CONSTRUINDO A REALIDADE

ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA E.E.T.I. LECITA FONSECA RAMOS

Autores/as

Palabras clave:

Projeto político-pedagógico. Gestão democrática. Educação integral. Escola de tempo integral.

Resumen

O planejamento é um dos atos mais significativos na práxis do profissional de educação, é um momento onde se toma pra si de forma bem significativa a possibilidade da construção de uma realidade desejada. A elaboração do PPP da E.E.T.I Prof.ª Lecita Fonseca Ramos nasceu da inquietação epistemológica, política, ética e social dos próprios docentes, do corpo técnico, do corpo pedagógico (coordenadores de áreas e pedagogo)  e da gestão dessa instituição escolar, que buscaram contemplar a educação integral que visa a formação profissional, intelectual e cidadã do alunado. Durante a elaboração de um PPP muitos entraves podem surgir como falta de condições físicas, autoritarismo, inapetência intelectual ou emocional da equipe responsável pela elaboração. Essa ação de construção intelectual e política é responsabilidade de toda a comunidade acadêmica que precisa agir como sujeito de transformação do processo educativo, inclusive sendo coautores do referido documento.

Biografía del autor/a

Vanessa Lima de Almeida, SEDUC/AM/Manaus

Especialista em Gestão e Direito Educacional pela Faculdade Dom Alberto. Pedagoga pela F.E.C.L.E Don Domênico

Aldenize Pinto de Melo do Nascimento, SEDUC/AM

É mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas - FACED/UFAM, mestranda em Filosofia
PROFILO/UFAM, possui especialização e graduação em Filosofia/UFAM. Com experiência de 15 anos na área de
Educação e Filosofia, ministrou aulas em cursos de graduação (UFAM, UNINASSAU, FBN e UNICEL) e pósgraduação
lato sensu (BIOCURSOS, ESTÁCIO, FBN e UNICEL). Possui experiência como Ouvidora Institucional
(UNINORTE), Coordenadora (UNICEL) e Diretora Acadêmica Interina (UNICEL). Atualmente é Pesquisadora do
GEPEM/FILO/UFAM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia: Metodologia, Didática e Ensino de Filosofia) e
do CEPFCH/UFAM (Centro de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Ciências Humanas), professora na SEDUC/AM
ministrando aulas de Filosofia e Sociologia onde coordena o "Projeto Escola e Vida: dialogando com a realidade"
que tem o objetivo formar jovens pesquisadores.

Arethuza Karla Amorim Cavalcanti, SEDUC/AM

Doutora em Ciência da Educação pela Universidade Nacional Experimental de Los Lianos Occedentales Ezequiel Zamora.

Archivos adicionales

Publicado

2020-03-30

Cómo citar

Almeida, V. L. de, Nascimento, A. P. de M. do, & Cavalcanti, A. K. A. (2020). CONSTRUINDO A REALIDADE: ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA E.E.T.I. LECITA FONSECA RAMOS. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.815–824. Recuperado a partir de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/845

Número

Sección

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: EIXO 1 - A ED. BÁSICA BRASILEIRA E DESAFIOS DA ATUALID.