A EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA DE REPRODUÇÃO E NATURALIZAÇÃO DO AGRONEGÓCIO

UMA ANÁLISE DO INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS-CAMPUS MUZAMBINHO (2008-2018)

Autores/as

Palabras clave:

Hegemonia do Agronegócio. Projeto Capitalista. Educação Profissional.

Resumen

A hegemonia do agronegócio no cenário mundial configura-se como um processo dinâmico, paulatinamente construído e atualizado por uma gama variada de estratégias pautadas em capital político, econômico, cultural e simbólico. O agronegócio, atual estágio da agricultura capitalista na sua forma mais crua e dantesca, para perenizar sua boa imagem de modelo a ser seguido, em todas as esferas da sociedade, visa camuflar todas as contradições e obscuridades da sua marcha voraz, usando de diferentes ferramentas e aparelhos ideológicos. Nesse sentido, o sistema educacional funciona como um dos mecanismos fundamentais para a reprodução e naturalização desse modelo de desenvolvimento. Esse trabalho tem como escopo de análise a proposta educacional ensejada pelo Instituto Federal do Sul de Minas, Campus Muzambinho, buscando investigar sua oferta de cursos da área agropecuária, como um possível mecanismo de disseminação e reprodução dos valores e projetos ligados ao agronegócio, na região do sul de Minas Gerais.

Biografía del autor/a

Warllen Torres Nannini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica

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Publicado

2020-03-22

Cómo citar

Nannini, W. T. (2020). A EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA DE REPRODUÇÃO E NATURALIZAÇÃO DO AGRONEGÓCIO: UMA ANÁLISE DO INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS-CAMPUS MUZAMBINHO (2008-2018). Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.678–689. Recuperado a partir de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/761

Número

Sección

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 8 - TRABALHO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA