O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA DO CURRÍCULO
EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ, PARANÁ
Palabras clave:
Currículo, Construção democrática, Educação, TerritórioResumen
O artigo objetiva apresentar os processos que compõem uma iniciativa de construção democrática do currículo por uma rede pública municipal de ensino. A pesquisa de natureza qualitativa tem sua abordagem no caso de estudo com foco na rede pública municipal de educação, na cidade de Almirante Tamandaré, Paraná/Brasil. As reflexões pautam-se em uma pesquisa participante associada a uma análise documental baseada em documento da administração municipal. Descrevem-se as etapas implementadas do programa Caravana da Educação envolvendo mais de 519 pessoas de diferentes segmentos da comunidade escolar na reflexão e construção coletiva do currículo, para a rede municipal de ensino, em uma perspectiva de educação integral. A rede pública municipal de ensino enfrenta desafios constantes que exigem planejamento e decisões coletivas para a formação de cidadãos críticos e participativos. Um currículo construído democraticamente, a exemplo do caso de Almirante Tamandaré, torna-se um instrumento importante no enfrentamento de tal desafio.
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