O RECONHECIMENTO DA CULTURA AFRICANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
OPORTUNIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE INCLUSIVA
Palabras clave:
PIBID, Educação Infantil, Dia da consciência negra.Resumen
O relato evidencia a importância de práticas pedagógicas inclusivas e representativas na educação infantil. Essas práticas foram realizadas no final do ano letivo de 2023 no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Financiado pela Capes, o PIBID contribui na formação de professores, uma vez que favorece parcerias entre a Instituição de Ensino Superior e escolas de educação básica, inserindo ativamente os licenciandos na realidade escolar como maior aproximação às situações de docência. Quatro duplas de discentes bolsistas planejaram e desenvolveram com a supervisão da professora atuante na educação infantil, práticas pedagógicas que contemplaram brincadeiras, culinária, arte e contação de histórias africanas. Cada dupla de discente bolsista proporcionou experiências significativas, como a confecção de máscaras africanas, a realização da receita de um doce, vivencia de brincadeiras e contação da lenda da Abayomi. As práticas pedagógicas promoveram a valorização da cultura africana e afro-brasileira, enriquecendo o aprendizado das crianças e fomentando reflexões sobre diversidade cultural e ancestralidade.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.