GERENCIALISMO, AVALIAÇÕES EXTERNAS E BONIFICAÇÕES POR RESULTADOS: O TRIPÉ DA EDUCAÇÃO ALAGOANA

Autores/as

Palabras clave:

Novo Gerencialismo, Avaliações Externas, Bonificação por Resultados.

Resumen

As avaliações externas têm ganhado centralidade na qualificação das políticas educacionais implementadas no estado de Alagoas, nos últimos anos. Tais políticas têm estimulado a competitividade, a busca por eficiência e eficácia nos sistemas públicos de ensino, através do estabelecimento de escores que deverão ser alcançados por escolas e municípios a fim de obter melhores performances e angariar bonificações, a partir dos resultados positivos apresentados nos testes. Sendo assim, o objetivo dessa investigação é analisar as influências do novo gerencialismo e o papel das avaliações externas nos mecanismos de bonificação por resultados na educação alagoana. Para isso, utilizaremos a pesquisa bibliográfica e documental, de cunho qualitativo. Destarte, os resultados preliminares apontam que em Alagoas, há a criação de um aparato jurídico e contábil de transferência de recursos financeiros, bonificações e premiações atrelados à resultados de desempenhos que comprometem uma educação com qualidade social.

Biografía del autor/a

Cristina Maria da Silva Torquato, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus II, Santana do Ipanema, AL, Brasil. Bolsista PIBIC/FAPEAL.

Vitória Gomes da Silva, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus II, Santana do Ipanema, AL, Brasil. Bolsista PIBIC/FAPEAL.

Érica Dias Lima, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus II, Santana do Ipanema, AL, Brasil. Bolsista Voluntária PIBIC.

Karla de Oliveira Santos, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Doutora em Educação (PPGE/UFAL). Professora Adjunta da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), AL, Brasil.

Archivos adicionales

Publicado

2024-05-24

Cómo citar

Maria da Silva Torquato, C. ., Gomes da Silva, V. . ., Dias Lima, Érica ., & de Oliveira Santos, K. . (2024). GERENCIALISMO, AVALIAÇÕES EXTERNAS E BONIFICAÇÕES POR RESULTADOS: O TRIPÉ DA EDUCAÇÃO ALAGOANA. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, p.198–207. Recuperado a partir de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1145

Número

Sección

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN