ELEMENTOS PARA A TRAJETÓRIA HISTÓRICA E FILOSÓFICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL
Keywords:
Educação, História da Educação, Educação InfantilAbstract
Não se pode deixar a Educação Infantil nas mãos espontâneas da vida, sendo necessário, compreender o que se precisa ensinar, pois, a educação precisa ter sentido e significado. A forma como as instituições escolares, entre elas as instituições de Educação Infantil se organizam para produzirem estes processos é denominada de currículo. Contudo, será que essa ideia sempre perdurou na Educação Infantil? A partir dessa problematização, objetivam-se, apresentar resultados de estudo, buscando compreender elementos históricos e filosóficos da Educação Infantil a partir de pesquisa bibliográfica e documental. Compreenderam-se que historicamente e filosoficamente, as alterações das concepções de crianças, produziram avanços na Educação Infantil. Contudo, ainda é necessário, assumir o ensino sistematizado na primeira etapa da educação básica, como expressão do direito das crianças pequenas ao seu pleno desenvolvimento, afastando-se do assistencialismo e da preparação para o Ensino Fundamental.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.