguido de três palavras chaves;
- em seguida, cada resumo expandido em formato de artigo, com resumo simples (até 150 palavras), seguido de palavras chave (até três) e resumo expandido, composto de: introdução (justificativa, problema de pesquisa e objetivos), metodologia, resultados e discussão, considerações finais e referências, estruturado em no máximo 12 páginas (ou menos) não podendo ultrapassar 36 páginas, incluindo as referências.
Serão aprovados até 10 painéis temáticos (se observará o calendário do evento para a ublicação dos resultados). Em se atingindo o universo de 10 painéis - não serão aceitas mais submissões.
- Sobre a avaliação dos Trabalhos
- a) Serão objetos de avaliação: a) qualidade dos trabalhos e a estrita observância das condições de submissão, normas de formatação e prazos. O parecer do Comitê Científico tem caráter conclusivo, não cabendo reconsideração.
- b) Os trabalhos devem ser revisados ortográfica e gramatical mente e atender às normas da ABNT. Não serão aceitos trabalhos incompletos ou que já tenham sido apresentados em outros eventos ou publicados em periódicos, livros ou anais de eventos
- c) Sobre as normas da ABNT – a) as citações indiretas devem vir entre parênteses em caixa alta, seguidas de data e página (quando for o caso). Ex: (LIMA, 2015, p.10) e b) nas referências devem aparecer da seguinte maneira:
LIMA, P.G. Fundamentos da educação: recortes e discussões. 1.ed. Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2015.
- quando a publicação tiver link de referência – as mesmas devem vir acompanhadas de Disponível em... Acesso em... Ex:
BOTLER, A.H. Justiça e democracia na escola: a arte de justificar práticas. ETD- Educação Temática Digital (Campinas/SP), v.20 n.2 p. 305-324 abr./jun. 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/download/8650401/17898 . Acesso em: 28 ago.2018.
d) Notificação de aceitação de trabalhos
- A notificação do aceite dos trabalhos ocorrerá por e-mail e publicada a lista no site do evento até as respectivas datas de fechamento de lotes:
Receberemos inscrições no evento COM apresentação de trabalhos em 3 etapas ou lotes
- De 02/10/2020 - 10/12/2020 [1ª Lista de Trabalhos aprovados em 22/12/2020]
- De 11/12/2020 - 10/03/2021 [2ª Lista deTrabalhos aprovados em 25/03/2021]
- De 11/03/2021 - 15/05/2021 [3ª Lista deTrabalhos aprovados em 17/05/2021]
- e) Critérios de avaliação do Comitê Científico:
- Clareza na formulação da problemática e no desenvolvimento;
- Relevância da contribuição à política, à gestão, e à construção conhecimentos na e para a educação conforme os eixos do evento;
- Consistência e rigor no tratamento teórico e metodológico.
- Correção na linguagem do texto e nas citações e referências.
- Cumprimento das condições de submissão e das normas de formatação.
- Certificados
- a) Os autores dos trabalhos apresentados em forma de comunicações orais ou pôsteres terão direito ao certificado.
- b) Preferencialmente os arquivos dos certificados serão encaminhados para o autor que fez a submissão do(s) trabalho(s) na plataforma dos Anais dos Colóquios de Políticas e Gestão da Educação, o qual deverá socializar com os demais autores, se for o caso;
- c) Uma vez apresentados, não serão feitas correções nos nomes de autores ou título do trabalho no certificado.
d) Os certificados serão disponibilizados online, após a realização do evento. - Publicação dos Trabalhos
Desde que atendam os critérios estabelecidos, os trabalhos aprovados serão publicados nos Anais dos I Colóquios de Politicas e Gestão da Educação da UFSCar-Sorocaba, ISSN: 2674-8630 – no endereço online: https://laplageemrevista.ufscar.br/index.php/cpge
- Esclarecimentos
Para eventuais esclarecimentos os interessados deverão encaminhar email para: geplageufscar@gmail.com. Telefone (15) 3229-6012
Tel. (15) 99102-8974 ou 99697-5033
Idiomas
Os textos submetidos ao evento poderão ser apresentados nas seguintes línguas:
- a) Português;
- b) Inglês;
- c) Espanhol.
Inscrições
Caso não consiga fazer a inscrição clique aqui
Todos os trabalhos a serem submetidos devem estar alocados em um dos 10 eixos a seguir:
EIXOS TEMÁTICOS
Os Colóquios de Políticas e Gestão da Educação estão organizados em EIXOS TEMÁTICOS (CLICK AQUI) que expressam as discussões centrais das pesquisas em profundidade produzidas em instituições universitárias, espaços escolares e não-escolares, os quais são:
EIXO 1 - A EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA E DESAFIOS DA ATUALIDADE
Estudos sobre os desafios centrais da educação básica brasileira em um contexto de mudanças políticas, sociais e econômicas e os desenhos curriculares para a escola na atualidade.
EIXO 2 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Discussões de ordem política e pedagógica sobre a alfabetização de estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental. Os desafios e debates sobre o conceito, base epistemológica e pedagógica do letramento no processo ensino-aprendizagem.
EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN
Agenda das políticas educacionais para a educação na centralidade do modo de produção e/versus a força de trabalho. A gestão da educação e da escola na conformação de tipologia de sociedade delineada e a avaliação e suas variantes entre controle e monitoramento dos resultados educacionais.
EIXO 4 - EDUCAÇÃO BRASILEIRA: RECORTES HISTÓRICOS
Estudos dos condicionantes sociais, políticos, econômicos e culturais da/na história da educação brasileira e a dialogia ou não com as dimensões da escola no escopo de acesso, sucesso e permanência.
EIXO 5 - EDUCAÇÃO SUPERIOR
Compreende dimensões articuladas da educação superior com políticas supranacionais, nacionais e subnacionais no âmbito dos seguintes pontos: a) política, gestão e avaliação da educação superior, b) práticas pedagógicas; c) formação e desenvolvimento profissional; d) redes de pesquisa e colaboração; e) o estudante universitário em contextos emergentes e f) internacionalização e geopolítica do conhecimento.
EIXO 6 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Acolhimento de trabalhos oriundos de pesquisas no contexto formal e não formal sobre a Educação de Jovens e Adultos, na centralidade de: a) estado da arte e/ou do conhecimento sobre EJA; b) fundamentos teórico-metodológicos; c) formação de professores, d) políticas educacionais; e) processos e práticas educativas; f) desempenho do estudante de EJA; g) Acesso, permanência, sucesso e evasão escolar; h) dimensões do trabalho e cultura na EJA; i) a EJA e as tecnologias e j) Indicadores de qualidade de EJA no Brasil.
EIXO 7 - EDUCAÇÃO ESPECIAL
Socialização e debates de pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento relacionadas a Educação Especial; os processos de Inclusão na Educação Básica ou Superior e os condicionantes que favorecem ou dificultam a sua viabilização. São temáticas transversais ao eixo: a) os fenômenos de in/exclusão e não-exclusão; b) pessoas com deficiência e educação especial; c) educação e diversidade; d) direitos humanos; e) políticas internacionais e locais para a Educação Especial e inclusiva.
EIXO 8 - TRABALHO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Estudos e pesquisas relacionados ao mundo do trabalho e a educação no âmbito do modo de produção capitalista; a educação profissional e tecnológica e as demandas dos arranjos sociais, econômicos e culturais em contextos de influências globais e locais e a formação profissional na confluência entre emprego e empregabilidade e a formação de professores para a educação profissional e tecnológica. A educação e as tecnologias nas dimensões de inovação, campo computacional e processos é elemento transversal ao eixo.
EIXO 9 - EDUCAÇÃO INFANTIL
Discussão de pesquisas, relatos de experiências e reflexões sobre as políticas para a Educação Infantil (0 a 5 anos de idade), os direitos de aprendizagem, os campos de experiências e eixos estruturais. Análise de processos de oferta, demanda e judicialização da Educação Infantil, além da especificidade da formação de professores e os desafios diários do trabalho pedagógico para essa etapa da educação.
EIXO 10 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Políticas de formação do inicial e continuada de professores no contexto atual: diretrizes e propostas oficiais, pontos de inflexões e desafios. Análise de pesquisas concluídas e em andamento e relatos de experiências acerca de continuidades e rupturas das práticas pedagógicas dos professores no exercício da profissão. Debate de pesquisas sobre o estado da arte e/ou do conhecimento sobre a área e em torno da superação da dicotomia entre o saber e o fazer; a teoria e a prática; a educação e o ensino. Relações entre pesquisas da e sobre a prática pedagógica: dentre narrativas docentes e pesquisas sobre as condições socioeconômicas dos professores em contextos diversos e adversos.