O RECONHECIMENTO DA CULTURA AFRICANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

OPORTUNIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE INCLUSIVA

Autores/as

Palabras clave:

PIBID, Educação Infantil, Dia da consciência negra.

Resumen

O relato evidencia a importância de práticas pedagógicas inclusivas e representativas na educação infantil. Essas práticas foram realizadas no final do ano letivo de 2023 no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Financiado pela Capes, o PIBID contribui na formação de professores, uma vez que favorece parcerias entre a Instituição de Ensino Superior e escolas de educação básica, inserindo ativamente os licenciandos na realidade escolar como maior aproximação às situações de docência. Quatro duplas de discentes bolsistas planejaram e desenvolveram com a supervisão da professora atuante na educação infantil, práticas pedagógicas que contemplaram brincadeiras, culinária, arte e contação de histórias africanas. Cada dupla de discente bolsista proporcionou experiências significativas, como a confecção de máscaras africanas, a realização da receita de um doce, vivencia de brincadeiras e contação da lenda da Abayomi. As práticas pedagógicas promoveram a valorização da cultura africana e afro-brasileira, enriquecendo o aprendizado das crianças e fomentando reflexões sobre diversidade cultural e ancestralidade.

Biografía del autor/a

Carla Mendes da Silva , Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora supervisora do Subprojeto Pedagogia-PIBID/UEPG. Professora de Educação Infantil do município de Ponta Grossa – PR.

Kelly Cristina Ducatti da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutora em Educação pela UNICAMP-Campinas-SP. Docente do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Archivos adicionales

Publicado

2024-05-24

Cómo citar

Mendes da Silva , C. ., & Cristina Ducatti da Silva, K. . (2024). O RECONHECIMENTO DA CULTURA AFRICANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: : OPORTUNIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE INCLUSIVA. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, p.565–574. Recuperado a partir de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1190

Número

Sección

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: EIXO 9 - EDUCAÇÃO INFANTIL

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