POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL:

HISTÓRICO E DIRETRIZES ATUAIS

Autores

  • Débora Aparecida Martinho da Silva UFSCar-Campus Sorocaba

Resumo

Este artigo objetiva compreender as políticas de formação de professores na região Centro-Oeste do Brasil, através de seu histórico legal no caminho que leva à vivência das diretrizes atuais vigentes. A região Centro-Oeste do Brasil é composta pelos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, com histórico de um povo em busca de oportunidades, na promessa do crescimento de um novo Brasil próspero. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com levantamento documental da região centro-oeste, de políticas educacionais implementadas num recorte de tempo entre 2020 a 2025. Buscou-se através do estado do conhecimento, levantar informações fidedignas sobre a realidade quanto ao exercício da formação de professores, e constatou-se que na Região Centro – Oeste há escassez de pesquisas em políticas de formação de professores que possam contribuir na resolução de problemas como quantidade de professores disponíveis para a docência e lacunas na formação inicial e continuada.

Biografia Autor

Débora Aparecida Martinho da Silva, UFSCar-Campus Sorocaba

Mestra em Educação pela UFSCar- Campus Sorocaba. Pedagoga Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Especialista em Inclusão Social. Membro do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação. Assistente Técnico Pedagógico da Rede Municipal de Conchal

Ficheiros Adicionais

Publicado

2025-10-09

Como Citar

Aparecida Martinho da Silva, D. (2025). POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL: : HISTÓRICO E DIRETRIZES ATUAIS. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 6(1), p.54–71. Obtido de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1205