A UNIVERSIDADE E O COMPROMISSO COM A PESQUISA

Authors

Keywords:

Pesquisa, Universidade, Educação

Abstract

Neste ensaio refletimos sobre a universidade e seu compromisso com a ciência e com a pesquisa que tenha como defesa a produção do bem comum e a redução das desigualdades sociais. Recorremos às ideias de pensadores brasileiros sobre a universidade como Darcy Ribeiro e Álvaro Vieira Pinto, pesquisadores identificados com uma perspectiva da descolonização epistêmica tais como Boaventura Sousa-Santos, Aníbal Quijano, Walter Mignolo, Henrique Dussel, Edgardo Lander, dentre outros. Não se tratam de reflexões conclusivas, dada a complexidade do tema.  Têm como objetivo apenas provocar o debate junto à comunidade acadêmica dos pressupostos que subjazem determinadas práticas de pesquisa com vistas ao debate sobre o papel da universidade e da pesquisa como resposta aos problemas do nosso tempo.

Author Biography

Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998/2004). Pós-doutorado pela University of London, King's College. Professora Associada III da Universidade Federal de São João Del Rey. É pesquisadora da área de letramento e alfabetização. Orientadora de mestrado e doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFSJ e da UFPE. Coordena projetos que investigam práticas escolares de alfabetização e letramento em contextos escolares e não escolares, em áreas urbanas e no campo. Pesquisa letramento acadêmico em contextos de internacionalização da universidade. Coordena o GPEALE - Grupo de Pesquisa em Alfabetização e Letramento. Vice-presidente da ABALF 2014-2017. É presidente do Conselho Fiscal da ABALF - Associação Brasileira de Alfabetização - 2018-2020. Membro da editoria científica da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos 2019-2021.

Published

2020-05-12

How to Cite

Macedo, M. do S. A. N. (2020). A UNIVERSIDADE E O COMPROMISSO COM A PESQUISA. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.40–47. Retrieved from https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/897