FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS A PARTIR DOS SEUS DESAFIOS PRÁTICOS: RELATO DO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE MATERIAIS PARA UMA PLATAFORMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores/as

Palabras clave:

Conselhos Municipais de Educação. Materiais autoformativos. Falas significativas. Diagnóstico da realidade local.

Resumen

O objetivo deste trabalho é apresentar o processo de produção de materiais autoformativos, considerando parte de um exemplar voltado para conselheiros municipais de educação, desenvolvidos em uma Plataforma de Formação Continuada (PLAF), através de uma metodologia que busca considerar a realidade destes profissionais da educação como ponto de partida para produção destes materiais. Nesse sentido, busca-se identificar e considerar profundamente os desafios enfrentados por estes conselheiros no exercício de suas funções.

Citas

BRICK, E. M. Realidade e ensino de ciências. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, 399 p., 2017.

CURY, C. R. J. Conselhos de Educação: fundamentos e funções. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação – RBPAE. v. 22 – n. 1 – p. 1-184 – jan./jul. 2006. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/rbpae/article/viewFile/18721/10944. Acesso em: 4 dez. 2017.

GATTI, B. et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: Editora UNESCO, 2019.

OLIVEIRA, B. R.; SOUZA, W. M.; PERUCCI, L. S. Política de formação de professores nas últimas décadas no Brasil: avanços, desafios, possibilidades e retrocessos. Roteiro, edição especial, p. 47-76, 2018. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/11258/1/ARTIGO_Pol%C3%ADticaForma%C3%A7%C3%A3oProfessores.pdf. Acesso em: 10 dez. 2019.

SILVA, A. F. G. A busca do tema gerador na práxis da educação popular. Curitiba: Editora Gráfica Popular, 2007.

TATAGIBA, L. Conselhos gestores de políticas públicas e democracia participativa: aprofundando o debate. Revista Sociologia Política, v. 25, p. 209-213, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsocp/n25/31122.pdf. Acesso em: 10 dez. 2019.

VALLA, V. V. Procurando compreender a fala das classes populares. In: VALLA, V. V. (org.). Saúde e Educação. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000.

Archivos adicionales

Publicado

2020-03-22

Cómo citar

Garcia, J. O., & Brick, E. M. (2020). FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS A PARTIR DOS SEUS DESAFIOS PRÁTICOS: RELATO DO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE MATERIAIS PARA UMA PLATAFORMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.781–785. Recuperado a partir de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/768

Número

Sección

RESUMOS EXPAN/POSTER: EIXO 8 - TRABALHO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA