O CURRÍCULO E A ESCOLA PÚBLICA
REFLEXÕES SOBRE A DIMENSÃO DA POBREZA
Keywords:
Escola pública, Educação, CurrículoAbstract
O presente estudo se ampara numa reflexão entre o currículo e sua apreensão dentro da escola pública. O objetivo desta reflexão é considerar como os currículos estão estruturados nas escolas, e como são influenciados pelos processos da modernização e da globalização; afetando a todos, especificamente os sujeitos que vivenciam a realidade da escola pública. É reconhecido que a maioria das escolas públicas em nosso país atende classes menos favorecidas, e a divulgação nos meios de comunicação de que a escola não consegue cumprir sua função social, acaba por justificar, ainda mais, a exclusão e a desigualdade, responsabilizando todos os partícipes - alunos, professores e famílias que vivenciam esse cotidiano. A escolha e o propósito de um currículo podem transformar a visão e a ação de todos, para modificar a realidade e a própria função social da escola pública.
References
ARROYO, M. G. Os coletivos empobrecidos repolitizam os currículos. In: Sacristán, J. G. Saberes e incertezas sobre o currículo. Trad.: Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Penso, 2013.
BAUMAN, Z. Vidas desperdiçadas. Trad.: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2005.
BAUMAN, Z.; DONSKIS, L. Cegueira moral: a perda da sensibilidade na modernidade líquida. Rio de Janeiro. Zahar. 2014.
BONAMINO, A. C.; BRANDÃO, Z. Currículo: Tensões e alternativas. São Paulo: Fundação Carlos Chagas - Cadernos de Pesquisa, nº92. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/855/862. Acesso em: 30 jun.2019.
FLECHA, R. A sociologia dialógica das comunidades de aprendizagem. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. Sociologia da educação: análise internacional. Tradução: Cristiana Monteiro. Porto Alegre: Penso, 2013.
LATOUR, B. Ciência em Ação – Como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Editora Unesp, 2000.
LEMES, S. S. O caminho da escola democratizada: pistas e perspectivas para o Currículo. In: Universidade Estadual Paulista [UNESP]; Universidade Virtual do Estado de São Paulo [UNIVESP] (Org.). Gestão das unidades escolares: Organização e Gestão da Escola. Gestão Curricular. São Paulo: Cultura Acadêmica: Unesp, Pró-Reitoria de Graduação, 2019. Livro 4. V.2 (D26). p. 129-142. (Pedagogia, Programa de Formação de Professores em Exercício, para a Educação Infantil, para Séries Iniciais do Ensino Fundamental e para a Gestão da Unidade Escolar. Unesp, Univesp, UAB-Capes, UniCEU).
RODRÍGUEZ, J. B. M. O currículo como espaço de participação: a democracia escolar é possível? In: SACRISTÁN, J. G. Saberes e incertezas sobre o currículo. Trad.: Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Penso, 2013.
SACRISTÁN, J. G. Saberes e incertezas sobre o currículo. Trad.: Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Penso, 2013.
SACRISTÁN, J. G. Educar por Competências: o que há de novo? Trad.: Carlos Henrique Lucas Lima. Ver. Técnica: Selma Garrido Pimenta. Porto Alegre: Artmed, 2011.
SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Trad.: Ernani F. da F. Rosa. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SANTOMÉ, J. T. Currículo, justiça e inclusão. In: Sacristán, J. G. Saberes e incertezas sobre o currículo. Trad.: Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Penso, 2013.