AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA: EXPERIÊNCIA DE UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CEI) COM OS INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL PAULISTANA (IQEIP)
Palavras-chave:
Autoavaliação. Participação. Qualidade. Educação Infantil.Resumo
Esse trabalho pretende comunicar uma síntese do resultado da pesquisa Autoavaliação Institucional Participativa (AIP): experiência de um Centro de Educação Infantil (CEI) com os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana (IQEIP) realizada no segundo semestre de 2020. O estudo investiga o processo de implementação da AIP por meio do uso dos IQEIP em uma instituição de Educação Infantil no município de São Paulo, compreendendo o papel dos gestores nesse processo. Trata-se de uma pesquisa educacional com abordagem qualitativa, conforme propõem Lüdke e André (1986), caracterizada como estudo de caso. Como procedimentos de pesquisa, utilizamos levantamento bibliográfico, análise documental e entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora. A análise dos dados foi realizada segundo a análise de conteúdo proposta por Franco (2012). Em nossos resultados, a pesquisa evidenciou que a AIP pode ser transformadora desde que seja um processo de construção reflexiva com a participação de todos os atores envolvidos, por meio do diálogo, da escuta e da partilha de responsabilidades.
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