A EDUCAÇÃO ANTES, DURANTE E PÓS-PANDEMIA:

UM OLHAR OLHAR REFLEXIVO DIANTE DA ATUAL CONJUNTURA

Autores/as

Palabras clave:

Educação Básica, O trabalho docente, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC).

Resumen

A realidade educacional brasileira durante décadas vem de uma situação crítica vivenciada por inúmeras razões, necessitando de um olhar minucioso em busca de melhorias no processo educativo. A situação emergencial pandêmica (Covid-19) ocorrida no ano de 2020, necessitou de isolamento físico e distanciamento social prolongando-se até os anos de 2021 e meados de 2022. Diante disso, as escolas encerram suas atividades presenciais e migraram para os ambientes virtuais. Sendo um período difícil de trabalhar mediante ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), imagina-se que práticas metodológicas estejam diferentes mediante as informações e experiências passadas durante o ERE. Constitui-se das seguintes indagações: é possível generalizar a educação básica para um contexto digital? E a profissão docente mediante a essa metamorfose, como adapta-se? O estudo objetiva-se relacionar a educação antes, durante e depois da pandemia, trazendo, assim, uma reflexão crítica no que concerne os ofícios dos docentes.

Biografía del autor/a

Iris Maria dos Santos Farias

Pedagoga e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas.

Maria Aparecida Pereira Viana , Universidade Federal de Alagoas

Pós-Doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da Universidade Federal de Alagoas.

Archivos adicionales

Publicado

2024-05-24

Cómo citar

Maria dos Santos Farias, I. ., & Aparecida Pereira Viana , M. . (2024). A EDUCAÇÃO ANTES, DURANTE E PÓS-PANDEMIA: : UM OLHAR OLHAR REFLEXIVO DIANTE DA ATUAL CONJUNTURA . Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, p.452–463. Recuperado a partir de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1171

Número

Sección

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 10 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.