A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS: ATENDENDO ÀS DEMANDAS DO SAEB

Autores

  • Vinícius André da Silva Santos UFAL
  • Matheus Vieira da Silva UFAL
  • Givanildo da Silva UFAL

Palavras-chave:

Formação Continuada. Avaliação Externa. SAEB.

Resumo

O presente estudo integra a etapa inicial de uma pesquisa voltada à formação continuada de
professores, com ênfase nas demandas impostas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica
(SAEB). Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa, fundamentada em revisão de
literatura e análise documental. O objetivo deste estudo consiste em analisar as percepções dos
professores diante das formações contidas frente às exigências do SAEB. Os resultados apontaram
que as políticas de avaliações externas ao invés de instalar-se como meio de subsidiar as práticas
docentes acabam regulamentando a atuação de seus profissionais.

Biografia do Autor

Vinícius André da Silva Santos, UFAL

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus A. C. Simões. Pedagogo.
Membro do GAE - Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional.

Matheus Vieira da Silva, UFAL

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus A. C. Simões. Pedagogo -
Bacharelando em Direito pela Universidade Estácio de Sá - Membro do GAE - Grupo de Pesquisa Gestão e
Avaliação Educacional.

Givanildo da Silva, UFAL

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor do Centro de Educação e do
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Integrante do GAE
(Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional).

Arquivos adicionais

Publicado

2025-10-09

Como Citar

Vinícius André da Silva Santos, Matheus Vieira da Silva, & Givanildo da Silva. (2025). A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS: ATENDENDO ÀS DEMANDAS DO SAEB. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 6(1), p.231–235. Recuperado de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1228

Edição

Seção

RESUMOS EXPAN/POSTER: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.