POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL:

HISTÓRICO E DIRETRIZES ATUAIS

Autores

  • Camila Vieira Genkawa Silva UFSCar/Sorocaba
  • Thiago de Melo Martins UFSCar-Campus Sorocaba
  • Viviane da Silva Silveira UFSCar-Campus Sorocaba

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar, por meio de pesquisas e revisões de literatura do tipo estado do conhecimento, as políticas de formação de professores na Região Sudeste do Brasil, tendo como recorte temporal o período de 2020 a 2025. Por meio de pesquisa qualitativa, foram mapeadas e analisadas produções acadêmicas em periódicos científicos, teses e dissertações vinculadas a instituições da região. Os resultados evidenciam que a produção acadêmica se concentra majoritariamente nos estados de São Paulo e Minas Gerais, com predominância de discussões sobre os impactos dos programas federais, as tensões decorrentes das diretrizes nacionais (como BNCC e BNC-Formação) e os desafios da formação continuada em contextos diversos. Destacam-se também lacunas relacionadas à formação de professores para modalidades específicas, como Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e Educação Quilombola. O estudo aponta para a necessidade de formulação e implementação de políticas formativas mais contextualizadas, articuladas e socialmente referenciadas.

Biografias Autor

Camila Vieira Genkawa Silva, UFSCar/Sorocaba

Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. Membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq.

Thiago de Melo Martins, UFSCar-Campus Sorocaba

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos- Campus Sorocaba. Membro do GEPLAGE- Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPQ. Professor de Educação Básica na Rede Municipal de Ensino de Sorocaba/SP.

Viviane da Silva Silveira, UFSCar-Campus Sorocaba

Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) Campus Sorocaba/SP, membro do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento e Gestão da Educação. Orientadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba.

Ficheiros Adicionais

Publicado

2025-10-09

Como Citar

Vieira Genkawa Silva, C., de Melo Martins, T., & da Silva Silveira, V. (2025). POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL: : HISTÓRICO E DIRETRIZES ATUAIS. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 6(1), p. 22–36. Obtido de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1203