O CONSELHO MUNICIPAL E A GESTÃO DEMOCRÁTICA
ENTRE CONTEXTOS ADVERSOS E INICIATIVAS EXITOSAS NO MUNICÍPIO DE PILAR DO SUL/SP
Palabras clave:
Pilar do Sul-SP, Qualidade socialmente referenciada, Gestão democrática, Conselho Municipal de EducaçãoResumen
O objetivo desta pesquisa foi analisar os principais mecanismos e estratégias que orientam a gestão democrática do Conselho Municipal de Educação de Pilar do Sul. O desenvolvimento deste estudo foi orientado pela avaliação de processos à luz da abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio da análise documental das atas das reuniões deste conselho gestor, bem como, através de leis e decretos municipais, entrevistas semiestruturadas com membros atuantes no Conselho Municipal de Educação de Pilar do Sul no ano de 2017 e por meio de bibliografias da área. Os resultados apontam que a dimensão de mecanismos e estratégias para a consecução da gestão democrática configura-se ainda num desafio para este colegiado, o qual anseia por maiores estudos com consequente melhor compreensão de sua imprescindível atuação junto ao poder público municipal em prol da população pilarense. Espera-se que este estudo possa contribuir com reflexões aos Conselhos Municipais de Educação, inclusive o estudado, identificando fragilidades, avanços e perspectivas quanto aos movimentos de participação social na qualidade socialmente referenciada da educação.