AS DISSIDÊNCIAS RESPONSÁVEIS E O COMBATE À POBREZA E À EXCLUSÃO
O PAPEL DA EDUCAÇÃO CRÍTICA NA PROMOÇÃO DA EQUIDADE SOCIAL
Resumen
Este texto sintético sustentou os eixos principais da reflexão desenvolvida na palestra realizada dia 26 de maio de 2021 e, na essencia, será melhor entendido enquanto partilha atual de indagações intrinsecas aos resultados da nossa atividade continuada de investigação científica na área das políticas educacionais, e que aqui se alinharam numa lógica de manifesto acerca da urgência de reequacionar, através da educação, a escolha coletiva de valores para o sentido a dar ao rumo da humanidade e do planeta neste novo milénio.
Citas
ALMEIDA, A. F. Desarrollo comunitario y educación. Xàtiva: Diálogos, 2009.
APPLE, M. Educação e poder. Porto: Porto Editora, 2001.
AZEVEDO, J. A Educação de Todos e ao Longo de Toda a Vida e a Regulação Sociocomunitária da Educação, Cadernos de Pedagogia Social, 3, p. 9-34, 2009.
BAPTISTA, I. Pedagogia Social: uma ciência, um saber profissional, uma filosofia de ação, Cadernos de Pedagogia Social, 2, 7-30, 2008.
BARROS, R. & CHOTI, D. (Org.). Abrindo caminhos para uma educação transformadora - ensaios em educação social, filosofia aplicada e novas tecnologias. Lisboa: Chiado Editora, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.1/14094. Accesso: 20 Jan.2021.
BARROS, R. As políticas educativas para o sector da educação de adultos em Portugal: As Novas Instituições e Processos Educativos Emergentes entre 1996-2006. Lisboa: Chiado Editora, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.1/14091. Accesso: 20 Jan.2021.
BARROS, R. Desafios Epistemológicos e Metodologia de Intervenção da Pedagogia-Educação Social – Reflexões numa zona de fronteira, Revista Saber & Educar, Número Temático: Desafios contemporâneos da Educação Social na América Latina e na Europa: diálogos entre prática e teoria, 22, 44-53, 2017. Disponível em: http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/252; Accesso: 20 Jan.2021.
BARROS, R. Educar para a emancipação social – notas sobre o conservadorismo e a praxis conscientizadora. In Maria João de Carvalho; Armando Loureiro; Carlos Alberto Ferreira (Orgs) Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - As Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar. Vila Real: UTAD-Universidade de Trás-os-Montes e Douro, 2014, p. 2805-2822. Disponível em: http://www.spce.org.pt/assets/files/Actas%20do%20XII%20Congresso%20SPCE%20-%20Vila%20Real%202014.pdf. Accesso: 20 Jan.2021.
BARROS, R. From Lifelong Education to Lifelong Learning: Discussion of some effects of today’s neoliberal policies. RELA - European Journal for Research on the Education and Learning of Adults, Vol. 3, No.2, p. 119-134, 2012b. Disponível em: http://www.rela.ep.liu.se/article.asp?DOI=10.3384/rela.2000-7426.rela0071. Accesso: 20 Jan.2021.
BARROS, R. Refletir com (im)pertinência intervir com ousadia: por uma educação transformadora. In Noêmia de Carvalho Garrido, Odair Marques da Silva, Paulo Gomes Lima, e Francisco Evangelista (Eds.). A educação de jovens e adultos para além dos muros da escola: perspetiva da educação social (p. 253-276). Brasil: Editora Expressão & Arte, 2016.
BARROS, R. Subsídios breves para o debate de princípios e valores na formação política do(a) educador(a) social. Lisboa: Chiado Editora, 2012a. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.1/14098. Accesso: 20 Jan.2021.
BARROS, R. The Role of Transnational Bodies in Lifelong Learning and the Politics of Measurement - The promise and pitfalls of outcomes-based assessment into Recognition of Prior Learning System in Portugal. In Fergal Finnegan, & Bernie Grummell (Eds), Power and possibility: adult education in a diverse and complex world (pp. 53-63). Leiden/Boston: Brill-Sense Publishers, 2020. Disponível em: https://brill.com/view/title/56049. Accesso: 20 Jan.2021.
BARROS, R.; LIMA, P. G. & AZEVEDO, M. (Org.). Rumos da educação e formação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil - um balanço comparado de políticas e práticas. Natal: Editoria IFRN-Brasil, 2020. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1835. Accesso: 20 Jan.2021.
CARIDE GÓMEZ, J. A. Los derechos humanos en las políticas educativas. In José António Caride Gómez (Coord.). Los derechos humanos en la educación y la cultura – del discuso a las prácticas educativas. Argentina: HomoSapiens Ediciones, 2009, p. 27-72.
FREIRE, P. & MACEDO, D. Alfabetização – leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
FREIRE, P. Política e educação. São Paulo: Cortez Editora, 1997.
HAYEK, F. Desemprego e política monetária. Brasil: Instituto Ludwig von Mises, 2011.
KEYNES, J. M. Teoria geral do emprego, do juro e da moeda. Brasil: Editora Saraiva (Edição Digital), 1ª Edição 1939.
LABORINHO LÚCIO, A. Desenvolvimento, educação e direitos humanos. Revista Portuguesa de Educação, 2013, 26(2), p. 225-243, 2013.
MARQUES, C. D. & EVANGELISTA, F. Pedagogia Social: fundamentos filosóficos, pedagógicos e políticos para a prática do educador social libertador. In Noêmia C. Garrido, Odair M. Silva, Izalto J. C. Matos e Gabriel L. Santiago (Orgs.). Desafios e perspectivas da educação social – um mosaico em construção. São Paulo: Expressão & Arte Editora, 2010, p. 5-6.
WALLERSTEIN, I. Utopística ou as decisões históricas do século vinte e um. Brasil: Editora Vozes, 2004.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.