DEMOCRACIA E CIDADES EDUCADORAS
ASCENSÃO E DECLÍNIO
Abstract
Cidades educadoras estão acima da instrução escolar, ou partem delas para uma compreensão de mundo além dos conhecimentos formais? Militam por uma sociedade sem escolas ou buscam uma dimensão maior da escola, mais próximas das relações sociais do que aquelas da racionalidade científica? Neste artigo trataremos destas questões, problematizando esta tendência mundial de um modelo de educação apoiada em questões das generalizações do conhecimento, do mundo da informação e dos tesouros educativos que cada ser único tem dentro de si.
References
ALMEIDA, F. A presença maciça das crianças na escola é, na verdade, um fato recente na história do País. O desafio a ser enfrentado é o da quantidade com qualidade. Cadernos Cenpec, n. 1, v. 1, n. 1, 2006.
BARROS, A. O pioneirismo da Unesco na proposição da Cidade Educadora e a importância estratégica da abertura das escolas nos fins de semana. Cadernos Cenpec. n. 1, v. 1, n. 1, 2006.
CARRAHER, T.N.; CARRAHER, D.W.; SCHLIEMANN, A.D. Na vida dez; na escola zero: os contextos culturais da aprendizagem da matemática. In: Cadernos de Pesquisas, São Paulo (42): 79-86, Agosto 1982.
CARTA das Cidades Educadoras. Declaração de Barcelona (1990). Disponível em: www.carta-cidades-educadoras-barcelona. Acesso em 20 de março de 2019.
CARVALHO, M.C.B. Educadora, protetora, saudável. Uma cidade feita de pertencimento. Cadernos Cenpec, n. 1, v. 1, n. 1, 2006.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez; Brasilia, DF: MEC: UNESCO, 2001.
ESTEVE, J. M. Prefácio. In: GÓMEZ-GRENELL, C. e VILA, I. (Orgs.). A cidade como projeto educativo. Porto Alegre: Artmed, 2003.
FREIRE, P. e BETTO, F. Essa escola chamada vida – depoimentos ao repórter Ricardo Kotscho. São Paulo: Ática, 1987.
FRIEDMAN, M. Capitalismo e liberdade. São Paulo: Abril Cultural, 1984.
GADOTTI, M. Escola cidadã: uma aula sobre a autonomia da escola. São Paulo: Cortez, 1992.
GÓMEZ-GRENELL, C. e VILA, I. Introdução. In: GÓMEZ-GRENELL, C. e VILA, I. Orgs.). A cidade como projeto educativo. Porto Alegre: Artmed, 2003.
ILLICH, I. Sociedade sem escolas. Petropólis: Vozes, 1983.
LULA. Cidade (s). In: KAMEL, Ali. Dicionário Lula: um presidente exposto por suas próprias palavras. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
MAJÓ, J. As mudanças tecnológicas e científicas na sociedade da informação. O papel da educação. In: GÓMEZ-GRENELL, C. e VILA, I. (Orgs.). A cidade como projeto educativo. Porto Alegre: Artmed, 2003.
MARQUES, A.P.; MOREIRA, R. Cidades Educadoras: transferibilidade de boas práticas para os municípios do eixo atlântico. In: Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2009.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.
MORIGI, V. Cidades educadoras. Possibilidades de novas políticas públicas para reinventar a democracia. Porto Alegre: Sulina, 2016.
NOGUEIRA, M.A. Na sociedade urbana do século XXI, estamos mergulhados no paradoxo de vivermos em cidades que não cumprem plenamente suas promessas como cidades. Cadernos Cenpec. 2006, n. 1.
PADILHA, P.R. Município que educa: nova arquitetura da gestão pública. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.
PINTO, F.C. Cidadania, sistema educativo e Cidade Educadora. Lisboa, PT: Instituto Piaget, 2004.
ROCHA, S. Nenhum Plano Municipal de Educação terá a mínima chance de funcionar se ignorar a cidade real onde as pessoas vivem. Cadernos Cenpec. 2006, n. 1.
ROMÃO, J.E. Poder local e educação. São Paulo: Cortez, 1992.
SCHULTZ, T. O capital humano: investimento em educação e pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.
SEIXAS, R. Por ele mesmo. São Paulo: Martin Claret, 2003.
SMITH, A. Livro 5º - a receita do soberano ou do Estado. In: SMITH, A. A riqueza das nações. Volume 2. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
SUBIRATS, J. Educação: responsabilidade social e identidade comunitária. In: GÓMEZ-GRANELL, Carmen e VILA, Ignacio (Orgs.). A cidade como projeto educativo. Porto Alegre: Artmed, 2003.
TEIXEIRA, A. Educação é um direito: dependência essencial da democracia na efetivação dêsse direito; a educação como problema político e sua organização e administração como serviço público especial e autônomo; bases para um plano de organização dos sistemas estaduais de educação. São Paulo: Editora Nacional, 1967.
VINTRÓ, E. Educação, escola, cidade: o projeto educativo da cidade de Barcelona. In: GÓMEZ-GRENELL, Carmen e VILA, Ignacio (Orgs.). A cidade como projeto educativo. Porto Alegre: Artmed, 2003.
WILHEIM, A.M. O plano estratégico de Barcelona educadora. Cadernos Cenpec. 2006, n. 1.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.