ORGANIZAÇÃO, REPRESENTATIVIDADE E PARTICIPAÇÃO
OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO SUDOESTE GOIANO
Palavras-chave:
Conselhos Municipais de Educação, Organização, Representatividade, ParticipaçãoResumo
Este texto, resultado parcial de pesquisa mais ampla sobre Conselhos Municipais de Educação, apresenta um estudo sobre os Conselhos Municipais de Educação de Goiás, especificamente dos municípios de Jataí, Rio Verde e Santa Helena de Goiás, no sudoeste goiano, analisando os conceitos de organização, representatividade e participação no contexto dos CMEs referidos. Os dados foram coletados junto à legislação dos referidos conselhos, que integram o Polo 1 do sudoeste goiano, e foram sistematizados e analisados sob a perspectiva crítica, levando em conta o que a literatura brasileira apresenta e discute a respeito das bases sobre as quais se assentam os Conselhos. Para a finalidade deste texto, apenas as categorias mencionadas serão discutidas e analisadas. Inicialmente, o texto discute a importância dos Conselhos Municipais de Educação, depois trata das categorias elencadas e dos dados coletados. Autores como Raimann; Santos (2018); Raimann; Baraúna (2019); Lima (2014; 2014); Bordignon (2008) e Teixeira (2004) são destacados no texto. Os dados dão conta de mostrar que, apesar de o processo democrático e participativo ser apontado nos documentos oficiais, tal realidade está longe de ser garantida nos referidos conselhos, sinalizando uma possível realidade em todo o território nacional.