O CONSELHO MUNICIPAL E A GESTÃO DEMOCRÁTICA

ENTRE CONTEXTOS ADVERSOS E INICIATIVAS EXITOSAS NO MUNICÍPIO DE TAPIRAÍ/SP

Autores

Palavras-chave:

Tapiraí-SP, Qualidade socialmente referenciada, Conselho Municipal de Educação, Gestão democrática

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar as características e desafios que possam direcionar a qualidade socialmente referenciada e a gestão democrática do Conselho Municipal de Educação de Tapiraí. O estudo tem por direcionamento a abordagem qualitativa, na qual se realizou revisão bibliográfica da área, análise documental em leis municipais e a realização de entrevistas semiestruturadas junto a antigos e membros atuais ao Conselho Municipal de Educação de Tapiraí em 2017. Os resultados demonstram as percepções dos conselheiros sobre qualidade, gestão democrática e participação são de certa forma compreendidas, pois requerem maior espaço de atuação e autonomia. Mediante a isso, o Conselho Municipal de Educação de Tapiraí apresenta grande dependência do governo municipal referente ao próprio poder decisório sobre a educação da cidade.

Biografias Autor

Gilsemara Vasques Rodrigues Almenara, UFSCar/Sorocaba

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – (UFSCar-Sorocaba) e Supervisora educacional de Sorocaba/SP.

Thiago de Melo Martins, UFSCar/Sorocaba

Esta pesquisa tem por objetivo analisar as características e desafios que possam direcionar a qualidade socialmente referenciada e a gestão democrática do Conselho Municipal de Educação de Tapiraí. O estudo tem por direcionamento a abordagem qualitativa, na qual se realizou revisão bibliográfica da área, análise documental em leis municipais e a realização de entrevistas semiestruturadas junto a antigos e membros atuais ao Conselho Municipal de Educação de Tapiraí em 2017. Os resultados demonstram as percepções dos conselheiros sobre qualidade, gestão democrática e participação são de certa forma compreendidas, pois requerem maior espaço de atuação e autonomia. Mediante a isso, o Conselho Municipal de Educação de Tapiraí apresenta grande dependência do governo municipal referente ao próprio poder decisório sobre a educação da cidade.

Lincoln Akira Nazario Kayaki, UFSCar/ Sorocaba

Pedagogo pela UFSCar campus Sorocaba/SP, membro do GEPLAGE- Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação.

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de São Carlos -UFSCAR - Campus Sorocaba

Doutor em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara/SP. Pós-Doutor pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Ciências Humanas e Educação [DCHE].

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Ficheiros Adicionais

Publicado

2020-05-06

Como Citar

Almenara, G. V. R., Martins, T. de M., Kayaki, L. A. N., & Lima, P. G. (2020). O CONSELHO MUNICIPAL E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: ENTRE CONTEXTOS ADVERSOS E INICIATIVAS EXITOSAS NO MUNICÍPIO DE TAPIRAÍ/SP. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.318–348. Obtido de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/873