A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA NA PERSPECTIVA DO ENGAJAMENTO DE ESTUDANTE

Autores/as

Palabras clave:

Educação superior, Engajamento de estudante, Estudantes cotistas

Resumen

Neste estudo se propõe avaliar a variável engajamento de estudante em suas três frentes: cognitivo, afetivo e comportamental. O objetivo central desta pesquisa consiste em realizar estudos acerca do engajamento de estudante no Instituto Federal de Brasília (IFB), Campus Taguatinga. A metodologia utilizada nesta pesquisa possui uma abordagem dual que abrange tanto a análise qualitativa quanto a análise quantitativa. O Campus Taguatinga foi escolhido como ponto focal em razão de possuir as três modalidades de curso de graduação: bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Além disso, dentre os Campus do IFB, este Campus é o que tem o maior número de cursos de graduação. Para além destes fatores, também foi elaborado um acervo de documentação governamental, artigos, dissertações, dentre outros. A partir de evidências nas comparações da vaiável: engajamento de estudante, entre estudantes das modalidades de cursos e entre outras diferenças de perfis, apontar propostas pedagógica que minimizam as diferenças.

Biografía del autor/a

Atair Silva de Sousa

Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).

Archivos adicionales

Publicado

2023-05-26

Cómo citar

Sousa , . . A. S. de . (2023). A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA NA PERSPECTIVA DO ENGAJAMENTO DE ESTUDANTE . Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.256–268. Recuperado a partir de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1087

Número

Sección

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 5 - EDUCAÇÃO SUPERIOR