ENSINO DE HISTÓRIA EM CURRÍCULOS OFICIAIS
O LUGAR DA DIVERSIDADE EM DOCUMENTOS FEDERAL E ESTADUAL
Palavras-chave:
Política de currículo, Ensino de história, DiversidadeResumo
O presente trabalho é resultado inicial de pesquisa objetiva trazer contribuições sobre o debate da implementação da política pública de novos currículos para o ensino de história. O estudo baseia-se em uma análise dos textos de dois documentos oficiais, a saber: Base Nacional Comum Curricular – BNCC e Currículo Paulista. Em especial, com recorte no componente curricular história focando no texto referente ao sexto ano do ensino Fundamental. A leitura desses documentos analisa o lugar e os sentidos atribuídos ao significante diversidade no tocante das relações étnico-raciais. O estudo é de viés qualitativo e de caráter documental e bibliográfico. As considerações parciais apontam que tais currículos tentam fixar sentidos híbridos para o significante diversidade, silenciando e ocultando sentidos de debates e lutas históricas, ao hibridizar seus usos, de maneira que podemos compreender a escrita de tais textos em uma perspectiva da interculturalidade funcional, que indica a despolitização do processo educativo.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.