O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA DO CURRÍCULO

EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ, PARANÁ

Autores/as

Palabras clave:

Currículo, Construção democrática, Educação, Território

Resumen

O artigo objetiva apresentar os processos que compõem uma iniciativa de construção democrática do currículo por uma rede pública municipal de ensino. A pesquisa de natureza qualitativa tem sua abordagem no caso de estudo com foco na rede pública municipal de educação, na cidade de Almirante Tamandaré, Paraná/Brasil. As reflexões pautam-se em uma pesquisa participante associada a uma análise documental baseada em documento da administração municipal. Descrevem-se as etapas implementadas do programa Caravana da Educação envolvendo mais de 519 pessoas de diferentes segmentos da comunidade escolar na reflexão e construção coletiva do currículo, para a rede municipal de ensino, em uma perspectiva de educação integral. A rede pública municipal de ensino enfrenta desafios constantes que exigem planejamento e decisões coletivas para a formação de cidadãos críticos e participativos. Um currículo construído democraticamente, a exemplo do caso de Almirante Tamandaré, torna-se um instrumento importante no enfrentamento de tal desafio.

Biografía del autor/a

Tatiana Tomal Brondani dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – (UTFPR-Curitiba)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – (UTFPR-Curitiba).

Raquel Eugenio de Souza, UTFPR-Curitiba

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – (UTFPR-Curitiba).

Hilda Alberton de Carvalho, UTFPR-Curitiba

Docente do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – (UTFPR-Curitiba).

Citas

ARRUDA, F.; GOULART, B. Prêmio Territórios Educativos: Iluminando experiências na educação que ativam territórios por meio da cultura. In: AMARAL,L.; ROCHA, C. (organizadores). Patrimônios possíveis: arte, rede e narrativas da memória em contexto iberoamericano. Goiânia: Gráfica UFG, 2017. Disponível em: https://patrimonios-possiveis.medialab.ufg.br/03_felipe_arruda.html. Acesso em: 30 nov. 2019.
BOGATSCHOV, D. N.; FERREIRA, G. M.; GODOY, G. A. V.; VOLSI, M. E. F.; MOREIRA, J. A. S. A escola como núcleo da gestão democrática: práticas coletivas na organização da escola a partir das instâncias colegiadas. João Pessoa: UFPB, 2012 Disponível em: www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario9/PDFs/3.55.pdf. Acesso em: 30 nov. 2019.
FRIGOTTO, G.; NEVES, B.M.; BATISTA, E.G.; SANTOS, J.R. O “estado da arte” das pesquisas sobre os IFs no Brasil: a produção discente da pós-graduação – de 2008 a 2014. In: FRIGOTTO, G. (Org). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia Relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro, LPP/UERJ, 2019.
KORNIN, T.; CARMO, J.C.B.; O arranjo institucional de gestão na Região Metropolitana de Curitiba. In: COSTA, M.A.; TSUKUMO, I.T.L. 40 anos de regiões metropolitanas no Brasil / organizadores: Brasília: Ipea, p. 87-108. 2013.
LIBÂNEO, J.C. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 38, n. 1, p. 13-28, Mar. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022012000100002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 nov. 2019.
LÜCK, H. A evolução da gestão educacional a partir de mudança paradigmática. Gestão em Rede, n.3, p.13-18. nov, 1997. Disponível em: http://cedhap.com.br/wp-content/uploads/2013/09/ge_GestaoEscolar_02.pdf?inframe=yes&iframe=true. Acesso em: 30 nov. 2019.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008. Disponível em: http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/livros-diversos/a-educacao-para-alem-do-capital-istvan-meszaros.pdf/view. Acesso em: 30 nov. 2019.
OLIVEIRA, D. A. Nova gestão pública e governos democrático-populares: contradições entre a busca da eficiência e a ampliação do direito à educação. Educação & Sociedade, v. 36, n. 132, p. 625-646, jul.-set., 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v36n132/1678-4626-es-36-132-00625.pdf. Acesso em: 30 nov. 2019.
OLIVEIRA, J. F.; MORAES, K. N.; DOURADO, L. F. Organização da educação escolar no Brasil na perspectiva da gestão democrática: sistemas de ensino, órgãos deliberativos e executivos, regime de colaboração, programas, projetos e ações. Módulo da Sala PGE. Programa escola de Gestores da Educação Básica. Goiás: UFG, 2008. Disponível em: http://moodle3.mec.gov.br/ufscar/file.php/1/gestores/politica/pdf/texto2_2.pdf. Acesso em: 30 nov. 2019.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ALMIRANTE TAMANDARÉ – P.M.A.T. Relatório de Memória Programa Caravana da Educação. PMAT: Almirante Tamandaré, 2019.
VEIGA, I.P. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, I. P. (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14. ed. Campinas: Papirus, 2002.

Archivos adicionales

Publicado

2020-05-07

Cómo citar

Santos, T. T. B. dos, Souza, R. E. de, & Carvalho, H. A. de. (2020). O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA DO CURRÍCULO: EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ, PARANÁ. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.472–483. Recuperado a partir de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/879

Número

Sección

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 1 - A ED. BÁSICA BRASILEIRA E DESAFIOS DA ATUALIDADE