DO ESTADO NEOLIBERAL AO ESTADO NEO-SOCIAL
PROBLEMATIZANDO AS NOVAS PRIORIDADES NA GOVERNAÇÃO GLOBAL DA AGENDA EDUCACIONAL
Keywords:
Estado Neoliberal e Neo-social, Educação Crítica e Análise social, Justiça Socioecológica, . Política, práxis e combateAbstract
Este texto sintético dá conta dos eixos principais que alicerçaram a reflexão partilhada na palestra internacional realizada por nós, no dia 25 de maio de 2022. Quer as perplexidades e interrogações quer os posicionamentos e apelos que foram tecidos por essa ocasião pública, só serão compreensíveis atendendo a que vivemos atualmente, por um lado, num contexto de multi-crises extremas e coevas: crise económico-financeira, crise pandémico-sanitária, crise bélico-nuclear, crise de atrocidades por crimes de guerra, crise climático-ecológica, numa listagem que poderia ainda continuar com a enumeração de crises diversas, com foco determinístico, cuja derivação sufixal é usualmente sintetizada em variadíssimos ‘ismos’ (autoritarismo, xenofobismo, racismo, homofobismo, idadismo, etc.); e por outro lado, num enquadramento político de transição entre um Estado Neoliberal e um Estado Neo-social. Face ao exposto sustentámos que, apenas se assentarmos o olhar analítico no que gostaríamos de designar como um ‘neo-realismo científico-social holístico e global’ é que, qualquer prioridade político-socioeducacional nas agendas públicas estatais, e das instâncias intergovernamentais, poderá ser devidamente problematizada e avaliada à luz da complexa ‘gramática do tempo’ corrente.
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