O CONSELHO MUNICIPAL E A GESTÃO DEMOCRÁTICA
ENTRE CONTEXTOS ADVERSOS E INICIATIVAS EXITOSAS NO MUNICÍPIO DE SALTO DE PIRAPORA/SP
Palabras clave:
Salto de Pirapora-SP, Gestão democrática, Qualidade socialmente referenciada, Conselho Municipal de EducaçãoResumen
Este trabalho tem como objetivo apresentar a pesquisa realizada na cidade, Salto de Pirapora, região Metropolitana de Sorocaba (RMS), sob a abordagem qualitativa. Destaca-se nesta edição três momentos da pesquisa: A caracterização do Município no contexto econômico, social e cultural, quanto a qualidade de equidade de ensino, ensejados no Conselho Municipal de Educação no município. A percepção dos conselheiros do Conselho Municipal de Educação de Salto de Pirapora/SP quanto à concepção de qualidade, gestão democrática e participação. O caminho percorrido compreendeu metodologicamente entrevistas com os representantes do CME de Salto de Pirapora. E por fim, análise sobre a formulação das políticas de educação voltadas ao exercício do Conselho Municipal de Educação, considerando os respectivos sistemas municipais de ensino, as condições de atuações, as representatividades participativas das demandas sociais e institucionais. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir para a ampliação das discussões sobre a gestão no Conselho Municipal de Educação do município de Salto de Pirapora/SP e nos demais municípios.