O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SALTO/SP

A CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO E ESTRUTURA EDUCACIONAL

Autores

Palavras-chave:

Educação, Salto/SP, Conselho Municipal de Educação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar os aspectos históricos da formação da cidade de Salto, o sistema de ensino municipal e a atuação do Conselho Municipal de Educação. A pesquisa inicia-se traçando os caminhos históricos do município desde sua origem colonial como um Distrito da cidade vizinha Itu, passando pelo século XIX como uma terra onde se fixaram fábricas de tecidos que influenciaram a imigração de italianos e, posteriormente, na década de 1970, a migração de trabalhadores vindos do Estado do Paraná. Como o número de habitantes elevou-se de forma rápida devido à industrialização, no final do século XX, o município estabeleceu um sistema de ensino próprio em colaboração com o Estado. No ano de 2000, foi criado o Conselho Municipal de Educação. Esta primeira etapa da pesquisa evidencia, além dos aspectos históricos e educacionais do município, a criação do CME de Salto e atuação junto à população de Salto.

Biografias Autor

Ione Barbosa Fonseca, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar Campus Sorocaba

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Campus Sorocaba.

Ivana de Barros, GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação da UFSCar-Sorocaba/SP

Graduada em Serviço Social. Participante do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação da UFSCar-Sorocaba/SP.

Referências

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Ficheiros Adicionais

Publicado

2020-05-05

Como Citar

Fonseca, I. B., & Barros, I. de. (2020). O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SALTO/SP: A CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO E ESTRUTURA EDUCACIONAL. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.751–753. Obtido de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/859

Edição

Secção

RESUMOS EXPAN/POSTER: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN