POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA REGIÃO SUL:

DIRETRIZES ATUAIS E PROBLEMATIZAÇÕES

Autores

  • Daniele Xavier Ferreira Giordano UFSCar-Campus Sorocaba
  • Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro (UEMG/UFSCar)

Resumo

A pesquisa referente às Políticas de formação de professores na Região Sul é parte de uma investigação conjunta a respeito da formação de professores no Brasil, que o GEPLAGE – Grupo de Pesquisas, Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, cadastrado junto ao CNPq e vinculado à UFSCar - Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba, realiza. O objetivo é averiguar as discussões em torno da temática e compreender os impactos na área da educação. Como metodologia, definiu-se a abordagem qualitativa, com o estudo do Estado do Conhecimento em publicações nas plataformas: BDTD – Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Scielo - Scientific Eletronic Library Online e Periódicos da Capes, num lapso temporal de 2020-2025. Foram incluídas as que dialogavam com a pesquisa, as discussões apresentadas e as problematizações sobre a temática. Como resultado, espera-se apresentar análises sobre as políticas de formação de professores na Região Sul, evidenciando possibilidades, perspectivas e novas discussões.

Biografias Autor

Daniele Xavier Ferreira Giordano, UFSCar-Campus Sorocaba

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Campus Sorocaba). Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Bacharel em Direito e Licenciada em Pedagogia. Membro atuante do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq.

Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro, (UEMG/UFSCar)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Campus Sorocaba). Docente Efetiva Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar – Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba. Vice Líder do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq.

Ficheiros Adicionais

Publicado

2025-10-09

Como Citar

Xavier Ferreira Giordano, D., & Vicentina de Jesus Ribeiro, E. (2025). POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA REGIÃO SUL: : DIRETRIZES ATUAIS E PROBLEMATIZAÇÕES. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 6(1), p.1–21. Obtido de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1202